16 outubro 2009

Tsvangirai recusa manter-se no cargo

O primeiro-ministro do Zimbabwe, Morgan Tsvangirai, recusa manter-se no cargo em protesto contra nova detenção do membro do seu gabinete Roy Bennett. Confira aqui.
Adenda às 19:33: o juíz do Supremo zimbabweano, Charles Hungwe, mandou libertar Bennett. Confira aqui. Obrigado ao Ricardo, meu correspondente em Paris, por me ter enviado a referência do portal.

23 comentários:

Anónimo disse...

Vamos ver como vai reagir o nosso amigo Viriato.

Viriato Dias disse...

Mugabe só tem a ganhar caso Tsvangirai recuse, efectivamente, a permanecer no cargo de primeiro-ministro. Mugabe é um homem inteligente e maduro, sabe que o seu adversário têm um suporte externo - o Ocidente, seu principal inimigo, razão pela qual Mugabe não verga. É preciso compreender que quem prende não é Mugabe é a justiça do Zimbabwe e mais ninguém. Mas parece-me que Mugabe está condenado a ser o mau da fita.
Um abraço

umBhalane disse...

Mugabe além de um "grande herói", que até nem chacinou, assassinou, matou cidadãos negros/pretos do Zimbabué, por serem de Etnia/Nação diferente, apenas isso,

tem que carregar, ainda, com o pesado fardo da incompreensão.

Injustiça.

E ainda por cima deram o Nobel ao Obama!

Definitivamente, não é justo para Obama.

Viriato Dias disse...

Estou a tentar compreender os que dizem que o prémio Nobel da Paz não merecia ser atribuido à Obama, quer dizer, queriam que o Bush contiuasse no poder e a matar?

Obama fez a diferença mesmo antes dele tomar posse, ou seja, tornou-se prémio nobel da paz no parto. Eu creio que não fosse Obama, com o carrasco do Bush já tinhamos a contabilidade de vítimas a aumentar, no Iraque, Irão, Palestina, sei lá mais aonde. Sejamos cautelosos, Obama representa uma visão diferente da História.

Quanto a Mugabe, sabe meus caros, eu gostaria que alguém apontasse um único erro dele, para eu pedir renúncia ao professor Serra. Um só!!! Sinceramente, este homem continua a não ser compreedido, será que alguém pode parar e imaginar que Mugabe é inocente?

Um abraço e bom final-de-semana a todos

Anónimo disse...

umBhalane, o que nós temos de aguentar...

tem gente que, depois do chefe perder, vai achar normal que este se mantenha pela força... tal como Mugabe...

Viriato Dias disse...

Para mantermos o diálogo em torno deste assunto, peço-lhe, meu caro anónimo, que se identifique. Chefe? Não sou lacaio.

Um abraço

umBhalane disse...

Rectificação.

Onde diz: "Definitivamente, não é justo para Obama."

Deve ser

Definitivamente, não é justo para Mugabe.

Como é lógico.

Definitivamente, não é justo para Mugabe.


Queiram desculpar.

umBhalane disse...

Pois é caro Anónimo 16/10/09 4:43 PM

Vamos ter que aguentar mesmo!

Fazer o quê?

Viriato Dias disse...

A primeira palavra é que vale. Apoiar-se num anónimo é apoiar-se a nada, se não tem nome, não dá a cara, é anónimo. Não sei porquê é que o professor ainda admite comentários deles, se não é para denunciar nada. Ainda querem ser imparcial. Este diário é imparcial e não há nada a temer, por isso saiam do véu de ferro e entregam o corpo à bala.

Ao fim e ao cabo todos querem ser Caros Cardoso, todos querem se inspirar nele, mas não dão à cara, tem medo de morrer, pois eu não, nunca tive.

Um abraço

Anónimo disse...

O voto é anónimo.

Carlos Serra disse...

De que fala o último anónimo?

Anónimo disse...

Ha gosto para tudo. Ha ate quem venerava Hitler por isso nao me admira que haja gente que venere Mugabe.

Anónimo disse...

Uma pergunta para satisfazer a minha ignorância.
A questão do Zimbábwe reflecte violação da democracia? Ou será a luta intestinal pela libertação de um povo colonizado? Haverá democracia sobre o manto do colonialismo?

Ooops, foram três perguntas! My bad...

Caro professor, peço a sua ajuda para esclarecer estas...

aminhavozz disse...

