Fracassaram ontem os esforços para um acordo de partilha de poder no Zimbabwe. Prevê-se uma cimeira para a próxima semana em Johannesburg ou Gaborone. Confira aqui.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
7 comentários:
E já se pensa em plano B - adoptar o Rand sul africano como moeda oficial. http://www.zimonline.co.za/Article.aspx?ArticleId=4127
ja ak havia dito k seria m uma seccao de copos e k tal encontro em nada daria... A gora o Mr Mugabe ker outro encontro pra Ke?
Alguém se surpreende com tal fracasso?
Surpresa seria se tivesse sucedido. Nesse caso, seria legítimo interrogarmo-nos, quanto à consistência de mais um acordo. Assim, fica mais fácil de entender. Na falta de mais detalhes, é admissível que Mugabe continue fixe, como defendi anteriormente. Fixe, na sua coragem despudorada, determinação, firmeza, intransigência e persistência nos objectivos e visão sobre sua finalidade em se manter na presidência. Cada vez mais fascinante e prometedor, para se entender já não tanto Mugabe, que é dos poucos que tem sido claro, franco e directo, mas os seus pares.
AF
Sera que a pura adopcao do Rand resolveria os problemas "extruturais" que o pais tem.
Parece que a solucao do problema econonico do Zimbabwe ultrapassa a pura implementacao de medidas cosmeticas. E preciso atacar as causas...so pena de se estar "tapando o sol com a peneira", como alias vem acontecendo com a regular emissao/impressao de novas notas.
policia acaba de emboscar mortalmente 2 ladroes na m,.Niza da eduardo mondlane ,proximo a edicoes paulistas
Acabei de postar uma pequena análise. Sobre a emboscada: aguardo mais detalhes.
Sou um jovem de 16 anos residente nos Açores e não tenho nenhuma ligação a África, pelo que tenho consciência que a minha opinião possa pecar por ignorância. No entanto, tenho interesse por este continente e depois de pesquisar sobre vários países, cheguei a um denominador comum a (quase) todos os países em crise: o facto de certos líderes se agarrarem indefinidamente ao poder. Já uma vez postei no meu blog sobre esta situação no Zimbabwe. Se a acção do sr. Mugabe foi outrora útil, já há vários anos que a sua acção tem vindo a puxar um dos maiores produtores de cereais do continente para baixo, para um estado de caos crescente. Assim, é imperativo que a comunidade internacional e primeiramente a SADC tome acções mais vigorosas, no sentido de depor do poder o sr. Mugabe, que levou o Zimbabwe para um estado calamitoso. Nem o acordo de partilha de poder é justo, porque houve um candidato vencedor e um vencido. Mas dadas as circunstâncias, e em nome da estabilidade que permita sair da crise, é urgente que qualquer acordo que contemple o MDC, sobretudo em pastas chave como a Saúde e a Economia.
Enviar um comentário