Reproduzido da coluna "Longo alcance" de António Marques - presidente do Automóvel & Touring Clube de Moçambique - no "Magazine Independente" desta semana, p. 31. Clique com o lado esquerdo do rato sobre a imagem para a ampliar.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
6 comentários:
Há uma expressão lá na minha terra, Tete, que diz mais ou menos o seguinte "Quando o batuque soa mais alto é porque o mesmo está prestes a furar-se." E vai acontecer com o Sr. Mc Roger, caso este continue a subestimar as pessoas a custa de um empurrão do sistema. A história do país tem, aliás, muitos exemplos disto. Basta regressar ao passado para reler na revista Tempo as declarações que algumas figuras de proa davam no sistema as suas próprias paternidades, eram eles Mabote, Manuel António, Maguni ,etc, uns morreram (...), outras vivem actualmente na desgraça total. Que pena.
Parabens Viriato Dias, aprecio bastante as tuas intervencoes
MC Roger sao daquelas pessoas que por vezes deviam ser banidas de falar em publico! ate em paises estrangeiros, porque ele pode pensar que esta a engradecer a nacao mas oferecer uma ma imagem do pais.
Penso que ele nao percebe nada as questoes de nacionalismo, nacao, identidade nacional, simbolo de massa,enfim o debate sobre a nacao nao se resume a abrir a boca e dizer que somos orgulhosamente mocambicano.
De que orgulho estara ele a tratar, as facilidades que tem como MC Roger. Que direito tem ele para julgar outros mocambicanos a irem viver na Guine Bissau. De que passado estara ele a referir, para poder pensar no presente.
Julgo que nao queria dizer o que disse no debate da STV. Muitas criancas assistiram o debate. Ser orgulhosamente mocambicano se calhar e saber interpelar ideias sem precisar de levantar ou gritar, talvez isso traga sucesso de verdade.
tenho dito
Caro Professor
Neste pais, por vezes as pessoas aparecem na TV a dizer banalidades e sao apadrinhadas.
Sao estes que circulam em diferentes canais televisivos, por vezes as mesmas horas, para falarem sobre as mesmas coisas. Precisamos de Jovens a debater ideias sobre os problemas da juventude, acho que o patrao mocambicano ja nao suficientemernte "JOVEM" pela idade que ostenta
Que Mudanca se pode encontrar desde Rogerio Diniz ao MC Roger do actualidade (Em tempos sempre se acopolou a Joaquim Chissano, lembro de vezes sem conta que o mesmo ostentava fotos com ele, agora mudou de linha, escutem as suas musicas). O musico que se preze de sucesso nao teria dito o que disse diante das cameras.
O seu estilo caracteristico e de nao saber debater ideias civilizadamente, ora vejamos, quando houve troca de palavras com Tabasily, o mesmo recorreu a "NIVEL" de que nivel ele esta a referir. tenho imensas duvidas em encontrar indicadores deste nivel, sua arma secreta
Levem e Convidem mais vezes MC Roger aos debates de ideias, so assim e que ele podera valorizar-se...
Ate mais
Veja mais comentários sobre o assunto em:
http://comunidademocambicana.blogspot.com/2009/07/debate-sobre-juventude-bem-detalhado.html
MC Roger, Azagaia, Venancio Mondlane, Gilberto Mendes, Galiza Matos e Arsénio Henrique não souberam nem sabem dignificar a juventude Moçambicana.
Daqui a pouco digo porque:
(...)
Mabjeca
mabjeca, palavras fortes...esperamos a explicação...
Enviar um comentário