E é este o Tsvangirai que constava da lista de nomeados ao prémio Nobel da Paz... Ele mesmo! Grande promotor da paz ... Não hajam dúvidas.
E ainda há quem reclame que o vencedor tenha sido Barack Obama..

umBhalane disse...

Continuo sem entender porquê que Mugabe, Zanu PF, é boa para o Povo do Zimbabué, e os mesmos, opinam, escrevem que Guebuza, Frelimo, não servem para Moçambique.

"Uma no cravo, outra na ferradura"

Sei que é preciso CORAGEM, ter carácter, para em Moçambique ter ideias, melhor, manifestar ideias contrárias ao regime.

Propalá-las, divulgá-las, debate-las – SEI - é preciso ter coragem.

Conheço os riscos.

Agora, há pessoas, que devem falar apenas do tempo - da chuva, do sol, do vento, das nuvens, ...

Tem muitos assuntos "importantes" nessa matéria.

Como não têm coragem, e não conseguem, desconseguem mesmo, ficar calados,

falem, escrevam sobre o tempo - é também inócuo,

é vossa vocação,

e sempre terão umas miseráveis migalhas do banquete,

que displicentemente, os cabritos, que vos desprezam, porque vos conhecem profundamente,

deixarão cair propositadamente.

ESCREVAM SOBRE O TEMPO.

Viriato Dias disse...

A ironia tem os seus perigos e não fica bem para algumas pessoas.Seria extenuar o meu rico tempo para decrever com (a+b) aquilo que são as realizações do Governo de Mugabe. Só pessoas mal intencionadas e saudosistas podem pensar que o Zimbabwe é um campo de concentração nazista. Esquecem-se até de que aquele país é independente e soberano. Não precisa e se atrelar a x ou y para erguer, pedra sobre pedra, a nação.

Nos jornais de há 15 anos atrás Mugabe aparece como o herói ao lado dos ocidentais, o menino bonito. Nessa altura o povo chupava dedo, mas o país não deixava de ter o título de melhor economia da região. Mugabe decidiu avançar com a reforma agrária e tornou-se um ditador. Meu Deus, ser lacio é coisa difícl de ser. O homem não aceitou e tem que sofrer as mais duras críticas dos seus detractores.

Ninguém fala de Cuba, do Malawi, da Zambia, da América - que a morte é o pão nosso de cada dia, enfim, parece-me que a ditadura foi inventada por Mugabe. Pois é, o povo está ao lado deste homem, como esteve ao lado de Salazar. Como esteve ao lado de Samora, etc.

Por aqui me fico, um abraço e bom final de semana.

Edilson Janeque disse...

Olha Viriato se o povo chupava dedo naquela altura hoje creio eu que nem dedo tem para chupar , ainda que não concorde com o que se observa em moçambique, concordar com o que se verifica no zimbabwe é demais
Concordo com a reforma mas discordo da forma como foi levado acabo
Vejem só que Xivangirai utilizou uma forma de protesto não violenta, o que é de salutar aliaz este teve que ceder muita coisa, quem não se lembra da tortura que este sofreu? até teve que aceitar ser perdedor das eleições a única oportunidade que teve para estar no poder é caso para se dizer que sacrificio...pois aqui em africa deixar o poder escapar é raro

Viriato Dias disse...

Janeque,

Por favor, leia o meu artigo que publicarei amanhã no "Bricolando o social". É preciso compreender meu caro amigo que não há processos históricos perfeitos, nem acabados. É normal que depois da corredela dos farmeiros brancos a situação se deteriorasse, é para isso que o GUN está lá a trabalhar. Caso o Tsvangirai não esteja disposto para tal, os zimbabweanos estarão com Mugabe, como sempre soube estar.

Em Moçambique depois da retirada do colono não pense, meu caro amigo, que a situação foi fácil. Posso lhe dizer com toda a sinceridade que o país só começou a andar para frente verdadeiramente há 9 anos atrás.

Acha, JANEQUE que seria possível avançar com a reforma sem prejudicar os farmeiros? Acha meu caro amigo que seria possível a Inglaterra conceber isto com palmas. Não, dai que Mugabe esteja a sofrer um ódio diabólico do Ocidente, e não é o único, mais uma vez, o povo vai vencer.

Abraços

Anónimo disse...

Razão para a violência no Zimbabwe?

Mugabe agiu contra os interesses dos ocidentais que não brincam em serviço quando o assunto é $$$$mola...

Logo a seguir, começou a sofrer um ataque com pretensões de o derrubar.

