14 agosto 2009

Presidenciais: três, a conta que Deus fez

O Conselho Constitucional apenas aprovou três candidatos presidenciais: Armando Guebuza (Frelimo), Afonso Dhlakama (Renamo) e Deviz Simango (MDM). Os outros seis foram reprovados devido a várias irregularidades (Rádio Moçambique, noticiário das 18 horas).
Adenda: creio que nos candidatos reprovados vai haver um protesto ruidoso de Raul Domingos (PDD), Yá-Qub Sibindy (PIMO) e Ricardo Viana (UDM).
Adenda 2 às 19:01: sobre a decisão e por gentileza do AF, é-nos possível conhecer o acórdão do CC, datado de hoje, aqui.
Adenda 3 às 21:08: confira o quadro dos nove candidatos logo abaixo (clique com o lado esquerdo do rato sobre a imagem para a ampliar):


Adenda 4 às 21:21: acho pertinente prestar atenção à argumentação constante no voto de vencido de Manuel Frank, pp. 20-28 do acórdão do CC.

9 comentários:

Anónimo disse...

Estimado Serra,

Sugiro que divulgue o site onde as pessoas podem obter directamente o Acórdão do Conselho Constitucional - Acórdão nº 08/CC/09 de 14 de Agosto. Aqui vai o link

http://www.cconstitucional.org.mz/index.php?option=com_content&task=view&id=61&Itemid=1

Um abraço
AF

Viriato Dias disse...

Já era de esperar. Sou a favor do CC. Não basta integrar candidatos em nome da democracia quando não reúnam requisitos necessários para o efeito. Tenho pena dos candidatos reprovados, mas podem, querendo, filiarem-se em outras alternativas, através do programa eleitoral que cada candidatado aprovado apresentar. A propósito, Dr. Serra, os candidatos já tem os planos eleitoral tornados públicos?

Um abraço

Reflectindo disse...

Parabéns para os que viram aprovadas as suas candidaturas;

Obrigado AF por ter nos indicado o Acordão do Conselho Constitucional. Lá está detalhado tudo, mas penso importante discutir alguns dos vícios.

Anónimo disse...

COCORICOOOOOOOOOOOOOO!!!

VAMOS TODOS VOTAR!

MOCAMBIQUE PARA TODOS!


COCORICOOOOOOOOOOOOOO!!!

VAMOS TODOS VOTAR!

MOCAMBIQUE PARA TODOS!


COCORICOOOOOOOOOOOOOO!!!

VAMOS TODOS VOTAR!

MOCAMBIQUE PARA TODOS!


MZ

umBhalane disse...

Quanto basta.

Reflectindo disse...

Caros amigos

Mais uma vez o apelo do AF é importante. Leiam o Acordão, sobretudo nas páginas 5-13. Quem não tiver tempo mas quem goste dos números pode ir para a tabela na página 13.

Abraco

Anónimo disse...

Repare-se na p.9 do Acordão. Guebuza, o favorito, em vez de apresentar 20 mil proponentes apresentou 20665, tendo sido eliminados imediatamente 665. A Tabela na página 13 do Acordão não deixa dúvidas. Dhlakama teve praticamente tantos proponentes inválidos como válidos. Passou à tangente - 246 proponentes acima dos 10 mil exigidos. Guebuza teve mais rejeitados (5102) do que Simango (4347). E ainda dizem que controla máquina burocrática. Imagine-se quando não controlar. É este Presidente que nos governa, hoje, com estas contas mal feitas! Estamos fritos. Um Presidente de comícios, com mais de 30 anos de governação, apresenta um processo pior organizado do que um candidado presidencial que apenas começou a organizar-se há menos de seis meses.

Alvaro Mulhui disse...

Três candidatos aprovados muito bom, primeiro porque irá evitar dispersão de votos, segundo porque o eleitorado terá um raio de alternativas menor o que permitirá observar atentamente o programa de cada candidato.

Otília Gradim disse...

É muito interessante este acórdão… afigura-se-me mais uma decisão politica do que uma decisão de um Conselho Constitucional.
Manuel Henrique Franque é muito claro na sua declaração de voto de vencido e refere o direito que os candidatos têm de ser chamados (através dos seus mandatários) ao processo para suprir as falhas encontradas e só no caso de não serem supridas as falhas no prazo estipulado as candidaturas poderem ser afastadas.
Vejo que muito já se fez desde os anos 80.

Saudações