Novo membro do bricolando o social e a análise, Abel Mazuze escreveu, para debate, um texto com o título "A cultura nos discursos políticos dos dirigentes moçambicanos", a conferir aqui.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
2 comentários:
Um abraço fraternal ao Abel, meu amigo e ex. colega de "trincheira" no campo académico. É um assunto importante, sem dúvida.
Um abraço
Bom dia!
Há diferença entre cultura e tradição? Qual é? E que relação se pode estabelecer entre cultura, tradição e pobreza em Africa?
Não sei se se enquadra no assunto aqui em debate, mas estas questões devem-se ao facto de, em alguns momentos parece haver confusão entre o "modus vivendi" dos nossos antepassados, naquela ausência de talheres, pratos, etc., se comiam em gamelas é porque não tinham pratos, se comiam á mão é porque não tinham talheres... e, hoje, somos obrigados a comer á mão, na gamela... como forma de mostrar respeito á nossa cultura/tradição. Entenda-se talheres e gamelas não num campo fechado.
Eu gostaria que houvesse uma discussão conjunta correlação a este assunto.
Obrigado!
Enviar um comentário