11 agosto 2009

O acordo win-win para Madasgáscar

Como sabemos, foi obtido um acordo político para Madagáscar. O que significa acordo político? Significa que as partes em conflito concordaram em praticar uma paz aceitável durante 15 meses até às próximas eleições presidenciais e legislativas.
Não estou certo de que essa paz vá ser plena quando se discutir in situ a formação do governo de transição, até porque o presidente deposto, Marc Ravalomanan, não regressará tão breve ao país.
Mas o meu ponto não é esse. O meu ponto é que parece termos encontrado em África uma fórmula que permite contornar pressupostos e regras no tocante a eleições e democracia clássica. Os exemplos do Quénia, do Zimbabwe e, agora, de Madagáscar, mostram - apesar das diferenças de cada processo político - que podemos acomodar todos os interesses antagónicos e tentar propiciar às elites em conflito, vencedoras e perdedoras, uma possibilidade de partilha moderadamente conflitual do grande bolo estatal, independentemente das maneiras pelas quais pomos em causa a nobreza dos princípios e (digamos) a alma da democacia (fraude, golpes de Estado, etc.).
É, realmente, a estratégia do win-win.

5 comentários:

xicoxa disse...

Espero que depois das elecoes de outubro, os perdidores n procurem o tal de acordo win win


Ai se a moda pega..............

Viriato Dias disse...

Vamos esperar que este acordo traga resultados satisfatórios para o povo, que na luta entre dois elefantes quem mais sofre é o capim, o povo neste caso vertente. Nestes casos, bem analisado e seguindo as pegadas de outros, o acordo não passa de divisão de benesses entre a classe politica, os vencidos e os vencedores. Pelo tempo em que levou as conversações deixa a entender que tudo estava feito, os interesses já antes tinha sido acordados e acomodado e Maputo serviu de palco para confirmar esta intenção. Contudo, não tiro o mérito ao nosso estadista JC, que soube mais uma vez ser o bombeiro da paz. O que mais me espanta nestes casos é o facto da UA, a SADC, etc mostrar sempre uma apatia quando milhares de pessoas estão a morrer por causa de apetites de alguns políticos. De resto não era para menos, são todos amigos e camaradas.

Um abraço

MAUSSE disse...

Prof Serra,


Desculpe me fugir do tema em debate
m a m de 2 dias que tento entrar no site da stv , jornal o pais e Rm e n consigo ,sabe m dizer o que se passa?


Um abraco


Mausse

UM MACHANGANA NA DIASPORA

Carlos Serra disse...

Portal do "O Pais" inoperacional ha varios dias.

Reflectindo disse...

Mas qual tem sido a regra geral? Em todos os países é quando os perdedores são os governantes. Em Mocambique podemos estar certos que se o partidão perder, (isto é, se a tinta indelével, a táctica Albulquerque e de eleitores fantasmas não funcionar) a favor da oposicão, aí haverá repeticão Quénia, Zimbabwe, Madagáscar. Mas se for o contrário será possível?