13 novembro 2008

Diário de campanha das eleições autárquicas em Moçambique (19)

Prossigo esta série.
1. Como já reportei neste diário, o candidato da Frelimo a edil da Beira, Lourenço Bulha, em obra de engenharia funerária eleitoral, prometeu aos beirenses instalar uma carpintaria para fabrico de caixões de distribuição gratuita. O candidato independente Daviz Simango - triplamente atacado pela Frelimo, pela Renamo e, agora também, pelo PDD - aproveitou o lema da campanha bulhaniana e disse o seguinte num concorrido comício, sábado passado em Chungussura, bairro da Manga, periferia da cidade da Beira: "Eu entendo que os beirenses não estão condenados à morte, por isso, ao invés de dar às populações caixões tal como pretende Lourenço Bulha, prefiro dar mais hospitais para aquela gente que o candidato da Frelimo quer ver nos caixões (...)" (semanário "Savana" desta semana, p. 16).
2. Enquanto isso, fonte bem informada do semanário "Zambeze" disse-me hoje que alguém tentou comprar esta manhã na cidade da Beira todos os exemplares do jornal, aparentemente porque tem inserto um trabalho que refere que Bulha está envolvido num negócio ilegal de terra.
3. O editorial do "Savana" desta semana, já à venda, prevê grande abstenção nas eleições de 19 de Novembro, dada a descrença em que algo de significativo possa mudar. E observa: "Há coisas tão bizarras como o cavalo de batalha em que dirigentes da Frelimo tentam tirar o mérito do actual Presidente do município da Beira, dizendo que todas as realizações feitas naquela cidade desde 2004 foram obra do governo central, dirigido pela Frelimo. Esta é uma afirmação infantilista que pode induzir em erro em que o governo central não tem responsabilidades no desenvolvimento dos municípios, e que sempre que o faz é por uma questão de caridade." E o semanário termina assim o editorial: "De que vale votar? Interrogam-se os que ainda têm algum rastilho de massa cinzenta." (p. 6).

8 comentários:

micas disse...

Mas vamos lá a ver. A democracia permite tamanha impunidade, tamanha ilegalidade?
Comprar todos os jornais para que a verdade não chegue aos eleitores?

O povo não dorme!

É com caixões gratuitos que se compram votos?

Isto só demonstra na minha modesta opinião o como o "povão" anda desesperado. Perdeu-se o bom senso( se alguma vez determinados senhores souberam o que isto quer dizer), perdeu-se acima de tudo a vergonha. Sim, porque isto é uma vergonha!

Se houver justiça, talvez que o senhor dos caixões venha a precisar de um para ele próprio. Para a sua morte política!

Que pena não poder votar. Certamente Daviz teria o meu voto.

Não! O povo já não vai em maroscas. Não! Não dorme

Anónimo disse...

De todos os candidatos, o mais original e mais mentiroso é o Bulha da Beira. Promete caixões, nomes,apoio a gravidas que encontra pela rua e por último jurou com a bíblia na mão que iria cumprir todas as promessas depois de ler uns tantos salmos sobre o amor e Deus. Memóra Curta. O Sr. Bulha esqueceu-se do tempo em que ele e e partido Frelimo perseguiam os relegiosos? Na hora da campanha tudo vale. Lamento que a nossa democracia seja ainda um bebé e os membros do Partido no poder nada fazem para crescermos rapidamente. A linguagem arrogante que usam na caça ao voto, no desprezo que manifestam pelos candidatos de outras cores ( ha pouco a TVM mostrou um candidato da frelimo zombando o da Renamo porque este não tinha nada, era um pobre que nem sequer dinheiro para campanha tinha). Infelizmente pronunciamentos e comportamentos tão contrários a implantação da democracia não serão penalizados nas urnas porque a Frelimo tem toda a máquina do estado por trás, tem dinheiro e poder de manipulação. Por outro lado a Renamo está debilitada, muito por culpa de seus líderes que estão ultrapassados-ficaram a dormir, o país já não é o mesmo de 94, eles deveriam adaptar-se mas não conseguem, chegaram ao limite.Por isso tudo mais algo, acredito que a abstençã irá ultrapassar os 50%. Não há motivação. 80% da população urbana do país sobrevive a custa de expedientes e eles têm a certeza de que nenhum dos candidatos irá melhorar a sua vida, criando condições de emprego, habitação condigna e o mínimo de higienização do meio. TODOS SABEMOS, ESTAMOS SENDO ALDRABADOS.

Anónimo disse...

A nossa democracia ainda é miope. Cá não se votam ideais ou programas, vota-se mentiras, quem mais mente é o melhor e nós cá o "zé povinho" a troco de camisetes, bones e capulanas lá vamos votar, quer dizer agradecer pela oferta. Infelizmente é isso que vai acontecer no dia 19.

