17 outubro 2009

O que Morgan disse


A situação no Zimbabwe volta a ter contornos preocupantes. Por exemplo, eis o que o primeiro-ministro, Morgan Tsvangirai, disse a propósito do desengajamento relacional com a ZANU-PF de Robert Mugabe, aqui. Nenhuma palavra oficial sobre a ruptura no oficioso "The Herald" online de hoje, a conferir aqui.
Adenda às 20:54: um texto de Siyabonga Ntshingila com o título “The Mugabe conundrum”, aqui.

28 comentários:

Viriato Dias disse...

Morgan tem dois caminhos a escolher: ou se identifica com a causa do Zimbabwe ou terá que seguir os seus vassalos. E mais nada. Mugabe jamais iria permitir uma nova colonização. E quanto mais envelhece mais doce se torna aquele homem em termos de visão. É como o vinho do porto. Engana-se quem pensa que Mugabe vai vergar-se, já o demonstrou aqui e no céu que ele está no Zimbabwe para ficar e mandar.

Um abraço

umBhalane disse...

As tácticas de Mugabe são já conhecidas, e velhas.

Ele, a Zanu PF, tomaram de assalto o Zimbabué, intimidaram e mataram pessoas que ocupavam altos cargos, nomeadamente independentes - juízes, apoderaram-se das instituições, militarizaram o país, mormente através de milícias populares,..., perverteram quaisquer ordem institucional, moldaram o Estado à sua imagem – uma quadrilha organizada.

Estamos perante um típico regime fascista.

Mugabe é um FASCISTA.

Isso é o que ele seria no Ocidente.

Como estamos em África!

Nota - Agora, o que ainda desconsegui de entender, é como é que ele é fortemente apoiado por alguns Moçambicanos letrados, os que frequentam a blogosfera, e esses mesmos estão contra a Frelimo - o mesmo tipo de regime, mais favorável à Frelimo, neste momento, e esquecendo o passado, o que não convém, de verdade.

E esta não é para o Viriato.

Desta vez, está dispensado!

Viriato Dias disse...

Morgan tem dois caminhos a escolher: ou se identifica com a causa do Zimbabwe ou terá que seguir os seus patroes. E mais nada. Mugabe jamais iria permitir uma nova colonização. E quanto mais envelhece mais doce se torna aquele homem em termos de visão. É como o vinho do porto. Engana-se quem pensa que Mugabe vai vergar-se, já o demonstrou aqui e no céu que ele está no Zimbabwe para ficar e mandar.

Um abraço

umBhalane disse...

Por falar em vinho, Viriato, esqueceu-se de um pormenor essencial:

- Um bom vinho melhora com a idade. Ao contrário, um mau vinho azeda, avinagra, só piora com a idade.

Mugabe, para mim, é um muito mau vinho.

Intragável, nem para vinagre serve.

Bom fim-de-semana,

e beba um bom Alentejano por mim, mas que seja bom.

iriato Dias disse...

umBhalane,

Deve estar muito equivocado em relação a história do Zimbabwe. Aconselho-lhe a cavar os fossos da história para perceber na íntegra os problemas do Zimbabwe e da África em geral. Aconselho-lhe a levar dois instrumentos que nós, os arquelogos de palmo e meio usamos nas escavações, a picareta e o martelo. Deve também levar lenço para limpar as lágrimas, porque o seu Ocidente matou, expropriou e pilhou.

Mugabe é o único líder africano depois de Samora Machel e Kadaf, na Líbia, que não se verga e sabe definir as coisas. Eu tenho pena que umBhalane não consiga enchergar que Mugabe é inocente. O povo está com ele. O Sr. Morgan é um vassalo da Inglaterra, está ao serviço dos farmeiros expulsos por desobediencia compulsiva as auutoridades.

Mugabe jamais usurpou o Zimbabwe. Convido-o a ir para Zimababwe, nao há nda do que se diz por ai, uma meia duzia de analistas frustrados que escrevem coisas desfasadas, que nao tem nada a ver com a realidade no ttereno. Digo mais, respondendo a sua questão sobre o facto de eu nao gostar da Frelimo, sao realidades opostas. No meu artigo a sair 2f faço uma comparacao entre a diitadura e a democracia-corrupçao, ha-de ver que morre-se mais na democracia que nas ditaduras. A escolha é sua.

