Isto anda mesmo mal: primeiro foram problemas técnicos com a Vodacon, agora são problemas com a Mcel. Está tudo difícil com os celulares, deve ser obra de espírito não contentado. Certamente o melhor no futuro será ter mais uma operadora: com três operadoras, certamente uma andará bem. Bem, em comentário e a seu pedido, divulgo na íntegra um texto do Clemente Intsamuele, aqui.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
5 comentários:
Comentário enviado pelo Clemente Intsamuele via email e com pedido de publicação: "Que triste situação se vive em Moçambique, as nossas duas operadoras móveis tem vindo a decepcionar aos seus clientes. Há dias foi a Vodacom que tinha problemas de rede o que inviabilizava qualquer operação, foram milhares de moçambicanos que viram seus objectivos a não serem alcançados. Grandes empresários, vendedores informais e outros viram o seu negócio a não andar devido a avaria registada na vodacom. Algumas pessoas aproveitaram o momento para lançar piadas aos clientes da vodacom que tanto se orgulham pelas promoções que aquela operadora tem vindo a oferecer. Qual é a diferença entre o ish yowe! Do dia em que não houve rede e do Ish yowé habitual? É que o segundo expressa um sentimento de satisfação, alegria e o primeiro é de dor, insatisfação, angústia, desespero. Foi por muitas vezes que vi muita gente comprar cartão inicial da Mcel na tentativa de refugiar se da desgraça que nos foi presenteada.Hoje é a vez da Mcel como se fosse um xitique que habitualmente é feito pelas Mamanas, o que difere as duas operadoras é o tipo de avaria poís na vodacom tudo era impossível e na Mcel o que é impossível neste momento é consultar o saldo e uma coisa muito importante para poder falar, recarregar o telefone celular. Eu e alguns amigos estamos desde a manhã de ontem a tentar recarregar os móveis sem sucesso e mais tendo crédito para efectuar uma chamada é preciso insistir tanto. O incrível é que até então ainda não apareceu ninguém na imprensa a prestar qualquer explicação do que está a acontecer peço que os clientes têm o direito de saber as razões, é verdade que poderão aproveitar o momento para se desculpar já que vivemos num país de desculpas. Bom a alternativa agora é bazar a operadora de cor azul ( bazza bazza)."
Triste, muito triste os Xikwembos da Vodacom foram a Mcel, do tipo bem feito tambem....
Enfim,...
Avarias acontecem em todo o mundo, mesmo que tenhamos que tipo de back ups, vamos ser pacientes o problema estara resolvido, assumo que eh constargedor mas fazer oke?
M
De facto é muito triste. Mas os problemas não acontecem só ai. Se o moçambicano gasta 20mt no mínimo para recarregar o seu telemóvel, cá, em Portugal, são precisos 5 euros o equivalente a 160 meticais que terminam em fracção de segundos. E o carregamento é outro dores de cabeça, pedem o número de refêrencia, etc, etc, o que me deixa muita das vezes com nostalgia da mCel ou da Vodacom.
Um abraço
"NAO RIR DA COBRA QUANDO ANDAR DE BARRIGA PORQUE AS QUE ESTAO NA COVA TE VEEM" PROVERBIO TSONGA, DAS TERRAS DE BOA GENTE.
o que esta acontecer em parte ma fé por parte das operadores .
Na gestão técnica d equipamento deparamos com 2 processos ,
primeiro é a manutenção preventiva que decorre em função a contagem de determinado numero de horas ,dias ,anos ou então numero de operações de funcionamento ,segundo as especificações técnicas do sistema ou equipamento ,e esta como é prevista também tecnicamente somos obrigados a informar ao cliente antecipadamente com vista a mendigar possível mal resultantes da nossa intervenção de manutenção ,por isso mesmo a EDM geralmente deixa um anuncio a partir da segunda para uma interrupção a acontecer ou nos sábados ou então nos domingos ( aconselhasse que essas intervenções sejam feitas em horas ou dias de menos procura do serviço.
a uma outra manutenção que é a correctiva ( muitas vezes é consequência da falta de manutenção preventiva ou mau uso do equipamento )esta como não esta programada ,acontece logo a pois um funcionamento anormal do sistema ou então paragem total .
tanto o que aconteceu na MCEL como na vodacom poderia ter sido alertado aos clientes ,porque ?
1-A vodcom estava diante duma intervecao programada para o sistema ,detectou alguma anomalia no sistema de migração de alimentação ,isto é não estava a receber energia de qualidade , e na tentativa de repor isto acabou criando um cor rompimento dos ficheiros .
2-A Mcel no âmbito do seu crescimento ,o que implica também o crescimento das suas plataformas sabia muito bem ,com base é experiência muito recente no âmbito de lançamento de 3G que nestas operações a risco de ter o sistema e off parcial ou totalmente ,pelo que poderia antecipadamente nos enviar sms dizendo que estava numa operação técnica cujo nível é susceptível de complicações de funcionamento .
aqui note-se que tanto no primeiro como no segundo caso estávamos perante um caso mais próximo de manutenção preventiva ,alias o crescimento das plataformas tem em vista dar maior facilidade ,o evitar de futuras avarias.
é necessário que nos de um recadinho antes dessas intervenções
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