
Adenda: espero que um dia os nossos pesquisadores decidam estudar em profundidade todos os movimentos do tipo milagreiro/salvacionista surgidos em Moçambique especialmente a partir dos anos 90. E estudar, igualmente, os seus portfólios.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
2 comentários:
Bem disse Karl Marx que a religião é ópio do povo. Muitos compreenderam mal a Samora Machel quando este impediu até certo ponto a proliferação de igrejas. Eu concordei. Concordei e concordaria com a ideia, senão vejamos. Em 15 anos o país tem mais igrejas do que industrias. Em 15 anos o país tem mais crentes do que empreendores. Numa única rua, quer em Maputo ou em outra parte do país, vemos 2 ou mais igrejas concorrentes como se Deus na verdade fosse negócio. Basta que aquele grite Deus e outros amen ai surge mais uma igreja. Depois de ricas os seus mentores tornam-se empresários e deixam a vida pastoral. Para aqueles que vê o nosso país como um terreno fértil para a implementação de igrejas, a eles vai uma pergunta: SERÁ QUE NOS SEUS PAÍSES NÃO HÁ TERRA E GENTE POR PURIFICAR OU CONSTRUIR IGREJAS?
Um abraço
O Apóstolo Tadeu é nascido e criado em Moçambique, licenciado em Engenharia na Africa do Sul, pelo que não é de admirar que um dos seu livros seja "Como fazer Projectos": um próspero "engenheiro financeiro".
Enviar um comentário