13 novembro 2008

As multidões de Daviz Simango (3) (continua)


Prossigo um pouco mais esta série.
Vamos lá então: o eng.° Daviz Simango tem dentro dele algo chamado carisma, uma substância primordial que atraia as pessoas, os beirenses, como o íman atrai a limalha de ferro? É ele um demagogo, um profeta, um herói guerreiro, um mago excepcional, para citar as categorias empregues por aquele sociólogo de quem vos falei no número anterior, Max Weber?
Não. E mais: Simango é, tanto quanto julgo saber, pouco dado a vários coisas, por exemplo àquela gestão especial do corpo, da motricidade, que era apanágio de Samora Machel.
Então, de onde vem o carisma de Simango, numa terra que pertence a uma área de rebeldia histórica sistemática que tem muitos séculos, o vale do Zambeze?

4 comentários:

umBhalane disse...

Atrever-me-ia que vem precisamente dessa nobre área de rebeldia sistemática, que é o Vale do Zambeze.

É um fruto da terra.

Genuíno.

Anónimo disse...

Como os outros beirenses, Simngo e' um inconformado, rendilhado e sao na acc,ao.

Ele comove-se 'a medida dos outros aborigenes. Dai' esse esse reconhecimento que, amiude, vemos transbordar para la' do limiar fronteiric,o beirense.

"O Pai's faz-se na Beira e dela se faz o Pai's." - Uma verdade que se atesta!!!

Anónimo disse...

Por vezes para compreendermos um certo individuo devemos recorrer ao meio em que ele nasceu, cresceu e ou vive. No caso de Daviz Simango, a familia da qual provem, infancia que teve, se atestarmos o livro de Barnabe Nkomo sobre a historia do Simango (Urias), podemos notar que o Simango(Daviz) e produto da propria historia.
Dinis Chembene

Reflectindo disse...

Concordo contigo Dinis Chembene.