Hoje, em conferência de imprensa realizada na cidade da Beira, o gabinete eleitoral de Deviz Simango (candidato independente à presidência do município local) apresentou um vídeo feito num telemóvel de cerca de minuto e meio no qual o delegado político da Renamo, Faque Fararia, surge a dizer que ele e outros dois membros do partido, o general Machava e tenente-coronel Fernando Mbararano (delegado provincial do partido em Sofala), receberam dinheiro do partido Frelimo para inviabilizar a recandidatura do eng. Deviz Simango à presidência do município da cidade. Depois, a estação televisiva STV mostrou o vídeo no seu noticiário das 20 horas, em trabalho de Atanásio Marcos. A STV ouviu telefonicamente o Sr. Fararia, que desmentiu o conteúdo do vídeo, dizendo tratar-se de uma montagem. A seguir, ouviu o secretário-geral da Frelimo, Filipe Paúnde, que se distanciou do problema, dizendo que a Frelimo era por um campanha ordeira. Segundo o jornalista Atanásio Marcos, com quem acabei de falar telefonicamente, é de facto o Sr. Fararia quem surge no vídeo. Finalmente, duas fontes dignas de crédito confirmaram-me que o vídeo foi apresentado na STV.
Comentário: aqui está um perfeito vídeogate, propício a muito debate. Talvez através dele (bem como da tentativa de impedir que o semanário "Zambeze" chegasse aos leitores beirenses) se percebam mais contornos dos fenómenos que têm estado à retaguarda dos constantes ataques de quem sido vítima Deviz Simango.
9 comentários:
Alguem coloca este video no Youtube?!
V.I
Acho ser um caso sério, claro se estivessemos em democracia ou ela a quisemos. A PIC não investiga o filme?
Sempre desconfiei que houvesse mais do que inimizade politica nessa de se acusar a Deviz a torto e direito. Quando se falou por ai de frenamo desconfiei que nao fosse nada superficial. Que houvesse grana involvida nessa historia. Ai esta.
O vídeo foi distribuído aos jornalistas na Beira.
Vou ver se a Celeste MacArtur do DM me aranja.
Isso mesmo. E dê cumprimentos meus à Celeste.
Edson Macuacua tenta negar sobre o vídeo, mas não propõe investigacão. É estranho.
A Frelimo está calada sobre o caso de venda de terreno e a tentativa de impedir que o Zambeze chegasse aos leitores beirenses. Caso para PGR?????
A sabotagem da água em Inhamizua alegadamente pelo filho de Bulha, será algo normal em campanha eleitoral?
A PGR está amarrada, nada fará. Num país verdadeiramente democráticõ a PIC já estraia no terreno para apurar a veracidade dos factos-que convenhamos, são muito graves.
Trata-se de maus membros. O que é que a Renamo vai fazer com este dois? Vai continuar com pessoas que vendem o Partido? Pf comprovem-se as coisas. Parece que a Renamo está cada vez mais infestada.
Enviar um comentário