O poder se conquista, o poder se defende. Caso ele brinque, os serviços secretos MI6 ou MI5 lhe limpam o sarampo. Vejam os atentados que ocorreram com Morgan, Samora, Mondlane, Nkruma e tantos outros líderes africanos. Mas hoje em dia têm coragem de aparecer no History Channel, CCN e BBCss anunciando o envolvimento da CIA e outros em muitos destes casos.
Mugabe não quer fazer parte destas estatísticas; por isso a sua paranóia, e com razão.

Infelizmente, o povo Zimbabweano fica apertado nesta sanduíche. E daqui a alguns anos, depois de alcançar a sua emancipação, terá que se libertar de Mugabe porque este terá se viciado no sangue derramado.

Paz para a mãe África!!!!!!

Edilson Janeque disse...

Bricolando o social". É preciso compreender meu caro amigo que não há processos históricos perfeitos, nem acabados. Concordo contigo neste aspecto, por isso é que o Xivangirai está a fazer parte dele nesta história que alias ja mereceu indicação para nobel apesar de não ter ganho. So falta me dizer que neste caso o ocidente manipulou, francamente estas despresar o sacrificio de um homen pelo bem de um povo, aqueles zimbabweanos que votaram para a vitoria de Xivangirai tem consciencia disso , ou também vais dizer viriato que a vitoria deste homem nos votos foi obra do ocidente?
Mugabe não está agir de uma forma inteligente, isto é, ele prefere olho por olho dente por dente, será que é a melhor opção? Mugabe deveria aceitar concelhos de Chissano, pois este soube lidar com o lider da oposição em prol da estabilidade do pais.
Eu tenho muitas pergunta para ti viriato será que é so no zimbabwe que o ocidente mete o nariz? Porquê o Chissano e a Frelimo são tolerantes com a Renamo e o sr Afonso Dhlakama? Mas o mugabe não pode ser com Xinvangirai e o MDC?, a forma mais passifica que este encontrou de fazer um protesto foi esta, preferias manifestação que provavelmente acabaria com sangue de mais zimbabweanos? Olha o Viriato o vassalo do ocidente pelo menos parece-me que é mais inteligente do que o Mugabe, olha mostras ai no teu texto uma faceta com tendencias raciais quando dizes:É normal que depois da corredela dos farmeiros brancos a situação se deteriorasse- suas palavras viriato
Nao havia necessidade de tocar na cor dos farmeiros

umBhalane disse...

Já argumentei, também com o Viriato, que não há reformas agrárias brancas, pretas, castanhas,...

Há apenas reformas agrárias, problema eminentemente técnico/social - cujo objectivo e execução devem ser claros - distribuição da terra pelo Povo, pelo Povo, o mesmo que dizer camponeses familiares, maioria da população no Zimbabué/África.

O modo como se executa essa política deve ser inteligente - não destruir o tecido agro-industrial do País (no caso).

Os meios que se utilizam.

Sou dos que penso sinceramente que era necessário uma reforma agrária no Zimbabué.

Assim como penso que também é necessária, por exemplo, no Brasil - mas aqui há um grande problema - não poderá ser com alvo na cor, tal a mistura - grande problema, mesmo.

Não estou a ver um qualquer "Lula" a seleccionar, a correr, com apenas farmeiros brancos.

Estão tramados!!!

Fazer o quê, como?

A não ser que se escolham os "loiros com olhos azúis".

Viriato Dias disse...

Pergunta-me porquê é que o Ocidente quer o Zimbabwe? Caro amigo, o Zimbabwe até então era um receptáculo de riqueza para a Inglaterra, como Cabo-Verde para Portugal ou a França para o Gabão, etc. Vontade não lhes faltam, a esses países de tomar as suas ex.colónias, ai já o fazem, mas de forma indirecta. É preciso compreender que o Zimbabwe aglomerava uma centena de interesses satélites da Inglaterra. O amigo só vai perceber isso quando este processo chegar ao fim.

Quanto a história do Brasil, aquilo ainda vai arrebentar. Pode ter a certeza, Tudo está como está porque uma série de anestesia está a acalmar o que não se pode. Vamos esperar para ver. Não admire que um dia, quer na África do Sul, quer no Brasil as coisas piorem, é uma questão de ler o futucuro.
Um abraço

umBhalane disse...

Realmente Cabo-Verde, e suas infindáveis riquezas, são muito apetecíveis!!!