15 julho 2009

Psicologia dos produtores da pátria (6)

Mais um pouco da série, com um segundo exemplo.
Na cidade da Beira, ainda em 1974, Samora disse:

Mas não só: por um lado, o grupo hegemónico não tolerou qualquer tentativa para introduzir no país um sistema multipartidário; por outro, imediatamente deu a entender, de forma vigorosa e sistemática, pela voz de Samora, quanto lhe desagradavam os regimes capitalistas e racistas da Rodésia do Sul e da África do Sul.
Portanto, três barreiras: a primeira, contra a formação de uma burguesia nacional do tipo empresarial; a segunda, contra a diversidade política e, portanto, contra a via capitalista; a terceira, contra os regimes citados, expressamente contra o racismo.
Nota: em qualquer momento posso alterar o que aqui deixo escrito. Se isso acontecer, surgirão a vermelho as partes alteradas e/ou acrescentadas. Seria muito bom que os leitores pudessem contribuir com outras leituras, criticando as que aqui são propostas.
(continua)

4 comentários:

Anónimo disse...

Concerto de Yuri da Cunha em Portugal cria embaraços a Zedu dos Santos
Quinta, 09 Julho 2009 22:08
Lisboa - O concerto de Yuri da Cunha realizado, no Coliseu dos Recreios de Lisboa, no passado dia 4 de Julho, provocou embaraços a Zedu dos Santos, o filho do Presidente angolano. O jovem presenciou naquela sala de espectaculo, a figura do seu pai sendo vaiada pela comunidade angolana em Portugal no momento em que foi exibido um vídeo com as imagens de JES.

Figura do seu pai foi vaiada na sua presença

Antes de iniciar o concerto, o apresentador anunciou que iriam homenagear “figuras importantes do nosso país” através da exibição de um vídeo passado na tela colocada para o propósito. Ao rolar o vídeo passaram imagens de Agostinho Neto, Bonga, e dos falecidos Manré e Teta Lando na qual o publico vibrou conforme deu para observar. Momentos seguidos passaram um vídeo apresentando o Presidente José Eduardo dos Santos num dos seus discursos. Mal o publico apercebeu-se que eram imagens de JES a platéia meteu-se aos gritos de insulto “demonstrado enorme falta de respeito e consideração pelo estadista angolano”, conforme apreciação de uma testemunha “in loco”.

O filho, Zedu dos Santos estava num dos camarotes sem que o publico tivesse se apercebido que ele estava presente. Souberam apenas quando no final do concerto, o musico Yuri da Cunha fez os agradecimentos mencionando o seu nome e ao mesmo tempo acenando para si. “foi um cenário bastante mau, gritaram como se estivessem diante de um vídeo de alguém que não fizesse bem ao povo”.

Estima-se que cerca de 4000 pessoas dentre os quais angolanos participaram no tão concorrido concerto apoiando por entidades como UNITEl e TPA Internacional.

Yuri da Cunha esteve acompanhado da sua banda. Participaram músicos angolanos tais como Paulo Flores, Matias Damásio, Anselmo Ralph, Big Nelo Heave C, SeBem e Puto Lilas. Fizeram parte parte do show os Djs Kadu, Malvado e João Reis.

Vale lembrar que Yuri da Cunha é vencedor de vários prémios nacionais e internacionais, com destaque para o de melhor cantor atribuído pela Rádio Luanda, em 2008, na categoria "Kianda de Sucesso", pela qualidade e quantidade de shows realizados ao longo do ano e pela valorização da cultura nacional.

Fonte: Club-k.net

Anónimo disse...

Um avião com 168 pessoas a bordo caiu no noroeste do Irã na manhã desta quarta-feira. Destas pessoas, 153 seriam passageiros e 15, membros da tripulação. A informação foi divulgada pela agência estatal iraniana e repassada pela CNN.

O avião, que seria um Tupolev da Caspian Airlines, estaria viajando de Teerã para a capital da Armênia, Yerevan. Segundo a TV estatal iraniana, o avião teria caído a 90 milhas da cidade de Qazvin, e estaria completamente destruído. Ainda não há informações sobre as causas do acidente.

"Achamos que nenhum dos passageiros sobreviveu", afirmou um policial de Qazvin, citado pela agência de notícias local Mehr. Equipes de bombeiros e resgate estão no local.

"O vôo 7908 da Caspian caiu 16 minutos depois de decolar do Aeroporto Internacional Imã Khomeini", disse o porta-voz da Organização de Aviação do Irã, Reza Jafarzadeh, à Press TV.

Cenas do local do acidente mostraram uma grande cratera com destroços de avião e até pedações de passaportes dos passageiros.

O último acidente aéreo no Irã envolvento um Tupolev ocorreu em 2006, segundo o site airdisaster.com.

Na ocasião uma aeronave da Iran Air Tour caiu e incendiou-se na aterrissagem. Das 147 pessoas a bordo, 29 morreram no acidente na cidade de Bandar Abbas.

Com informações da EFE e CNN.

Viriato Dias disse...

Penso que não haveria de ser outro o destino de Samora Machel, tal como, arrisco-me a pensar, o mesmo fim terá Mugabe: assassinado por piolhos que estão em sua veste, como de resto aconteceu à Samora Machel. É que neste mundo de abelhas humanas, quem fala a verdade, é escomungano pela maioria. Mesmo antes de o mundo ouvir o meu vagido, Samora Machel já dizia e previa o que o país seria: um lamaçal. Aliás está tudo dito neste trecho que o professor teve a gentiliza de postar neste diário!

Mas há uma outra questão que me salta o espírito: será que estamos preparados para fazer a mudança? Quem somos nós? Os nossos salários donde é que provem? Será que temos a independência mental para impor as nossas próprias regras e fazsr tocar a nossa própria música? Não estamos a sofrer uma nova forma de exploração, o neocolonialista, camuglado a cooperação?

Alguém me ajuda a responder estas questões?

Anónimo disse...

Selon les spécialistes, l'Iran, soumis à des sanctions occidentales portant notamment sur les pièces détachées d'avion, connaît des problèmes de sécurité aérienne avec ses appareils russes de substitution. Depuis 2002, il s'agit du troisième Tu-154 à s'écraser en Iran.

ILS SONT GRAVE
C'EST LE MONDE QUE LES TUE