23 julho 2009

Acidentes de viação e ganhometria (1)


Num espaço de tempo muito curto dezenas de pessoas morreram em acidentes de viação no país. Isso provocou e provoca uma enorme comoção e uma enorme quantidade de textos atormentados. Rapidamente surgiram reuniões, decisões, boas vontades decisórias. O chamado conflito homem/animal, tão prezado por certas instâncias, foi temporiamente substituído pelo conflito homem/automobilista perigoso. E, agora, sucedem-se os testes de alcoolmetria, a busca de culpados.
Estou certo de que existe ume enorme boa vontade em evitar mais desastres, em diminuí-los. Isso é muito saudável. Mas creio que estamos, na maior parte dos casos, perante acções-aspirina que não atingem o coração dos problemas.
Prossigo depois, tentando explicar o que é ganhometria (já sabem que amo os neologismos).
(continua)

3 comentários:

Anónimo disse...

Prof.
Só a favor de uma policia de transito profissional e sendo assim seria salutar que NAO DEIXASSEM NINGUEM IMPUNE

Anónimo disse...

Teacher
Ao invez de 1 ano sem carta deveria ser 3 anos e ai as pessoas deveriam ganhar juízo!!!!!!!!

Anónimo disse...

E preciso encontrar as causas "basicas" (root causes) dos acidentes. E nao andarmos a tirar conclusoes apressadas. Encontradas as causas reias, definem-se os medidas correctivas, o que deve ser feito involvendo todas as partes interessadas (incluindo as asscociacoes de transportadores semi-colectivos - de longe os maiores "contribuintes").

Sem isso, nao sao reunioes como a da Beira que vao reverter o sentido do problema.

Alguem ja viu que investigacoes sao feitas em casos de acidentes nas nossas estradas? E sao elaborados relatorios? E estes relatorios sao estudados? E ha um banco de dados com as principais causas?

O que ouvimos sao conclusoes apressadas. Do tipo, encontramos uma garrafa vazia no carro....logo o motorista estava bebado.

I Chire