As democracias estabelecidas aceitam namorar com as autocracias, permitindo que autocratas se assumam como democratas. Nesta charada da democracia, aquelas democracias não contrariam as eleições fraudulentas, manipuladas. Leia do Human Rights Watch o World Report 2008. Obrigado ao Ricardo, meu correspondente em Paris, por me ter chamado a atenção para o relatório.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
O relatório da organização Human Rights Watch (HRW), hoje divulgado, refere nomeadamente:
“As democracias ocidentais estão a “fechar os olhos” aos abusos praticados em países que passam por regimes democráticos mas que, na verdade, são autocracias encapotadas.
O Relatório Mundial 2008 da organização de defesa dos direitos humanos sublinha que não basta que haja eleições para que um país seja considerado democrático. É preciso que, entre outras coisas, haja liberdade de expressão, liberdade de associação e uma sociedade civil esclarecida “ e, acrescento eu: Não pode haver democracia autêntica, sem progresso social
Obrigado pelo complemento, bem mais esclarecedor.
Enviar um comentário