Um bom vinho lhe espera no alentejo.

Abdul Karim disse...

Viriato, estou surpreso.

tem uma contradicao que nao entendi como "comparacao entre ditadura e democracia- currupcao"

que eu saiba democracia nao 'e currupcao, a democracia parece-me um sistema de governacao e a currupcao um mal.

estara tentando imputar a nossa porca currupcao 'a democracia ?

"morre-se mais na democracia que na ditadura. e escolha 'e sua"

esta sugerindo ditadura aos Mocambicanos ? e tentando justificar atravez da "heroicidade" de Mugabe ?

o seu artigo na 2f visa comparar mugabe com guebuza ? se for essa intencao, acho que esta muito bem, ate acho os dois muito parecidos, velhinhos, baixinhos, acho que o guebuza ganha na barriga, ja contas bancarias nao sei.

Viriato Dias disse...

Karim, meu caro amigo!

Deixa lá ver se te consigo explicar. O país saiu das garras de um leão para as patas de um elefante. Certo? Ou seja, saiu da ditadura samoriana para uma democracia a moda africana. Só que na prática esta democracia está a custar caro ao país e ao mundo em geral. Veja só um aspecto. Desde que o país adoptou a bendita democracia o que vimos são mortes atrás de mortes, mortes que não param. Alguns estão ainda em trabalho de parto, mas que de certeza vão surpreender-lhe...Sabe porquê? Porque a democracia é sinónimo de corrupção. A corrupção é um mal maior! Está no meu artigo de opinião esta passagem.

Quanto a Mugabe, o meu sentido de opinião não muda. Tenho este homem como um simbolo, quer queiram ou não, não vejo uma outra pessoa com o qualidade de Mugabe. Uma qualidade de paz e não de subserviência.

Um abraço e zicomo

Anónimo disse...

Viriato, como é que o senhor não é da Frelimo?

Viriato Dias disse...

Também a mim dói responder a anónimos. Enfim, vou abrir uma excepção, apenas para dizer que não admiro Mugabe em função daquilo que a Frelimo é ou defende em relação a pessoa de Mugabe, mas porque tenho um sentido crítico de vida. Sabe que admiro David Aloni mas este era crítico de Mugabe, justamente por isso, não sou esponja, temo a minha maneira de ver as coisas. Felizmente ainda penso sozinho!!!

Edilson Janeque disse...

Queria fazer recordar ao Viriato que assim como a democracia a "moda Africana" tem estado a custar a vida de muita gente a ditadura também custou a vida de tanta gente. Quem não se lembra dos campos de fuzilamento e as causas deste?
Quanto ao Mugabe o seu regime ditatorial em nome da causa Zimbabweana tem estado a derramar muito sangue principalmente a de aqueles que se opõem ao regime.
Quanto ao não conhecer a realidade Zimbabweana eu concordo contigo pois ninguem sabe ao certo dos beneficios que as politicas actuais de mugabe trouxeram ao zimbabwe, será que a expropriação de terras não foi resultado do desentendimento de mugabe com o ocidente?, não se trata de uma especulação mas sim de uma duvida, porque o que sabemos não vai mas do que relatos dos imigrantes zimbabweanos e dos midias .
Sob meu ponto de vista o regime democratico moçambicano ainda que nao satisfátorio não se compara com o regime ditatorial do mugabe, pois cada um tem seus erros, mas o que faz com que o regime mugabista seja pior é o facto de até agora não beneficiar em nenhum momento ao povo, ainda que no caso dos dos "mocambicanos o beneficio ser parcial"
Dizer que Xivangirai é vassalo do ocidente é o mesmo que afirmar que mugabe já foi ou seja já prestou o mesmo serviço, e nesta altura as condições de vida dos zimbabweanos eram melhores que as actuais, pois depois das expropriações o zimbabwe mudou para pior pois passou a depender do ocidennte ainda mais, e assim uma pergunta fica no ar: Será que valeu a pena? Só o futuro dirá, mas por enquanto o regime mugabista tem sacrificado a vida dos zimbabweanos a favor do enriquecimento ilicito.
Os intelectuais zimbabweanos abandonaram o barco por uma simples razão: Não tem espaço para eles no barco de mugabe.

