21 maio 2010

Presidência aberta

Do editorial do semanário "Savana" com data de hoje e com o título em epígrafe: "O que revelam as presidências abertas é um sistema rígido de administração pública, excessivamente centralizado, em que os canais de resolução de problemas pontuais se revelam atrofiados, e os processos de tomada de decisões se tornam ineficientes. Se há governadores provinciais e administradores distritais, que também realizam as suas governações abertas aos seus respectivos níveis, porque é que as pessoas terão que esperar pelo Presidente da República para apresentar questões locais que deveriam ter sido apresentadas aos seus respectivos dirigentes? O efeito desta situação é que os problemas apresentados ao Presidente da República tornam-se esquecidos logo que este e a sua comitiva partem para a próxima etapa da visita."

16 comentários:

Unknown disse...

Se a ideia de conceder os famosos 7 milhoes foi boa, a forma de gestao e concessao dos fundos nao foi a melhor.
Deixar tanto dinheiro mas maos de pessoas nao tecnicamente preparadas so pode dar em problemas.
Os administradores distritais e que estao a pagar a factura. Nunca a figura do Administrador esteve tao vulneravel como nestes ultimos anos! E nao e para menos, visto que eles sao a testa de ferro do Governo junto da populacao.
Que tal deixar esses fundos com a banca? Para livrar o administrador dessas tarefas e deixa-lo apenas com os assuntos de administracao do territorio.

Anónimo disse...

PROF.
So para secundar acho que seria de bom tom criar se um Banco Rural ao estilo do BPD daquela altura acho que iria funcionar
MARIO LITHURI

Anónimo disse...

Coitados dos administradores. Sao presos "por ter cao e por nao ter cao"...

Este deve ser, sem sombra para duvidas, o pior momento para ser Administrador...

IC

Anónimo disse...

Concordo plenamente com os anteriores comentarios. A ideia dos sete milhoes e boa mas como muita coisa neste pais, a sua implementacao e que e um problema. Ja temos instituicoes de micro financas, porque nao entregar esse dinheiro a essas instituicoes? o que se deveria fazer e aplicar juros de ate 5% os quais serviriam para pagar os custos dessa empresas de microfinancas e o estado teria de volta os 7 milhoes para reenvestir. O governo ficaria com a missao de fiscalizar se a taxa de juro que esta sendo aplicada e a que foi acordada, que o valor alocado a determinado distrito foi ou esta sendo usado obrigatoriamente no referido distrito e se os beneficiarios estao a investir naquilo pelo qual lhes foi concedido o emprestimo.

O actual modelo ja provou que nao funciona, nao precisamos de 20 anos para aprender. Os administradores parecem funcionarios do banco. Ao invez de gerirem o territorio, as pessoas e os recursos naturais estao preocupados em quem dar, como dar, como tirar proveitos e como justificar ao Chefao..

Abdul Karim disse...

"...numa situação em que a periferia dita a agenda da governação e exerce uma pressão gentil sobre o centro, este que de forma criativa deve saber interpretar as acções a serem levadas a cabo..."

O problema da criatividade 'e que no processo natural de concepcao de ideias, deve existir espaco, para que a criatividade flua, a criatividade nao 'e um processo de tal forma ordenado e serventil que comeca quando o pr da ordens e para quando o pr quer.

A criatividade tem ser trabalhada, e 'e esta estrutura para criatividade e inovacao que nos nao estamos dispostos a criar, numa de se criarmos perdemos o dominio da situacao, quando no nosso caso, incluindo governo e estado,vamos perder o dominio da situacao exactamente por nao querermos criar a estrutura de suporte para se gerar solucoes criativas e inovadoras para os nossos proprios problemas.

A criatividade e inovacao tammbem nao depende de racas, etnias, religioes ou seja, nao 'e por ser xingondo que se 'e menos criativo , ou por ser mabaniane que se 'e menos inovador ou ainda por ser machangana que se 'e o mais criativo e inovador do mundo.

Obrigado, e faco votos para que esta modesta contribuicao minha valha, muito humildemente, ao pr para que seja usada de modo que ele usufrua de instrumentos que lhe permitam melhorar a performance da sua equipe de trabalho.

Rildo Rafael disse...

caro Prof. Serra concordo plenamente com a citacao acima. acho que teremos de repensar um pouco as presidencias abertas, elas sao importantes no processo de tomadas de decisao mas corremos o risco de produzir fofoqueiros, ou seja, pessoas que apenas tentam atirar pedras ao administradores mas que poderiam canalizar estas preucupacoes a nivel local. Nao quero com isso retirar a importancia desta actividade bastante interessante para a compreensao do pulsar do pais. Se nao poderemos criar administradores absolutos.

