06 novembro 2008

Obama é puro melting pot

Segundo o historiador francês Jean-Louis Beaucarnot, Barack Obama tem também uma costela francesa. Ele sustenta que, pelo lado materno, Obama tem um antepassado que viveu em Reims no século XV, no fim do reinado de Carlos VI, portanto, contemporâneo de Joana d'Arc. Desta maneira, o novo presidente americano é um puro produto do melting pot: pelo lado paterno, 50% queniano; pelo lado materno, 36% inglês, 5% alemão, 2% cherokee e 1% francês. Se quer ler em português, use o tradutor google situado no lado direito deste diário. Obrigado ao Ricardo, meu correspondente em Paris, pelo envio da referência.
Observação: na nossa pátria, Obama seria logo reprovado se quisesse candidatar-se à presidência da República dada a multiplicidade de sangues que em suas veias almadiam. Lembram-se, a propósito dos sangues fundadores, puros, da discussão sobre quem é moçambicano nos debates da Assembleia nos anos 80, quando do degelo da era proto-socialista e da afirmação da era capitalista? 

26 comentários:

Xiluva/SARA disse...

Uauuuuuhhh! Isso mesmo, cidadão do planeta, sem raça, sem cor!!!

Lisa disse...

hehehhe isso mesmo..e agora onde fica a raça, a cor???
Será que este capitulo de Obama vai ficar por aqui?

Wim disse...

E se Obama fosse moçambicano...

Não seria "negro". Porque, enquanto nos EUA tudo que não é branco é negro, em Moçambique vale o contrário.
Seria então "o primeiro presidente branco do país"???
Não, porque, por ter pai estrangeiro, nem podia candidatar-se a Presidente (artigos 147 e 23 da nossa Constituição)...

Um abraço

Wim

Salvador Langa disse...

E também precisaria nascer no filtro dos xamuális de Nachingweia, é ou não é?

Lisa disse...

Prof:Serra essa agora é que não entendi..Voltemos novamente ao racismo.
Diz que "Obama seria logo reprovado se quisesse candidatar-se à presidência da República dada a multiplicidade de sangues que em suas veias almadiam."

Isso quer dizer "no meu entender", que ai quem não tem sangue puro não pode ser presidente?
Sangue puro!!!


Afinal quem são os mais racistas...Brancos ou Negros??'


Lisa

Anónimo disse...

"Ironicamente, as elites do continente africano que exultam com a vitória de Obama, nos seus próprios países, criaram mecanismos legais, impeditivos de terem fenónemos Obama nos seus territórios. O background familiar, a origem dos seus pais seriam um impedimento para ser candidato a presidente em grande parte do continente africano. A começar por Moçambique, passando pela Zâmbia, onde, o primeiro presidente, o que está indelevemente associado à sua independência, foi impedido de se candidatar a um novo mandato... porque os pais eram do Malawi, antiga Niassalândia que, tal como a Rodésia do Norte, eram ambos territórios coloniais britânicos. Como se o nacionalismo fosse ditado pela cor do passaporte e pela regra e esquadro da Conferência de Berlim." (Fernando Lima, jornal Savana)

Lisa disse...

E mesmo para ficar baralhada..e é como eu estou neste momento ao ler esse comentário do anónimo :-(

Reflectindo disse...

Apenas para dar uma exemplo, um grupo de generais, propunha para a CRM que para se ser mocambicano tinha que ser quem os seus bisavós teriam nascido em Mocambique. Lembram-se?

umBhalane disse...

"...melting pot: pelo lado paterno, 50% queniano; pelo lado materno, 36% inglês, 5% alemão, 2% cherokee e 1% francês."

50% "queniano"?!

Queniano? O que é isso?

E porque se não diz 42 % Europeu,

e 2% Americano (e logo do mais genuíno que há!)????????????

Perguntas estúpidas.

Anónimo disse...

Nós ainda estamos a milhas de distancia de alcançarmos a tal harmonia que todos desejariam onde qualquer um possa concorrer independentemente da sua etnia, côr, religião etc.
Mas primeiro temos que satisfazer e aturar uma geração de generais que lutaram durante dez anos de luta armada (ai de nós se a guerra tivesse durado cinquenta anos!..), seus filhos (os E. Macuacauas) e os filhos destes (os macuacuinhas), portanto só daqui a Quatrocentos anos é que a nossa constituição irá permitir tal coisa.

