27 julho 2009

Bichamento para combustível

Bichas enormes em certas bombas de combustível da cidade de Maputo, como, por exemplo, na que está ao lado do Hotel Polana, Avenida Julius Nyerere. Confira uma notícia da STV, aqui.
Adenda: para os leitores brasileiros: bicha nada tem a ver com o que estais a pensar, mas com filas de carros ou de pessoas.

1 comentário:

Anónimo disse...

O Ministro foi claríssimo:

(i) na Beira houve atraso na descarga, por problemas ligados ao assoreamento do Porto e ventos fortes; entretanto o navio atracou e está resolvida a falta de produto;

(ii) em Maputo nunca houve rotura de Stocks, nem se prevê que venha a existir até ao fim do ano.

Disse ainda que:

1. O Governo não vai mexer nos preços ao consumidor até ao fim do ano, pelos potenciais reflexos dessa situação nos já significativos efeitos da crise internacional no tecido económico e social interno.

>> Obviamente que a razão é, fundamentalmente, política: uma clara ordem do Partido ao Governo para evitar descontentamento em véspera de importantes eleições! Prova inequívoca do poder do Partido sobre o Governo!

2. Que o Governo propôs aos representantes das gasolineiras um esquema de compensação de preços estando a aguardar resposta ou conraproposta.

> Ao que parece, os "gasolineiros" não satisfeitos com a proposta do Governo, optaram por não apresentar contraproposta e desestabilizarem todo o sistema de abastecimento: uma forma de pressão para que o Governo "suba a parada" nos montantes a financiar.

> Ao publico em geral falta informação para avaliarmos de que lado está a razão: se os montantes que o Governo se propõe subsidiar são justos ou não.

> Exemplo claro da promiscuidade Partido /Governo... e, também, do aproveitamento dos "gasolineiros" para evidenciarem o seu poder: a importância da logística dos combustíveis na estabilidade interna.
__