O relatório 2009 sobre corrupção da Transparência Internacional situa-nos em 126.° lugar entre 180 países. Confira igualmente aqui. O AF enviou-me a referência com o seguinte resumo: "Moçambique desce no ranking de países menos corruptos. Na lista divulgada há um ano pela organização Transparência Internacional (TI) estava em 111º lugar, agora ocupa a 126ª posição. O estudo avalia 180 países. À frente da tabela estão, pelo segundo ano consecutivo, Dinamarca, Suécia e Nova Zelândia. No fim da lista está a Somália, que ganha o estatuto de país mais corrupto do mundo. Mais corruptos do que Moçambique estão Angola e Guiné-Bissau (158º) – ocupam a 158ª posição; Zimbabwe (166º). E dos vizinhos menos corruptos, Botswana (36º), Maurícias (44º) e África do Sul (54º). Dos dados da TI, entre os países de expressão portuguesa, só Cabo Verde viu melhorada a sua classificação. A lista de países mais transparentes (ou menos corruptos) foi elaborada com informações de 2008. Os países são avaliados por um conjunto de critérios que, somados vão de 0 (muito corrupto) a 10 (livre de corrupção). Moçambique obteve 2,6 pontos, Dinamarca, Nova Zelândia e Suécia obtiveram 9,3 pontos, enquanto a Somália, última classificada, registou apenas 1 ponto."
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
7 comentários:
a frelimo tem que sair do poder.
basta dizer!
mas eu vinha dizer que sou moçambicano e nao me sinto concernido por este ranking entao de quem se trata?
Rui
Mais um ítem onde Cabo Verde é um case study para os PALOP.
Será que é difícil sermos como os tswanas ou cabo-verdianos? Quando não cremos no combate à corrupcão somo corruptos.
PENA QUE NEM TODO O POVO TENHA ACESSO A ESTE RAKING!
Pena que somos cumplices desta situacao...
Pena que com uma oportunidade de mudar este pais no dia 28....a oportunidade vai nos fugir por mais 5 anos!
Muita pena mesmo....
PP
Podemos ser os melhores do mundo em matéria de boa governação, basta que a juventude e o povo acorde e vote no partido certo. O MDM era uma alternativa, mas....Eu não dou o meu voto a Frelimo, isto é certo.
Um abraço
Normalmente a corrupção e a palavra "polvo" aparecem inter-ligadas.
Não será porque o polvo tem "apenas" 8 braços, e que mesmo quando se corta alguns, eles voltam a crescer?
Combate difícil este.
35 anos de frelo-cabritismo, 1 geração a assimilar, e transmitir, a "cultura" da corrupção é muito dificil de erradicar.
Combate para 1, ou mais gerações.
Não acredito em milagres.
Enviar um comentário