Papa Benedito XVI: “A disparidade entre ricos e pobres tornou-se mais evidente, mesmo nas nações economicamente mais desenvolvidas. Trata-se de um problema que se impõe à consciência da humanidade, visto que as condições em que se encontra um grande número de pessoas são tais que ofendem a sua dignidade natural e, consequentemente, comprometem o autêntico e harmónico progresso da comunidade mundial”.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
5 comentários:
Ke dizer dum Papa como este ? Retrógrado, fundamentalista e com o passado duvidoso (leiam o ke já se escreveu sobre a sua ligação na juventude aos nazis - verdadeiro !).
Não me identifico com este tipo de "líder", muito longe dum Joaõ XXIII, esse sim, um Papa.
Caro anonimo,
Procure questionar a ideia e nao a pessoa. Tu nao dizes nada, senao o teu desgosto a pessoa de Ratzinger. Qual e a tua ideia sobre a questao que ele coloca.
Com quem tu te identificas? Com os bajuladores do combate a pobreza absoluta enquanto absolutamente vivem na opulencia? Se coerente. Precisamos ideas que nos leve a transformacoes radicais do que se passa aqui em Mocambique e no mundo.
Meu caro anonimo, me parece seres daqueles comunistas convertidos ao capitalismo Mocambicano
Não me identifico com este tipo de "líder", muito longe dum Joaõ XXIII, esse sim, um Papa.
100% aprovado..
Lisa
Não excluo de forma alguma a trajectória penumbrosa do papa, mas tb não excluo o conteúdo do que ele disse.
Caro(a) Yalira n'gwazi,
Provavelmente não leu bem o ke escrevi - considerei e considero este Papa retrógrado, fundamentalista, etc. pelas ideias ke expõe há muito, pelas posições altamente conservadoras que sempre defendeu, nos vários lugaros ke ocupou.
O seu passado ajuda a confirmar isso e nada mais.
Não fui, não sou nem nunca serei o tal comunista "convertido" ke afirma duma forma displicente e sem sentido. Discuta as ideias, e para isso leia bem o ke ste Papa vem dizendo há muitos anos sobre homosexualismo, liberdade dentro da própria Igreja Católica, sobre a economia, etc.
Não sei se sabe ke esteve altamente envolvido há muitos anos no famoso escândalo do Banco Ambrosinao com ligações (comprovadas) à Mafia italiana e correntes da extrema-direita em Itália.
Leia mais e informe-se bem antes de dizer coisas sem fundamento.
Abraço dum ateu
Enviar um comentário