Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
2 comentários:
É verdade. Já aqui havia escrito que a constituição de muitos países corruptos e ditatoriais, incluindo o Zimbabué do meu ídolo Mugabe, é um autêntico mar de rosas e cozidas por belas frases de ternura, compaixão e humanismo. Quão palavras bonitas! As nossas leis tem o azar de não serem cumpridas em toda a sua plenitude. Mas também não era para menos, os nossos legisladores mal sabem o conceito de LEI, isto para não falar da grande hecatombe na escrita e na fala. Às vezes é melhor não ser deputado numa turma em que a maior parte deles são aspirantes à académicos.
Um abraço
Como eu costumo dizer caro Professor, eu vivo num pais rico!
Aqui há sol, e arvores de fruta que nascem e crescem sem adubo, aqui há história, aqui há costa cheia de marisco, peixe e praias maravilhosas ainda por explorar, aqui há carvão, aqui há tabaco e algodão e açúcar arroz e não há mais comida pq a terra para cultivar está presa na mão de quem quer controlar... aqui ha energia para dar e vender, aqui há uma lista infindável de concessões de minas de pedras preciosas que muitos as andam a esconder, aqui há madeira da melhor do mundo, aqui há ouro, aqui há agua, aqui á petróleo, aqui há de tudo, há tanto que eu cada vez que nos chamam de podres fico com vergonha de dizer que isso é mentira.
Cumprimentos meu caro amigo.
Enviar um comentário