21:47: pego no comando do televisor. TVM: novela brasileira; STV: idem; MIRAMAR: idem. Todas diferentes, mas as três mostrando fortes discussões caseiras, tenho a sensação de que se discute muito nas novelas brasileiras. Apenas a TIM dá futebol, mas certamente a seguir dará a novela brasileira. Ou já deu. Um ritual, momentos sagrados, tatuados na cultura moçambicana.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
5 comentários:
até que ponto a televisão e o cinema farão parte da cultura moçambicana?
heheheheh cá em Portugal tb nos queixamos do mesmo...Bisous Lisa
Professor,
Em Fevereiro criou-se um especial na revista da Lusofonia, sobre a Influencia Brasileira nos restantes paises... Seria interessante partilhar aqui no blog:
http://opatifundio.com/site/?cat=614
Tem alguns artigos meus lá também rsrsrs
É interessante como o Professor ilustra os posts com imagens 100% relacionadas!!!
Os governos para evitarem o sarampo da política, recorrem ao cancro do futebol e das novelas, disse o professor José Hermano Saraiva. Penso que quer a TVM, a STV, a TIM e outras (Miramar) devem valorizar o que é nosso. Não sendo canais todos do Estado, creio eu que devia haver uma clásula em que as televisões ficavam obrigadas a dedicar algumas horas, e horas nobres, em programas nacional, educativos e não só.
Um abraço
Creio q as telenovelas sao uma forma de distrair o povo, para q nao pense nos problemas do pais.
Enviar um comentário