![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgJhkCec6usDMnlYDhYeiE3u9XUUKrwzm7OnZ_jCN53aubLKd51_NtapSDCX2oQdLXKXlK2OnWuauRJfzkmSniDfF0UGx4n1smWJPxaEcnb-0OCRdkUYHL7l444e6m_9Pf8QOJT/s200/Lar.jpg)
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
01 janeiro 2009
Vassalagem migratória
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgJhkCec6usDMnlYDhYeiE3u9XUUKrwzm7OnZ_jCN53aubLKd51_NtapSDCX2oQdLXKXlK2OnWuauRJfzkmSniDfF0UGx4n1smWJPxaEcnb-0OCRdkUYHL7l444e6m_9Pf8QOJT/s200/Lar.jpg)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Eu estava dizendo que não concordava ao que Miguel Mabote afirma em relacão o multipartidarismo em Mocambique. Acho ser mais uma desculpa para justificar a a falta de vontade de muitos, falta de seriedade por parte de muitos políticos, académicos para a implementacão de uma democracia multipartidária forte em Mocambique. O PT andou por exemplo a reboque da Frelimo ora a dizer que estava a fazer estudo sobre a criminalidade mas não para fortificar o partido. O problema está aí.
O multipartidarismo serve sim para o país e em muitos pontos do país está enraizado. Mabote devia pegar nos resultados eleitorais das autarquicas e confirmaria que em algumas províncias, o multipartidarismo é um facto. Há outras que deviam merecer um estudo profundo e sem tabu pela dificuldade de penetracão do multipartidarismo.
A outra questao que Miguel Mabote devia reflectir sobre é a vitória de Daviz Simango sobre os candidatos da Frelimo e Renamo. Acho que esta vitória dá-nos entender que a democracia multipartidária serve também ao país e é indispensável.
Por último, sugiro que todos os políticos leia o seguinte livro:
http://www.idea.int/publications/pp_africa/upload/Africa_report_inlay_final.pdf
O livro está na net (online) e se houver dificuldades de se baixá-lo que me contactem.
Enviar um comentário