Um abraço

Anónimo disse...

400 anos? Não pode ser.

Temos de lutar, nós, os vulgares cidadãos (canecos, brancos, monhés, pretos, mulatos, etc.) para nos livrarmos dessas carraças que constituem a nossa elite.

O problema é: Como? Qual é a estratégia?

.................

Fernando Lima (não deixem de ler "Espinhos da Micaia", no Savana de hoje):

Na celebração de Obama e do questionamento da sociedade que é capaz de encontrar esta resposta para as suas próprias encruzilhadas deste lado de cá, também temos algum trabalho de casa a fazer e encontrar respostas para os nossos dilemas e para as armadilhas que lançamos ao nosso próprio destino.

We shall overcome, cantou Joan Baez !

Também havemos de conseguir.

................

Serra, Granjo – como é? Que tal “Juntos por Moçambique”?

Também havemos de conseguir!

Anónimo disse...

Professor,

_ Quer uma definição simples de
OBAMA ? Ei-la:
_ “ … os europeus e os africanos vão-se decepcionar quando descobrirem que Barack Obama é americano”
-------------------------
Martins da Cruz, ex-Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal ao Savana (07Nov2008, pág.2 )
________________________

Professor,

_Tão somente: AMERICANO, é, decididamente, a melhor forma de dignificarmos Obama!

E para quem tiver dúvidas sobre o americanismo de Obama, Martins da Cruz exemplifica:

_ “Não creio, por exemplo, que Obama mude a política americana sobre o médio Oriente. A título ilustrativo, 80% dos judeus na América votaram nele”

_ “A outra questão … é se ele vai ou não ratificar o protocolo de Quioto. Acredito que não. No passado, 99/100 dos senadores votaram contra, metade dos quais eram democratas.”

Germana

Carlos Serra disse...

Nunca acreditei nem acreditarei que a história é um frigorífico. E sempre tenho defendido que ela, a história, caminha sempre pelos passos mais importantes: os pequenos. Os instantes nunca desvelam o futuro. O que se passou nos Estados Unidos é suficientemente importante para nos precavermos do congelamento dos actos e do descartamento das possibilidades.

Anónimo disse...

Mas professor! e se a Germana tiver razão, e se Obama apesar de ser de côr diferente mantiver o mesmo espírito e arrogancia americana de que já estamos habituados, será que vai mudar a posição dos EUA face a Quioto? Médio oriente, Afeganistão? será que vai deixar de alimentar a indústria de armamentos com guerras teatrais? acho que nos EUA existem muitos maiores interesses a defender que ultrapassam o próprio Obama e são esses interesses que mantêm aquele país a andar em detrimento de nós outros pq a corda sempre rebenta do lado mais fraco e Obama não vai querer vêr o seu país numa crise maior que a actual a custa de agradar meio mundo não americano.

Um abraço

Zeca M.

Carlos Serra disse...

Cada um de nós pode prognosticar melhor o passado, sem dúvida...Todavia,creio ser sempre mais acolhedor pensar naquelas coisinhas como a teoria da bifurcação do Prigogine.

Anónimo disse...

Pois é, o Professor vê alguém contrariar seu exarcebado ”lirismo obamaniano” puxa dos galões, para lembrar o óbvio: que a terra não é estática, se move à volta do Sol, TAL COMO os instantes não se congelam, são parte do futuro.

O que se passou nos estados unidos é, meramente, a sequência lógica de décadas de um maior numero de cidadãos com acesso ao conhecimento, ás escolas, universidades, etc., onde, as diferenças étnicas, religiosas e outras se vão diluindo e o valor do SER afirmando – influenciando ajustamentos ás Convenções dos diferentes grupos sociais e á maneira dos mais retrógrados verem o mundo … que não pára.

E isto não é nada de novo:

“O povo em geral está ficando cada vez mais sensível ao mundo das ideias e á visão da verdade. Até há bem pouco tempo, só os homens e mulheres mais cultos tinham essa sensibilidade, que hoje tende a generalizar-se”, A. Bailey, 1968);

“ O tempo urge. A velha civilização consome-se num crescendo de confusão, com a revoltada juventude de hoje, procurando, ainda que instintivamente, maior equidade social” V. Alder, 1968.

