19 outubro 2009

(55) 19/10/09

Nas próximas horas vou aqui apresentar alguns cenários sobre participação, vencedores e vencidos nas eleições presidenciais e legislativas de 28. Aguardem.
Adenda 1 às 15:52: nos cenários que vou começar a apresentar (e para os quais peço a participação crítica dos leitores), é suposto não haver fraude, é suposto estarmos perante processos (digamos) cristalinos. O cenário 1 que se segue é, eventualmente, muito oficial, muito clássico, com uma taxa de abstenção baixa (de 40%) e cerca de 5% de votos brancos e nulos. Ei-lo:
- Vencedor presidencial: Armando Guebuza, com 51% dos votos. Em segundo lugar ficará Afonso Dhlakama com 29% e, em terceiro, Deviz Simango, com 20%.
-Vencedor legislativo: Partido Frelimo, com 51% dos votos, seguindo-se a Renamo com 34%, o MDM com 10% e "restantes" com 5%.
Nota: talvez venha a fazer algumas conjecturas em termos de vitórias legislativas por províncias.
Adenda 2 às 16:25: o KC mandou-me as fotos que se seguem, com a seguinte legenda: "Convivência na cidade do Gúruè", "A 1 quilómetro da vida do Ile", "Sem espaço para outros na vila do Ile" e "Cruzamento de Nampevo a 39 quilómetros do Ile":




Adenda 3 às 16:42: o cenário 2 que se segue é bem menos clássico: taxa de abstenção de 50 % e cerca de 7% de votos brancos e nulos, segunda volta presidencial em perspectiva. Ei-lo:
- Candidato presidencial mais votado: Armando Guebuza, com 40% dos votos. Em segundo lugar, Afonso Dhlakama com 35% e, em terceiro, Deviz Simango, com 25%.
-Candidato legislativo mais votado: Partido Frelimo, com 55% dos votos, seguindo-se a Renamo com 35%, o MDM com 5% e "restantes" com 5%.

Adenda 4 às 17:09: o cenário 3 que se segue é ainda bem menos clássico: taxa de abstenção de 30 % e cerca de 6% de votos brancos e nulos, segunda volta presidencial em perspectiva. Ei-lo:

- Candidato presidencial mais votado: Armando Guebuza, com 40% dos votos. Em segundo lugar, Deviz Simango com 35% e, em terceiro, Afonso Dhlakama, com 25%.

-Candidato legislativo mais votado: Partido Frelimo, com 45% dos votos, seguindo-se a Renamo com 35%, o MDM com 15% e "restantes" com 5%.

Adenda 5 às 18:38: ainda não terminei os cenários.

15 comentários:

Teo Mambo disse...

Professor,
Permita-me observar que, para um candidato presidencial vencer, deve ter 50%+1 de votos. Neste caso, com rigorosamente 50%, um candidato (na hipotese, Guebuza) nao poderia ser considerado vencedor. Deveria haver uma 2a volta, com o 2 mais votado, neste caso Dhlakama.
E claro que, faltando apenas 1 (um) voto, nao seria dificil ser adicionado! Ate a dupla CNE/CC poderiam dar essa mao!

Carlos Serra disse...

Obrigado, sou mesmo asneirento. Já corrigi...

Viriato Dias disse...

Admira-me o facto do professor reconhecer os erros. É impressionante. E eu que tenho a mania de citações, vou descarregar uma de José Hermano Saraiva que eu tanto uso para mostrar que também nada sei, cito: "Quanto mais se investiga mais se vê que afinal se não sabia." É raro na nossa academia essa humildade intelectual.

Abraço

Abdul Karim disse...

em relacao ao cenario 1 apenas nao sei se vamos a tempo de ter os processos cristalinos.

desde problemas de recenciamento eleitoral, CNE sob suspeita, criacao e aprovacao de partidos fantasmas, exclusao de partidos, decisao do CC, investigacao da PGR, a divisao de fundos da campanha , a propria campanha violenta da frelimo, uso abusivo de patrimonio do estado, compra de votos a troco de pagamento de dividas dos partidos, ataques emocionais da imprensa governamental aos observadores internacionais, prisoes aos membros da oposicao, desinformacao atravez dos meios de comunicacao do estado, concursos de producao de material eleitoral, ate o uso de representacoes diplomaticas Mocambicanas no exterior para ameacas a potenciais eleitores Mocambicanos residentes no exterior ( India ) por manifestarem simpatias contrarias ao canditado do partido no poder.

outra questao que vem na boleia 'e : se o cenario 1 'e o classico e oficial, qual a necessidade de tanta "bagunca" no processo eleitoral ?

Carlos Serra disse...

Estou apenas no campo das hipóteses...

Anónimo disse...

Parece que alguns pensam é preciso recorrer as previsões astrológicas para saber o resultado das eleições presidências. Será que já confiamos nos dados de nascimento dos candidatos, no seu suposto posicionamento das casas astrológicas? Será que o Saturno, Urano e Júpiter na Casa do Marte decidem sobre quem ganha as eleições? Ou já houve influências da Lua? Quando vamos ver o ultimativo horóscopo eleitoral do estimado professor?

Carlos Serra disse...

Deixo entrar o seu comentário, delicadamente anónimo, face à profunda inteligência que demonstra.

Carlos Serra disse...

Já agora: quer que revele o seu IP e seu blogue?

BMatsombe disse...

Esse cara austral é da fauna que entrava bué no site aqui antes das regras surgirem. Eles ficam chateados à brava em sua formatação política, já viu? E depois são nada cobardes, sempre usam nome real.

hayden disse...

No meu modesto senso, e sem tentar usar numeros, havera uma segunda volta eleitoral para presidenciais entre Guebuza e Davis. Nenhum destes tem hipotese logo a primeira e a vantagem de um sobre o outro nas tais primeiras vao ligeiramente para o primeiro. Na segunda volta Guebuza vai ganhar mas com minuscula diferenca. No periodo 2010 - 2015 vamos assistir uma excelente governacao de Guebuza. Neste periodo MDM sera uma grande forca de oposicao. Mas seja como for, Frelimo vai apanhar grande susto, e continuara a governar por muitos anos, mas, vai tentar ganhar a massa pensante, os jovens, sera outra Frelimo. Volto a consultar ao Sr. Frefessor sobre meu vaticinio depois de 28 de Outubro. Muito obrigado.

Chauque disse...

Já agora: quer que revele o seu IP e seu blogue?

Dr, dsculpe me a pergunta fora do assunto em quistao, so que algo chamo me atençao, é possivel revelar o IP e blogue dum anónimo?

Carlos Serra disse...

Os autores de pseudónimos têm coordenadas técnicas. A interpretação dessas coordenadas pode revelar quem é o autor. Repito: pode. Olhe que o Elísio Leonardo sabe bem dessas coisinhas e creio que até já escreveu sobre isso...

sitoejunior disse...

Cenario das eleicoes Armando Guebuza 67%,Afonso Dlhakama30% Daviz simango 3%

frelimo 73%
renamo 22%
MDM 5%
este e o cenario destas eleicoes na minha opiniao.

Anónimo disse...

Essa de colar os panfletos nos sinais de transito nao e ilegal? se e ilegal que medidas estao sendo tomadas contra os partidos que o fazem?

umBhalane disse...

Caro SitoeJunior

Poderá fazer o favor de dar a sua opinião em que universo de eleitores?

Percentagen da abstenção.

Obrigado.