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Adenda: lá na minha terra, Tete, não seria uma pedra mas uma tartaruga ou uma galinha...Dá uma boa história à Arune Vali.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
3 comentários:
Se me permite Sr. Professor: a mulher comeu a pedra e, em vez de defecar, pariu-na...! Enfim, aconteceu.
Do ponto de vista sociológico, quiçá, estamos perante um mito. Mas do ponto de vista da "tradição africana" explica-se argumentado em feitiçaria como estando por detrás deste fenómeno. Eu fico com a primeira opção, senão vejamos: nestes casos não há imagens para provar o sucedido, apenas depoimentos de testemunhas! Ou, fazendo um juízo pessoal e suceptível ao erro, a senhora comeu barro e defecou-a, ou então há muito mais que explicar ao marido.
Um abraço
Mas essas conclusoes dos medicos...se faz favor. Nao sei se o sistema digestivo suportaria uma pedra de 300 gramas. A pedra, nao dissolvida em liquido, sairia pelo anus e nao pelo orificio vaginal em forma de urina.
A ciencia positiva mostra-se incapaz de desvendar o misterio dos "anyaluso do Malawi". Penso que ainda precisamos de aprender muito dos "anyaluso" do Malawi....ou la para Angonia onde se diz fabricar-se trovadas...voar na peneira e mil e uma coisas.
Ainda me recordo, em visita a Vitoria Falls, Livingston na Zambia em 1999, de "kalilomba" exibido no museu de Livingston, algo parecido como aquela que "despenhou" ano passado? em Moatize. O guia do museu explicara: "o uso de kalilomba para fazer amor a distancia, na linguagem dele "fazer sex via fax com vizinhas" e comum na Zambia e provoca muitos problemas entre vizinhos. O mais grave e que a lei zambiana nao reconhece essas praticas e os casos se aumentam, as pessoas matam e julgamentos nao julgadons amontoam-se"
Quem vai-nos resolver esses problemas????
Ha quem simplesmente advogaria obscuratismo dos malawianos or zambianos nesses casos. E os nossos?
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