01 fevereiro 2008

Representante das NU condena tentativa de tráfico

De acordo com o mediafax de hoje, "O Coordenador Residente das Nações Unidas, NU, em Moçambique, Ndolamb Ngokwey, repudiou ontem a tentativa de tráfico de um total de 40 crianças das províncias de Cabo Delgado, Nampula e Zambézia salvas quando a polícia interceptou um camião na região de Inchope, enquanto seguiam viagem, alegadamente para os centros de instrução religiosa (muçulmana) em Maputo e Tete. Para Ndolamb Ngokwey esta situação vem, mais uma vez, chamar atenção para a necessidade de o Governo moçambicano melhorar os instrumentos legais de protecção da criança."
Leia ou recorde aqui e aqui. O meu obrigado ao Egídio Vaz pelo envio do jornal via email.

5 comentários:

Bayano Valy disse...

acho que o sr ndalamb precipitou-se. está a ficar provado que não há tráfico nenhum, tanto que houve consentimento dos pais. talvez o sr ndalamb queira trazer uma outra definição de tráfico.

Anónimo disse...

E' preciso que haja cautela ao abordar este caso. Nada ainda esta provado, mas a impressao que eu tenho nesta altura e' que, houve uma tentativa de "aproveitamento" dos habituais ingressos de criancas em escolas muculmanas, para legitimar a retirada dos miudos aos seus progenitores e eventualmente, serem traficadas. Se o sheik afirma hoje no jornal Noticias q normalmente recebe em Maputo, 10 a 12 criancas anualmente, e o processo segue certos tramites, incluindo o envio de uma "carta de aceitacao" aos progenitores, e' no minimo de desconfiar que nada disso tenha sido feito, o receptor das criancas so' agora tenha tido conhecimento da "operacao", os miudos estivessem a ser transportados como cabritos e o mais grave, que o numero de criancas tenha excedido em 4 VEZES as vagas disponiveis....Ficarei muito feliz, se as minhas desconfiancas nao estejam correctas!

Anónimo disse...

Corrijo: "Ficarei muito feliz, caso as minhas desconfiancas nao estejam correctas"

Basilio Muhate disse...

Que tráfico ?? Não há tráfico nenhum...as vezes nós moçambicanmos é que deitamos abaixo a imagem do nosso país internacionalmente..."outros" aproveitam-se muito do espírito invejoso e maldoso de muitos africanos !!!

Anónimo disse...

Oh Basílio você só pode estar a falar de fora de moçambique. Porque quem está aqui dentro sabe e sabe bem que há tráfico sim e não tem nada a ver com "outros". Vendomo-nos sim.