Viriato Dias disse...

O meu amigo Janeque começou bem mas no fim perdeu-se. Eu percebo porquê, falou com o coração. Em todos os regimes há gente que partem. Eu sou um deles. Não abandonei, cedo ou tarde estarei ai. Se calhar sou mais prestativo cá do que lá, em Moçambique, espero que seja moçambicano a residir no país.

Os feitos de Mugabe são muitos. Repito, perderiamos muitos dias a enumerá-los. O meu amigo Janeque o que sabe é aquilo que os analistas e a imprensa ocidental pinta. Não quero dizer que não hajam dificuldades, não sou tão cego assim para não reconhecer isso, mas também o país não é aquilo que pintam. Estive lá e conheço. Tenho uma dezena de amigos a formarem-se em várias áreas e não catalogam nada disso que dizem. Vou-lhe dar um exemplo, Mia Couto era um dos que pensava mal de Mugabe, não só ele, o investigador Gaspar, hoje, depois de uma autopsia aturada dos factos viram que não, que afinal de contas Mugabe é inocente.

Ninguém, para além dos líderes africanos conseguem ver que este homem é inocente. É difícil, eu reconheço. Nunca lidaram com a diplomacia. O Ocidente impõe, corrompe, faz tudo e menos nada.

Os que partem nem sempre são os sofredores, pelo contrário, são aqueles que gozam de uma vida estável, pode acreditar no que lhe digo.

Sir Baba Sharubu disse...

I beg to disagree with all of you.

The top rainmakers in Zimbabwe are the generals Chiwenga(ZIM Military Chief), Chihuri(Police), Shiri(Air Force) and Zimondi(Prison Service).

President Mugabe is a useful figurehead(testa-de-ferro).

Edilson Janeque disse...

Olha Viriato é dificil não se levar pela emoção num assunto que a partida está coberto de sentimento, maguas, dor etc,
Concordo contigo os feitos de mugabe provavelmente sao incontáveis, mas isto no passado eu me pergunto no presente os seus feitos continuam a ser incontáveis
Sou moçambicano e a residir em moçambique, aliaz cresci no Chimoio uma cidade com fortes influências dos macomeredes. Não estou a por em causa os feitos do passado de mugabe mas sim do presente. Concordo com a tese de que só nos deixam ver o que querem para nos vermos, mas o governo de mugabe pouco faz para mostrar o seu lado , ora a zbc é igual a tvm e quanto as tvs privadas este quando quer ordena o seu encerramento, ora Viriato que julgamento a favor de mugabe quer que façamos face a isto?
Olha Viriato concordas com a atitude de mugabe de usurpar o poder , pois o vencedor ficou claro que nao foi ele mas parece-me que consideras legitmo esta atitude se estiver errado me diga. Viriato se mugabe fez muito a frelimo e os seus herois tambem fizeram. Mas nem por isso devemos deixar de apontar o dedo aos erros que são cometidos estes. Nos teus comentários há um paradoxo não apoias a frelimo e o seu candidato mas apoias o mugabe e a ZANU-PF, porque? Se até certo ponto sob o aspecto politico não se diferem tanto. Dizes que mugabe é inocente porquê? Pode ser que as ilustres figuras que apontaste até concordem em algum momento com a reforma agraria imposta no zimbabwe mas concordar que por isso mugabe é inocennte é demais, duvido que mia couto concorde.
Olha o dizeres que tens amigos que formaram-se em diveras áreas no zimbabwe e que estes confirmam que o que o ocidente pinta é mentira, e sustentar o teu argumento por ai até certo ponto é empirico, na cidade da Beira há lá uma rua que ja a apelidaram de rua robert mugabe, pelo facto das imigrantes zimbabweanas estarem a exercer a actividade de prostituição e geralmente nesta mesma cidade há autocarros que trazem zimbabweanos que vem comprar mercadoria e vender semanalmente ou mensalmente, numa avalanche ja mais vista, estão a procura de melhores condições de vida, pois segundo estes ao conseguirem a moeda moçambicana e ao trocarem em dollares zimbabweano consenguem alguma coisa para o seu sustento, ainda assim continuas a dizer que o ocidennte é que pinta, zimbabwe ja era
Quanto ao ocidente concordo contigo parcialmente, porque em algum momento estes até sao benevolentes ora vejamos é só olharmos a quem beneficia as ajudas financeiras que estes dão de uma forma geral aos africanos e não so vamos olhar para o antes e o depois, no Zimbabwe e vamos perceber que a responsabilidade da pobreza em africa é nossa actualmente, ora quando o zimbabwe recebia apoio do ocidente estava tudo bem depois que estes abandonaram o barco de mugabe e deixaram de injectarem dinheiro pelos" motivos que se conhece" este mesmo pais foi a baixo, mas o mugabe continua rico e muito rico e o povo que outra e ainda hoje um dos mais letrados da SADC está cada vez mais pobre, não que não se verifica em moçambique mas as proporções no Zimbabwe são assustadoras. Contudo isto ainda achas que o regime zimbabweano é melhor que o moçambicano? E que mugabe é o presidente mais inocente?O mugabe perdeu mais uma vez a oportunidade de agir como um heroi em prol da causa nacional e caiu no jogo do ocidente como voce sempre insiste em dizer

