03 setembro 2007

Mswati III: mais uma esposa este mês



Anualmente, em Setembro, o rei Mswati III da Suazilândia - pequeno reino aqui mesmo junto a nós - selecciona mais uma esposa entre milhares de virgens semi-desnudas que desfilam para si. Isso vai acontecer dentro de dias.

12 comentários:

Anónimo disse...

é necessario manter-se a tradiçao. Este rei nao estudou em Oxford?

Bayano Valy disse...

Não estudou em Oxford. Foi para uma escola pública (à inglesa, o que significa privada) e se a memória não me atroiçoa estudou em Sherbone School.

É preciso entendermos que Mswati III está amarrado à tradição - não quero com isto dizer que é boa, até acho que essa de escolher uma jovem no auge da cerimónia de Umhlanga (Dança do Caniço) é uma prática perniciosa. Mais grave aínda é o facto de se raptar moças fora do acto de Umhlanga alo longo do ano. Muitos dos raptos não chegam sequer à comunicação social. Eu nunca entendi porquê é que ele precisa de tantas mulheres se a tradição swazi reza que o rei só dorme com cada uma das suas mulheres uma vez por ano, e dessa vez ela concebe. Estou a imaginar as tentações!

Agora, se Mswati rompe com as tradições e é mais activo sexualmente com elas, então também podia muito bem reconsiderar essa prática manter um harem. É preciso certa coerência. O que acho que é o maior problema que a corte swazi enfrenta é a presença do conselho dos anciãos (Sikhundhla seTinduna), que continuará a fazer tudo para a manutenção dos status quo e dos previlégios de cada um dos membros.

Anónimo disse...

Caro Bayano
As moças raptadas tambem sao oferecidas ao rei?
cumprimentos

Bayano Valy disse...

caro anónimo, são sim. o rei tem olheiros (como se de prospeção de talentos fosse) que andam a procura de moças para serem mulheres dele. Conheço dois casos: as suas primeiras duas esposas foram raptadas.

Carlos Serra disse...

Fasciante história de um harém da modernidade com um cheirinho de tradição. As tradições modernizam-se, as modernidades tradicionalizam-se.

Anónimo disse...

nao me parece que a tradiçao se tenha modernizado, mas enfim...

Carlos Serra disse...

Talvez tenha razão: é uma tradição completamente nova. Alguns antropólogos têm estudado esse fenómeno, o fenómeno do que parece tradicional mas que é, afinal, novo.

Carlos Serra disse...

Adenda: faltou-me usar a palavra "inventada".

Anónimo disse...

Fiquei aqui a imaginar eu a rainha do Sába a escolher homens numa fila, todos eles de peito ao leu e pila de fora, ah e dentes sorridentes, sim pq afinal mulher q é mulher é naturalmente mais exigente... enfim, este tema deu para descontrair depois de um valente dia de trabalho, hajam mais palhaços para entreter a corte.
caro professor, com todo o respeito, os meus cumprimentos saudosos.
SF

Carlos Serra disse...

Ai, a realeza...

Anónimo disse...

Mas este cara e louco como consegue anualmente ter uma virgem sera que nao engravida? E se engravida quantos filhos o cara vai ter que sustentar ate no fim do mandato? Oh meu Deus que pena para os Swases, esse negocio nao normal, recrutar moças para o cara escolher a mais bonita Deus que me livre!

Anónimo disse...

Valy, porque dizes que é uma prática perniciosa?...Acho que está mais ligado a cultura desse povo swazi. Tens razão, a primeira vista é inconsebível ter tantas mulheres nessas proporções. Tem a ver com tudo que o grupo dos swazis aprende e partilha. Nunca tive o privilégio de participar nesse evento, mas pelo que já vi a distância representa um grande momento de festa. Julgo isso tem algo de bom que e bastante interessante. Encontre as funções latentes dessas práticas e verás que vale a pena continuar com a "tradição"...

Em relação ao rapto, tenho algumas reticências, será que devemos considerar este "rapto" no sentido malicioso? Ou que o rapto também faz parte dessa praxe!

Anónimo, tenho muitas dúvidas que o rei tenha tempo para dormir com todas elas...acredito sim que a eleita passe apenas a fazer parte da família real com o estatuto de mulher do rei...

Abraços