Obrigada.

avante presidencia aberta

Rildo Rafael

Linette Olofsson disse...

O problema é que:
O chefe máximo é o todo poderoso...
Se cada chefe ao seu nível desempenhasse o seu papel, não seria necessário as presidencias abertas com tanta frequencia!
Elas custam rios de dinheiro e o País não tem recurssos para tal.

É uma questão de conceito de liderança.
"Habil para liderar, livre para criar"!

A liderança;
começa pelo carácter, identidade e objectivos de cada um.

O coaching- é uma arte
Qualquer arte não existem parametros fixos.

Lider coach...
ele está constamente formando pessoas capazes de Pensar por si mesmas, atingir resultados e transformar constamente o ambiente, antecipando mudanças e encontrando novas formas de fazer resultado.

A ferramenta do líder coach é a pergunta!

a GRANDE mudança no paradigma da liderança acontece quando o líder PARA de dizer os seus LIDERADOS como fazer as coisas e começa a perguntar!
As pergutnas do Líder tem que impacto profundo nos seus liderados, obriga o liderado a pensar, desenvolvendo com isso a sua visão estratégica e sua creatividade.
Ainda estamos muito longe do exercício da liderança moderna, participativa, competitiva!

O problema dos líderes aqui em Africa, travam a creatividades dos liderados e tentam obter o controlo absoluto, prestação de contas...nada podes fazer sem o meu conhecimentos etc etc.

Agindo assim, retira a creatividade dos que detem o poder a outros níveis!
Ponto fundamental do líder coach, é o seu foco de desenvolvimento dos deus liderados.
O líder deve guiar o seu Liderado no caminho do DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL!
Nós temos medo da liderança participativa, de dar o poder à criativade do indivído
Acredito que, o tipo de lidrança que ainda exercemos, ficará um dia para a história!
A lidernaça autoritária ainda permanece e muito enrraizada na nossa sociedade, levará gerações para ultrapssar.
Esta questão, deve estar na agenda do dia da Juventude!
Se as pequenas lidernaças "funcionassem", o líder máximo, só iria colher os louros e fazer visitas de cortesia as populações!

V. Dias disse...

A ideia de que o pai é que manda está na origem de tudo isso. Os administradores que foram instados a serem "pequenos Guebuza" deparam-se com um grave problema: o povo está de olhos abertos. Tudo o que dizem o povo mete na caixa de lixo. Esperam que Guebuza venha para resolver os problemas. Há uma solução para isso, DESCENTRALIZAR O PODE. Caso contrário, vamos ver cabelo branco a sair nos jovens políticos de apenas 30 anos.

Zicomo

Linette Olofsson disse...

Viriato!

Há décadas que falamos da importancia da descentralização!

Temos é que fazer um esforço para descentrazarmos as nossas mentes!
Talvez seja a tarefa da geração da viragem!!!!

V. Dias disse...

...Poder...anda centralizado demais. Lembro-me que fiz parte de uma equipa sectorial para levar avante as reformas na função pública, iniciativa essa que faleceu dois meses depois da sua implementação.

As coisas estão ao avesso. Basta ver que as viagens de Guebuza não sao para colher louros, muito pelo contrário Linette, o homem anda a corrigir erros dos camaradas. Estou com pena, vai sair da Ponta Vermelha bem arrebentado de stress.

Os camaradas é que nem estão aí...

Zicomo

Abdul Karim disse...

O Viriato 'e bem capaz de estar muito certo,

Ontem no allafrica vi a noticia que se pretende mecanizar a agricultura, os agricultores deram as limitacaoes da estrutura legal e financeira, mas o director do governo no fim do encontro, diz que os agricultores nao proposeram solucoes.

Entao como 'e que os agricultores vao mecanizar a agricultura sem dinheiro e sem o quadro legal que viabilize o negocio deles ?

Ao apresentarem estas questoes, nao estao a propor solucoes para mecanizar a agricultura ?

Como o director do governo quer que os agricultores solucionem problemas que o proprio director do governo nega aceitar que sejam da sua competencia ? que solucoes 'e que o director do governo espera dos agricultores ? os agricultores so vao poder aumentar a producao se houverem condicoes, agora querer que eles aumentem a producao e mecanizem o processo sem condicoes 'e uma limitacao do proprio director do governo, nao do agricultor.

ricardo disse...

