16 outubro 2009

As razões do juíz Keith Bardwell

O juíz da paz do Estado norte-americano de Louisiana, Keith Bardwell, recusou passar uma licença de casamento a um casal interracial, ele negro, ela branca. Argumentou o branco juiz que casamentos desse tipo não duram muito tempo, que os grupos raciais dificilmente aceitam filhos mistos, que conhecia muitos negros de quem era amigo e que até iam a sua casa, que não era racista, que...Chega. Leiam a história aqui. Depois, leiam comentários sobre o racismo de Keith aqui.
Adenda: é sempre difícil tirar a "raça" - criação social de grupos - da nossa alma, não é?

22 comentários:

Viriato Dias disse...

Perante o século das luzes ainda há quem defenda o racismo. Eu sempre disse que este mal não acabou, existe entre nós. Meu santo Deus, agora quero ouvir os favoráveis (ocidentais) o que vão dizer. Conhecem-se, andam aqui.

Um abraço

Abdul Karim disse...

porque 'e que 1 branco racista , entao ocidente racista ?

e um negro racista, entao so 1 negro racista ?

porque o ocidente tem culpa sempre ?

mesmo quando passamos a vida a pedir esmola ao ocidente ?

porque quando o ocidente ajuda, e nos alguns 'e que roubamos a doacao, dos nos muitos, ainda assim dizemos que o ocidente 'e culpado ?

umBhalane disse...

Como favorável Ocidental, dou a cara.

Ainda que mal pergunte, as pessoas envolvidas - juíza, o "promitente" casal, o local não é tudo Ocidente?

Agora, a Juíza, no meu ponto de vista procedeu mal qualquer que seja o ângulo porque é visto.

Ademais, nos USA os casamentos interraciais são correntes, ou este seria o 1º caso dos USA?

Portanto, não vamos generalizar, ok?

Anónimo disse...

O que são ocidentais? O que são os outros favoráveis?

Viriato Dias disse...

Finalmente, dizia Samora Machel que gato é sempre gato, por mais que se esconda há-de sempre aparecer, o rabo tem que abanar de qualquer jeito. Era só para chamar a consciência de que problemas "menores" que acontecem todos os dias nos EUA e não só, ninguém faz deles uma notícia. Ninguém se preocupa em manifestar, porque o mal está em África, está no Zimbabwe. O professor a postar esta notícia acho-o relevante e ainda bem. Mas aqueles que são ant-Mugabe, por exemplo, têm aqui uma prova de que os direitos humanos são são só cadeia, é isso que vemos nos EUA.

Quanto a ajuda, a África não precisa de nenhuma ajuda dos Ocidentais. O que tem de ser feito é uma recompensa que estes devem à África e mais nada. A minha visão sobre a vida não me permite ver as coisas assim, que somos lacaios do Ocidente, não há ajudas como tal, há cooperação, pode é haver uma ou outra ajuda, é normal.

Anónimo disse...

Quer me parecer que o racismo e de foro juridico-criminal, pelo menos no Brasil, ignorando a situacao nos EUA. Ademais, a juiza deveria apresentar fundamentos cientificos e validos que as relacoes matrimoniais entre individuos de raca branca e negra nao levam muito tempo. Simplesmente inadmissivel.

Abdul Karim disse...

nao chega orcamento de estado estes anos todos ?

o ocidente tem que pagar mais ?

Viriato,

deixa-la de brincar, a frelimo tem que sair do poder,

se nao sair, tem muitos milhoes de Mocambicanos que vao morrer, maioria 'e de gaza e maputo.

tudo porque o governo nao anda, sao todos curruptos, todos, a comecar do gebuza, voce tambem sabe disso.

agora 'e para fazer o que ? ficar assistir ? esses curruptos a roubarem e curtirem enquanto muita gente morre ?

micas disse...

Este juíz( Keith é masculino) é um "ganda caramelo".Daqueles grudentos que se colam....

Estou cansada da discussão ocidental= racista! Estou cansada das generalizações!

Na prática mostremos cada um de nós quem é o quê!

Carlos Serra disse...

Micas, obrigado pela correção, tem mesmo razão.

Viriato Dias disse...

Karim (chará da minha filha),

Mais do que ninguém quero eu que a Frelimo saia já do poder, hoje mesmo, agora. Mas é preciso que a oposição se una, pois eles é que são a voz do povo. Repare que o que escrevemos aqui não chega em Cassakatiza, em Tete, porque não há net lá. Enfim, mas não se pode arrecadar o pé. É preciso dizer basta, nem que nos falte garganta.

