28 janeiro 2009

Este ano: 210 milhões de desempregados

Multiplicam-se as declarações de falência de muitas empresas, sucedem-se os anúncios de desemprego em todo o mundo devido à crise capitalista. Eis uma notícia-síntese: "O desemprego aumenta em todo o mundo, impulsionado pelos efeitos nefastos da crise financeira mundial. Segundo as previsões da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, (OCDE) e da Organização Mundial do Trabalho (OMT), até 2010, entre 20 e 25 milhões de pessoas devem ficar desempregadas. Em 2009, o número de desempregados no mundo deve bater o recorde de 210 milhões de pessoas." Confira aqui.
Observação: muitos fenómenos irão doravante suceder-se ou ampliar-se, entre as quais as greves, os levantes e, certamente, os movimentos de xenofobia. Os movimentos fascistas e as histerias belicistas também deverão ser tidas em conta. Mas mais fundamentalmente ainda: qualquer problema na zona A poderá repercutir em N zonas sem que nos apercebamos das relações.

2 comentários:

Anónimo disse...

Vamos aguentar mais outros 500 anos...

Anónimo disse...

Registaram-se hoje aqui na Inglaterra, manifestacoes grevistas dos trabalhadores britanicos de diversas refinarias,contra a contratacao de trabalhadores italianos e portugueses pelos concessionarios dos empreendimentos nessas mesmas refinarias; alegam k o 1o Ministro Gordon Brown prometeu em 2007 trabalhadores britanicos p/ trabalhos britanicos e k tal naoesta a acontecer c/a contratacao de estrangeiros/europeus p/ realizacao de trabalhos k os britanicos tb podem fazer; esta situacao esta a tirar trabalho aos britanicos e a propria declaracao do 1o Ministro contraria os principios de liberdade de circulacao dos trabalhadores dentro da CEE; sao os primeiros sinais de uma bem provavel campanha xenofobica; outro registo foi o Partido Nacionalista k nao perdeu a oportunidade p/ aparecer c/ + visibilidade nos locais de concentracao de trabalhadores;
aguardemos por mais noticias brevemente;
saudacoes
Ze Carlos