20 outubro 2009

Tsvangirai com Guebuza hoje

Em meio ao agravamento da crise política no Zimbabwe, o primeiro-ministro Morgan Tsvangirai deve encontrar-se hoje na cidade de Chimoio com Armando Guebuza, presidente de Moçambique e actualmente responsável do órgão de política e segurança da SADC. Confira aqui. Recorde aqui, aqui e, a propósito de um encontro entre ambos em Abril do ano passado, aqui.

10 comentários:

Abdul Karim disse...

gebuza 'e muito lobista.

Viriato Dias disse...

Não Karim, aqui discordo. Este encontro é necessário, sim. Creio que há motivos para a sua realização. O GUN não pode falhar. Mas tudo depende do Morgan e é preciso o presidente da república dar aulas aulas de sapiência ao líder do MDC, no sentido desse saber conter-se em determinados assuntos. Creio que o saldo deste encotro será produtivo.

Um abraço

Abdul Karim disse...

eu nao disse se o encontro 'e ou nao necessario.

quanto ao GUN falhar, esse 'e um problema da frelimo, nao meu.

acho pessoalmente que se o GUN falhar, que a frelimo fica mal parada, mas isso deve preocupar a frelimo, e acho que o guebuza esta usar o seu lobismo por isso mesmo, para manter o GUNismo vivo.

mas nao comprendo a sua preocupacao Viriato, Voce diz que nao 'e da frelimo, entao porque essa preocupacao toda ?

Viriato Dias disse...

Nunca fui da Frelimo. Jamais seria. Posso lhe tranquilizar isso. Sabe amigo, o que eu procuro fazer é justiça dos factos em função do calor do meu pensamento. Posso lhe garantir também outra coisa, sou igual a Manuel Alegre, em Portugal. Tenho a mesma filosofia de pensamento.

Percebo a sua pergunta, por isso meu caro amigo Karima, não e preocupa, o meu voto será para Daviz Simango e o MDM. Mas nã acho que se deva dispar no escuro.

Um abraço

sitoejunior disse...

uma pergunta ao karim o presidente Guebuza vai receber o morgan na qualidade de candidato e presidente da frelimo ou de PR de mocambique?agradecia que me explicase ja que e muito esclarecido

Abdul Karim disse...

Nao tenho a minima ideia, Sitoe Junior.

mas tambem esta dificil destinguir o presidente da frelimo do presidente da republica, por enquanto, nao acha Sitoe Junior.

umBhalane disse...

Dogmático.

Anónimo disse...

E muito interessante. Ao inves de discutirmos ideias salutares estamos preocupados em degladiar pelo menos importante. O mais importante nao e saber se sao da frelimo, mdm, renamo ou outro partido. Vamos aproveitar e usar este espaco para expormos ideias uteis mesmo que para uns estejam erradas ou meio erradas. Nao andemos a caca as bruxas. Curioso ate e que alguns diabolizam a comunidade internacional mas depois se identificam com figuras da comunidade internacional. Sera realmente isto util para o pais? certamente nao.

Ha muita gente que diz que o pais esta a um bom ritmo de desenvolvimento. Concordo mas e preciso estarmos conscientes que ainda estamos a milhares de anos luz de distancia de paises como a Africa do Sul sem querer falar da Europa. Todos aqueles que ja tiveram a oportunidade de atravessar a fronteira sabem disso. Por isso ao invez de nos acomodarmos e/ou fazermos mau uso do nosso tempo, energias e tempo em guerrinhas pessoais e/ou ideologico partidarias vamos trabalhar, trabalhar, trabalhar.....

Anónimo disse...

esse discurso parece muito bonito mas esconde uma clara intencao a saber: pensar como partido no poder. "trabalhar, trabalhar"...disco gasto. sim ou nao camarada anonimo?
(anonimo declarado)

Anónimo disse...

Nao vou alimentar essas discussoes desnecessarias. Por acaso nao so nem da frelimo nem da Renamo e nem do MDM. Sou cidadao mocambicano, honesto, trbalhador e com muita cede de conhecimentos e ideias que me ajudem a melhorar as condicoes de vida da minha familia contribuindo para o engrandecimento do meu pais. Dispenso discursos baseados em acusacoes e discussoes desnecessarias.