Vale a pena ler o Boletim sobre o processo político em Moçambique, n.° 7, já disponível. A cidade da Beira tornou-se "o foco do interesse nacional", assinala o boletim. Reparem só nesta passagem atinente à guerra dos fontenários nessa cidade: (...) da inauguração de três fontanários no bairro de Inhamízua, na Beira. De acordo com o diário independente O País, o candidato a Presidente pela Frelimo, Lourenço Bulha foi inaugurar oficialmente os fontanários, mas os líderes comunitários que apoiam Simango organizaram um boicote às cerimónias. Em represália, afirma O País, Bulha deu ordens à empresa de água para remover as torneiras, o que foi feito. Por sua vez, Simango, ainda como actual Presidente Municipal da Beira, telefonou ao chefe da companhia das águas, e as toneiras foram imediatamente recolocadas." Confira aqui o trabalho de uma equipa de correspondentes espalhados pelo país.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
5 comentários:
"Em represália, afirma O País, Bulha deu ordens à empresa de água para remover as torneiras, o que foi feito."
Questão de matriz básica, o ADN dos "abaixo", das "estruturas", dos "donos"...
NÃO MUDARAM NADA, NADA MESMO!
Eu até nem estou admirado, nem pasmado.
É a confirmação.
Esta é a razão porque a Frelimo não pode ganhar na Beira, os interesses do Partidão serão sempre mais importantes que os do Povo.
Como diz o arquitecto e humorista Mário Mabjaia em seus programas de tv - ao ser empurrado de um chapa -, a vida é muito complicada.
Se tal Bulha fez mesmo isto, não merece a confiança de ninguém. Os fontanários não são/eram de sua propriedade, ele não é um executivo, é um cidadão como eu. Como é que ele se mete e é autorizado a destruir coisas públicas, com aval de uma empresa? Ainda por cima para conveniências pessoais? Que empresa de aguas é essa que temos? Está claro que Bulha, como o próprio nome diz, não presta e não serve.
Os vossos comentáriso são interessantes, mas um dado é certo. A Frel... quer ganhar a Beira. o Edson Macuácua é um rapaz sem vergonha de nada. É um tudo sabe, tudo pode e tudo faz para o que quer. Não é por acaso que está a coordnar a máquina na Beira.
Lembrem-se dos homens vindos de Caia, a quando do recenseamento, para se increverem na Beira. Hoje, para votar basta o nome constar na lista e possuir uma identificação com fotografia. AFINAL QUEM SÃO TÉCNICOS DO STAE QUE COMPILAM AS LISTAS? São da confiança do patidão. Quem serão os membros das assembleias de voto? Também da confiança do ....DÃO!
Daviz tem que ter homens fortes(pela beira) como delegandos de lista... Ele mesmo tem ainda em mente o caso de 2003.
Com Frel... e Ed Macuácua, cuidado. Tudo é possível.
Se eu fosse Daviz até distribuia cels com camera a esses 80 e pico delegados e crédito para logo denunciar, os COMUNISTAS - assim Daviz os trata.
CMatusse
Enviar um comentário