30 janeiro 2007

PDD: a diagonal-liberal política do país


Se a Frelimo participa em conferências internacionais dos partidos da esquerda (socialistas, comunistas) e a Renamo nas conferências do centro-direita, aparece agora a novidade, a diagonal: Raul Domingos, presidente do Partido para Paz Democracia e Desenvolvimento (PDD), o terceiro partido do país, vai participar na Conferência Internacional dos Partidos Liberais Africanos a realizar-se no Senegal.

5 comentários:

chapa100 disse...

mana esfinge, seria bom perguntar-lhe porque e liberal? que razoes e referencias tem para ser liberal? e como ele define um partido de orirntacao liberal na sociedade mocambicana? e africa que referencias ele tem sobre o afro-liberal? e como um lider que comunga ideias liberais que projecto ele tem para mocambique? como pensa concretiza-las?

Egidio Vaz disse...

É bastante difícil para ele responder à todas essas perguntas, até porque nenhum dos Partidos em moçambique consegueria neste momento explicar-se sobre a sua orientação político-ideológica.
Os partidos políticos moçambicanos orientam-se mais pela disponibilidade de financiamentos bem como pelos laços de amizade. Não admire pois que o PSD e PS sejam amigos da FRELIMO, apesar de ambos serem do centro-um para a esquerda e outro para direita. A Frelimo é também amiga da UDF (Uniteed Democratic Front do Malawi; partido liberal da direita e membro da African Liberal Network e International Liberal Network; também presente em Dakar) bem como do Malawi Congress Party-MCP; também partido Malawiano.
A FRELIMO é também amiga da UNIP (de Kanunda. Portanto, como pode se ver, os laços de amizade e filiação grupal ou em organizações não tem a ver MAIS com a orientação e sim com jogos de Poder.

Carlos Serra disse...

Obrigado pela correcção, Egídio. Enfim, liberais temas..

chapa100 disse...

mano egidio, a coerencia politica nao faz mal a ninguem! por isso temos partidos doentes, exemplo disso hoje muitos sao membros de um partido mais pela disciplina partidaria, do que pela ideologia e ideias politicas. esta coisa de "trepar o pais pelos ramos" (copiando o esm) e quando a desciplina falha, tudo vai a saque.

Egidio Vaz disse...

Claro Chapa, concordo