21 outubro 2009

Não é só em Moçambique que mulheres são acusadas de feitiçaria

Não, não é só em Moçambique que as acusações de feitiçaria são feitas. E não é só em Moçambique que, a esse nível, as mulheres são atingidas e profundamente magoadas. Leitor amigo chamou-me a atenção para a notícia triste, chocante, ocorrida na Índia, que o vídeo abaixo exemplifica:

4 comentários:

micas disse...

Situação chocante.

Chocante, seja qual for a latitude.

mulheres do mundo disse...

infelizmente é assim em todo o mundo. mesmo no dito "mundo civilizado" há formas modernas de fazer este tipo de agressões

Su. disse...

Infelizmente o poder "espiritual" das mulheres vai representar sempre uma ameaça para alguns homens, melhor, para alguns animais pq algumas pessoas não passam de animais irracionais... infelizmente, a única arma dos pobres de espírito e ignorantes contra a sabedoria dos outros, é a violência... fazem lembrar alguns ditadores, em que era importante cultivar-se a ignorância no povo, para que este não os ultrapassasse e fosse uma ameaça para a sua fraca capacidade e conhecimento… infelizmente, estes actos de crueldade, aconteceram na inquisição, quando alguns tentaram que a sua doutrina superasse uma maior e mais enraizada e queimaram muitas mulheres na fogueira enquanto vestiam as suas saias… agora que reflicto no assunto, será que as tais criaturas julgaram que ao acabarem com a presença da mulher no reino das doutrinas “espirituais”, ao reduzirem a sua significância nos seus templos e vestirem as suas saias conseguiriam usurpar-lhes o dom espiritual(?),… ah, como eu gostaria de ter um comentário do Senhor Freud sobre o assunto, alias, este é sem duvida um interessante tema para ser estudado numa aula de sociologia… enfim, infelizmente passaram-se décadas e estes actos desumanos continuam a existir, vergonhoso.

umBhalane disse...

Bom, de facto esses que usavam/usam saias, e a sua "santa" inquisição, foram bem lembrados.

É preciso não esquecer. Não esquecer, NUNCA.

Mas para não induzir alguém em erro, sem querer branquear nada, antes pelo contrário, porque assim os crimes ficariam reduzidos a "metade", também queimaram/torturaram muitas "calças".

Normalmente sofrem sempre os mais fracos.