Nelson disse...

Me desculpem mas eu e a dona rosalina votaremos sim no dia 19. Pelas nossas consciencias que negam ser compradas por discursos falsos votaremos sim. Por uma Beira sempre melhor votaremos sim. Votaremos nao em promessas vazias, mas em realizacoes. Votaremos em ideias programas que num passado recente ja vimos serem tornados realidade. Votaremos em Deviz Simango.

Reflectindo disse...

""ha pouco a TVM mostrou um candidato da frelimo zombando o da Renamo porque este não tinha nada, era um pobre que nem sequer dinheiro para campanha tinha)""

Muito bem interessante quando se faz num país pobre como Mocambique. Não sei se mesmo nos EUA algum candidato seria capaz de fazer essa barbaridade. Talvez porque lá o pobre sabe que o ´VOTO é o seu maior poder.

Amigos, o nosso dever é informar a cada eleitor que naquele dia de votacão, é o único momento é que ele é igual a Guebuza, Dhlakama, Daviz ou Bulha. É o dia em que ele tem o poder e tem que votar pela consciência reflectindo sobre o que tem acontecido e o que realmente acontecerá nos próximos anos. Acho importante que nós os informados informemos aos outros.

Como sempre, procurarei por iniciativa própria em me empenhar em educacão cívica. Abstencoes só favorecem aos arrogantes, esses que confundem o partido do estado

Anónimo disse...

Refletindo!

Grande parte das pessoas que aparecem nas Campanhas não tem acesso ao Contraditorio!
Maior parte dos que aparecem na TV neim assiste aquilo! só aparecem e muitas vezes a POVO é manipulado COM DEMAGOGIA DOS PSEODO POLITICOS e muitos deles parece que andam com TENTAÇÃO nos Cornos!

@ verdade é que nunca vi tanta OFERTA! OUTROS VÃO PROMETER O POVO QUE O PREÇO DOS PRODUTOS NÃO VAO SUBIR EM DEZEMBRO (NATAL E FIM DE ANO)...

"VOTEM EM MIM...porque em Dezembro vou fazer tudo para manter os preços dos produtos.."

hehehehehehehe

Refletindo!
vamos ver no dia aseguir as eleições se o POVO (nalguns regiões) abrir as pestanas ...

Já agora! quanto tempo a CNE vai ficar para divulgar os resultados, visto ser um sistema eletrónico?







Carlos Magno
______________________
tugga_carlosmagno@live.com
"Ai de quem revelar o "SEGREDO DE ESTADO"!?
Era logo evacuado e aseguir DECAPITADO"

Anónimo disse...

"Votaremos em Deviz Simango"

OU NELSON!!????

E PARA ASSEMBLEIA MUNICIPAL VOTAS?
FRENAMO OU PDD, PIMO....






Carlos Magno
______________________
tugga_carlosmagno@live.com
"Ai de quem revelar o "SEGREDO DE ESTADO"!?
Era logo evacuado e aseguir DECAPITADO"


A VERDADE É CRUEL MAS TEM QUE SER REVELADA.

Reflectindo disse...

Muito obrigado, Carlos Magno, pois me ajudaste muito a recordar-me duma coisa importante. De facto, parece estarmos a remar contra a maré no nosso processo democrático, sobretudo no momento das campanhas eleitorais, nao sendo por acaso que há violência. É bem possível que seja um pouquito de cópia ao sistema de campanhas eleitorais americanas (?). Não sei bem porque pessoalmente nunca estive nos EUA. Quer dizer, parece que ouve-se só e só a candidato a quem desde há muito decidiu votar. Isto para dizer que a possibilidade de eleitores terem acesso ao contraditório é menor, embora eu pense que a campanha porta-a-porta possa lhes facilitar o acesso ao contraditório para uma ponderacão a quem votar. Mas o perigo nisto, é de pelo tamanho das contradicões o eleitor desistir à votacão.

Sou de opinião que a democracia, partidos, eleicões ou seja sistema político deviam fazer parte do curriculo escolar. Isto para comecar.

Enquanto nada acontece porque os políticos querem continuar a enganar o Povo, cada um de nós pode dizer algo a quem não sabe em simples conversa.

Gostei do que li num jornal (espero que nao tenha sido uma atribuicao aos eleitores) que os nampulenses disseram que a exibicão do luxo do candidato, não lhes interessava, mas sim, o seu manifesto eleitoral.

Quanto aos resultados eleitorais, também me interrogo, mas tratando-se de locais, eles nao deviam demorar.