Estamos cientes que os INSTANTES DE HOJE são a RESULTANTE de forças do passado.

O Senhor recorda-se, certamente bem, do Maio de 1968. Não acredita que Obama possa ser, em grande medida, um produto da rebeldia da juventude de então? Não acha redutor o empolamento do racial no sucesso Obama.

Finalmente, Obama como presidente dos estados unidos tem os seus poderes fortemente limitados pelos diferentes órgãos da estrutura do poder americano, logo, não esperemos milagres do Homem, por maior que seja o H. ... e mais acolhedor que seja pensar na bifurcação de Prigogine.

Um abraço.

Germana

Anónimo disse...

OBAMA DISSE NO DISCURSO DE VITÓRIA:
"Nós somos, e sempre seremos, os Estados Unidos da América."

ENTÃO!!!!!????


Vocês pensam QUE OBAMA É UM SANTO??

ENGANAM-SE TODOS!
Consta que nas escadas do poder partidário (OU MESMO PRESIDENCIAL) ninguém sobe sem cadáveres na cave...

É obvio que algumas politicas ele vai ter que deixar como estão pq parece que o distino assim o quiz: A QUESTÃO DO MÉDIO ORIENTE se ele resolver será o fim do mundo! e por falar nisso alguém sabe dizer se o ARIEL SHARON AINDA TÁ VIVO?

POSRANTO, só depois de arrumar a casa Obama poderá concentrar energias na política externa. É provável que, entretanto, encerre a prisão de Guantanamo, como sinal de mudança...ele pode resolver problemas (dossiês) mais quentes - Iraque, Irão e Afeganistão, mas Médio Oriente - requer um fôlego suplementar...

Quanto a questão que o Prof. serra coloca!?
E´claro! que a nossa mentalidade ainda é uma beka fechada, por isso temos um longo caminho pela frente, contudo, acho que a hora é agora.
Entretanto, eu não vejo as coisas por ai porque existem simbolos que podem estar no poder (independentimente da Raça,religião,Etnia) e significar um simbolo apenas...mas quem manda,quem toma decisões serem outros.

Os sr´s Nunca viram PCA´S (por exemplo) simbolicos mas que na verdade quem manda são os executivos?

MARCELINO DOS SANTOS, COLLIN POWEL???? é mulato ou negro (preto).?SERIA UM PRESIDENTE IDEAL?








ATÉ O BERLUSCON CHAMOU-LHE DE BRONZEADO...





Pra mim é um ser humano!
essa conversa é de doido.
POR FAVOR, PROCUREM UM PSIQUIATRA.



Carlos Magno
_________________________
tugga_carlosmagno@live.com

" O racismo que era desmentido há décadas pelos inquéritos sociológicos, mas que subsistia nas diferenças sociais e económicas, foi agora derrotado sem hesitações nas urnas. Os americanos - que, apesar de Thomas Jefferson ter proclamado que todos os homens nasceram iguais, tardaram um século a abolir a escravatura e outro a reconhecer direitos cívicos aos negros - mostraram na terça-feira serem capazes de ter heróis negros. Já não um basquetebolista , um cantor ou uma apresentadora de televisão, mas um político. Isso é um passo gigantesco. Sobretudo, porque o futuro inquilino da Casa Branca se chama Barack Hussein Obama e é filho de um imigrante do Quénia e de uma branca do Kansas. Um homem do mundo." in DN

Anónimo disse...

Temos no País muitos moçambicanos de várias origens!

Sei que muitos deles são estigamatizados mas o tempo vai se engarregar de mudar a mente dos BLUE-COLLARS (ORTODOXOS) que abudam aqui na terra.

o tempo é agora! mas o tempo é que manda.


POR MAS QUE FOSSE O BASHIR SULEIMAN A GOVERNAR O PAÍS, SE O SISTEMA CONTINUAR O MESMO!??

QUE GANHOS O POVO ESPERA?