Só para terminar por hoje, eu não sou apologista dessas ajudas. Repare que as ajudas enfraquecem o nosso continente. Os líderes vem o país, os estados africanos são pilhados, servem muita das vezes de repositórios de resíduos tóxicos e não só. Repare também que, são esses mesmos líderes que depois do seu mandato GANHAM PRÉMIOS X e Y, quão heróis? Mugabe não é assim, é por isso que eu estou com ele, sempre.

Um abraço

Abdul Karim disse...

o que nos escrevemos chega ate Tete,

vai ler o manifesto do Bihale, vais sentir donde vem a dor.

e 'e tanta, que eu na India estou sentir.

nao brinca com isso, Viriato.

os Ceus podem zangar-se.

a frelimo tem que sair do poder.

Anónimo disse...

É preciso que a oposição se una. Mas como, se na oposição existir alguém que gosta do Mugabe? Mal por mal, antes o Xicoxa que o Viriato!

Carlos Serra disse...

O último anónimo não se enganou no local do comentário?

Mausse disse...

Triste situacao esta, infelizmente ainda ha gente que pensa asim.... se esse juiz passa-se pela Franca certamente que cairia de costas com o tamanho numero de casamentos mistos que ha, deste preto com branco, preto / indiano, preto / chines, preto /arabe etc etc enfim um verdadeiro mundo cosmopolita que so visto....

Esse JUIZ hein?O que diriam de nos se o inverso acontece-se em Moc?

Reflectindo disse...

Essa juíza aprova casamentos com base na sua percepcão? Lamentável, mesmo. Ela diz que não racista, mas isso é o que dizem os racistas de colarinho branco.

A atitude dela não representa nada ao Ocidente. Prometo ao meu irmão Viriato que se não estivesse casado ou a namorar e só para provar, devia escrever ou telefonar a amigos, informando que namorava a sério com uma branca ou outra que não fosse negra. Seria bom saber das diferentes reaccões.

Estou curioso em acompanhar até o fim desta caso.

Anónimo disse...

Cada Homem é uma raça!!!!!!!!
Mas desde os primórdios que há muita raça desgraçada como a do Juiz.
P**a que P***u.

Reflectindo disse...

Essa juíza aprova casamentos com base na sua percepcão? É mesmo lamentável!.
Ela diz que não é racista, mas isso é o que dizem todos os racistas de colarinho branco.

A atitude dela não representa nada ao Ocidente. Prometo ao meu irmão Viriato que se não estivesse casado ou a namorar e só para provar, devia escrever ou telefonar a amigos, informando que namorava a sério com uma branca ou outra que não fosse negra. Seria bom saber das diferentes reaccões.

Estou curioso em acompanhar até o fim desta caso.

JOSÉ disse...

Este é um caso anedótico que tem de ser condenado vigorosamente, é bizarro que estas coisas ainda possam acontecer nos nossos dias.

Aproveito para alertar para o uso de rótulos e generalizações, não é verdade que o racismo é um exclusivo dos ocidentais, a minha experiencia pessoal nega essa falácia. Eu tenho uma família multiracial e garanto que alguns dos maiores racistas com que me cruzei, encontrei-os em África.

Mesmo em Moçambique há focos de racismo latente, nem sempre bem disfarçado. Racismo esse perpetuado por pessoas de diferentes raças.

Não sei como Mugabe aparece aqui, mas deve ser no contexto de que tiranos brancos podem ser substituídos com sucesso por tiranos negros.

Anónimo disse...

Este episódio passa-se num país cujo presidente é mulato... imaginem só o que será onde tal não é possível...

Viriato Dias disse...

Se Mugabe for um tirano negro eu não sei onde é que o Bush pára! Também não sei para onde vão os restantes dedos de quem o apoda ditador!!!

Um abraço

Reflectindo disse...

Meu amigo e irmão Viriato

Bush é foi tirano branco que gracas às regras democráticas regente nos EUA o fizeram calar...

Mugabe é um tirano negro que gracas às regras informais em Zimbabwe e África Austral o fazem falar alto ainda.

Tens algo para dizer???

umBhalane disse...

Obama, o Afro-Euro-Americano, presidente dos USA, foi eleito por ceca de 97% dos "Afro-descendentes", que por sua vez constituem cerca de 13% da população.

Sendo "certo" que os USA são eminentemente racistas, só na parte branca, estamos perante a consumação de uma enorme fraude.

Os brancos não votaram em Obama, e ele é hoje presidente!!!

GRANDE FRAUDE.

Brancos racistas, mas burros.

Só pode.