O MESTRE É SEMPRE RESPONSÁVEL POR SEU MAU COMPORTAMENTO. É DA RESPONSABILIDADE DO ALUNO NÃO SE DEIXAR ATRAIR POR TAIS ATITUDES. QUANDO ISSO ACONTECE, A CULPA É DE AMBOS: DO ALUNO, POR SER EXCESSIVAMENTE OBEDIENTE E DEVOTADO AO PROFESSOR; E DO MESTRE, PORQUE LHE FALTA A NECESSÁRIA INTEGRIDADE PARA FICAR IMUNE ÀQUELE TIPO DE VULNERABILIDADE (Dalai Lama)


Toque de recolher anunciado...

Desde o inicio que - NOS - os lucidos, alertamos que fidelidade politica nao era competencia tecnica.

E a resposta nao se fez esperar, vigorosa e violenta. Fomos acantonados em cargos de fachada, ou pura e simplesmente afastados da vida publica por estarmos "...contra a mudanca...".

Inumeras foram as situacoes que alertavamos para coisas estranhas em politicas socio-economicas, particularmente a revisitacao da re-partidarizacao do Aparelho do Estado, que ainda continua, mas agora com menos enfase e discretamente (empreendedorismo), que teve o seu apogeu nas ultimas eleicoes Gerais de 2009.

Nada que um outro lider, JOAQUIM CHISSANO, nao tivesse feito tambem, mas foi crucificado pelos seus pares por causa do seu pragmatismo e sensatez.

Defendiam que Maputo poderia virar Beijing em cinco anos. Porque la deu certo. Batemos fundo e o resultado esta bem a vista.

Mas os arquitectos da Viragem, no lugar de nos trazerem tecnologia, educacao e pao para todos, trouxeram-nos o Ziqo & Mc Roger...

Modelos inspirados em "Confuncio (sao)".

E nestas situacoes que e o LIDER instado a prestar contas aos seus seguidores e nao, a vermos o lider a perguntar aos seus fieis correlegionarios porque e que foram tao disciplinados ao cumprirem as suas "...orientacoes superiores..."...

Mesmo porque, o Mocambicano, e por natureza, um povo sempre disciplinado.

E ou nao e?!

Abdul Karim disse...

Ricardo,

Ja que citaste o Dalai Lama, entao um dos meus primeiros posts aqui tambem sao duas citacoes muito actuais do Delai Lama e Garry Kasparov , proferidas na India Today 2009 conclave relativo a crise financeira.

" this is a century of dialogue "- Dalai Lama
" faillure of imagination is the gratest threat of all" - Garry Kasparov

Se o pr abrir espaco para o dialogo, espaco pra expor e implementar ideias, fazemos uma mudanca extremamente positiva, e ele ( pr ) so sai a ganhar por ter sido humilde em aceitar conceder espaco necessario, para melhorar a situacao da nossa pobreza,

Para alem de com muita certeza e conviccao batermos a pobreza como ela ( a pobreza - expiritual ou nao ) nunca imaginou que podesse ser batida.

Linette Olofsson disse...

Viriato Dias!

Não me deves ter entendido bem...
Realmente o PR é incansável!
EU quis dizer que, se tudo funcionasse bem...lá com os pequenos líderes...adminstradores e governadores etc, o PR, só iria lá colher os louros e acarinhar a população....

Abdul Karim disse...

Linette,

'E bem possivel que o pr nao queira louros,

Esteja disposto a trabalhar no duro e a por a sua equipe a trabalhar tambem ao modelo dele,

Vamos ver, ele 'e que 'e o pr, e deve ter uma ideia muito propria daquilo que pretende para ele,

Nos normalmente temos estado a trabalhar para apresentar solucoes alternativas, criticas e disponibelizar o pouco que sabemos para ajudar, nem sempre da melhor maneira, uma vezes por falta de paciencia, outra por antipatia a decisoes do governo, outras ainda por nos sentirmos injusticados, mas 'e ajuda e trabalho o que fazemos, e demontra a nossa preocupacao pelo bem estar de todos,

O Ricardo menciona ja que temos vindo a chamar atencao pelas decisoes relativas a falta de competencia tecnica em muitos dirigentes do governo, e que a capacidade tecnica foi de certa maneira "acantonada", talvez seja um erro NOSSO por nao aceitarmos pasivamente sermos "acantonados", mas decisao sobre o futuro do pais, parece me ser so dele ( pr ).

Aceitar ou nao essa NOSSA ajuda, criticas, solucoes alternativas apresentadas, cabe a ele,

Assim como toda e qualquer decisao e responsabilidade sobre o Pais e Povo tembem.

V. Dias disse...

Entendi, Linette!

Zicomo