Carlos Magno
_________________________
tugga_carlosmagno@live.com

" O racismo que era desmentido há décadas pelos inquéritos sociológicos, mas que subsistia nas diferenças sociais e económicas, foi agora derrotado sem hesitações nas urnas. Os americanos - que, apesar de Thomas Jefferson ter proclamado que todos os homens nasceram iguais, tardaram um século a abolir a escravatura e outro a reconhecer direitos cívicos aos negros - mostraram na terça-feira serem capazes de ter heróis negros. Já não um basquetebolista , um cantor ou uma apresentadora de televisão, mas um político. Isso é um passo gigantesco. Sobretudo, porque o futuro inquilino da Casa Branca se chama Barack Hussein Obama e é filho de um imigrante do Quénia e de uma branca do Kansas. Um homem do mundo." in DN

Anónimo disse...

"A propósito dos sangues fundadores, puros, da discussão sobre quem é moçambicano nos debates da Assembleia nos anos 80, quando do degelo da era proto-socialista e da afirmação da era capitalista?"

sr. magno a pergunta é esta!?

responda e deixe de rodeios.

Anónimo disse...

"POR MAS QUE FOSSE O BASHIR SULEIMAN A GOVERNAR O PAÍS, SE O SISTEMA CONTINUAR O MESMO!??

QUE GANHOS O POVO ESPERA?"

o bush tinha no seu elenco, alguns negros (mulatos como quiram) mas ele estava a alimentar uma menoria e os sr. do wall street, e isso quer dizer que independentimente de que está no poder ele deve ser e ter uma administração voltada para as pessoas (jovens e velhos, ricos e pobres, Democratas e Republicanos, negros, brancos, latinos, asiáticos, homossexuais, heterossexuais, deficientes...

o que aconteceu nos nos 80 como diz o dono da oficina: "Lembram-se, a propósito dos sangues fundadores, puros, da discussão sobre quem é moçambicano nos debates da Assembleia nos anos 80, quando do degelo da era proto-socialista e da afirmação da era capitalista?"

isso foi uma epoca negra do país e do mundo.
a questão levantada não se coaduna com america.

beijinhos

Anónimo disse...

- Parece que andamos todos em “bicos de pés”, procurando melhor enxergar a casa dos outros – a América de Obama. Nem nos apercebemos que, na nossa casa – SADC – temos um digníssimo Presidente, Afro-europeu, tão mulato quanto Obama:

- Sabem quem governa o Botswana desde Abril de 2008? Seretse Khama Ian Khama, filho de pai negro (tswana) e de mãe branca (inglesa).

- Curiosamente, este Afro-europeu, Tenente General, tem sido o mais acérrimo crítico do FUNDAMENTALISTA Robert Mugabe, não pactuando com os desvarios e apego ao poder do velho senhor.

- Professor, como interpreta esta dualidade de sentimentos – manifestamente seus e de muitos participantes neste espaço:
(1) EUFORIA com a chegada ao poder de um não branco num Continente que não é o nosso, a América de Obama;
(2) INDIFERENÇA com a chegada ao poder, aqui quase ao lado, de um não Negro; a um país com um PIB 4 vezes superior ao nosso.

- Olhamos muito pouco para dentro!
_______
Germana

Anónimo disse...

Boa! A Germana é o máximo!

umBhalane disse...

A Germana tira-me do sério.

"Germanófila" até ao tutano.

Não dá mesmo chance!

É um regalo ler os seus raciocínios.

Parabéns, e pé na tábua.

Carlos Serra disse...

Vamos lá: sempre me apaixonei pelo obamaísmo no que concerne ao seu programa social e sobre isso aqui fui tenaz desde o princípio. É este programa e não o programa epidérmico que me seduz.No que ao Botswana diz respeito, regularmente aqui tenho falado da sua posição crítica em relação ao mugabismo sem usar os óculos epidérmicos.

Anónimo disse...

- Plenamente de acordo com visões sem óculos epidérmicos. Mas, Professor, o título da série “Quem é mulato” é ACINTOSAMENTE – a olho nú – epidérmico.

- Também simpatizo com a lufada de ar fresco que Obama transporta.

Com simpatia
_______
Germana

Carlos Serra disse...

Homeopatia. É uma coisa excelente.