xicoxa disse...

Para mim o Morgam é um lacaio do ocidente e muito particularmente da inglaterra, que quer transformar o zimbabwe numa metropole da ingaterra.... que se fisse bem isso.

Alguém se recorda como surgiu o MDC? E quem o financia de la ate aqui e porque?

E verdade que os metodos do Mugabe n tem sido os correctos m ja pensaram o que seria o zimbabwe nas maos do Ocidente? E com o Morgan a cabeca?

Seria interressante analisar o problema de fundo no caso zimbabweano..... a terra..... para comprendermos os porques hoje o Mugabe esta a ser diabolizado.

BMatsombe disse...

A gaita toca sempre a mesma coisa: quem está contra MPLA/Santos é im lacaio do ocidente, quem está contra FRELIMO/Guebuza é lacaio do ocidente, quem está contra ZANU/Mugabe só pode ser lacaio do ocidente. Os mais infernais processos de destruição dum país em vista do enriquecimento do grupo Mugabe e veteranos, é isto que os advogados da pilhagem não querem ver analisado, sempre é bom atirar a culpinha para os malandros do Ocidente mais os comparsas locais. Que gaita.

Abdul Karim disse...

uma coisa tem que se concordar,

essa finta do Morgan poe em xeque toda concepcao originalmente mocambicana do GUN africano.

o GUN do Zimbabwe nao esta saudavel, do Madagascar tambem nao.

e agora, nos que conceptualizamos o GUNismo, ficamos mal na foto, nao ?

assim compensa dizar que o Morgan 'e vassalo do ocidente.

mas deve compensar mais a frelimo, nao 'e ?

Anónimo disse...

O mundo está mesmo cheiinho de malandrinhos. Senão vejamos: O Mugabe e sua camarilha há anos que sao abastecidos pelos Chineses e Russos e agora o Morgan é que é lacaio do Ocidente, o mesmo que passou muitaz vezes pelas prisoes do Mugabe. Na nossa santa terrinha o MDM é pintado pelos malandrinhos do regime como títeres de interesses estrangeiros e porém o regime no poder está cheio de "ajuda" ocidental e passa a vida a pedi-la logo que cai uma chuvinha ou morrem umas galinhas de castle. Mas que malandrinhos mesmo malanrinhos estes pintos de trazer por casa. Basta!
Joao Chateado

umBhalane disse...

Viriato

Os meus antepassados, na Península Ibérica, foram escravizados, colonizados pelos AFRICANOS, a saber:

- ano 711, Tarik, a 1.253, caso de Portugal, e 1.492 com a queda de Granada (actual Espanha).


- 1.253 - 711 = 542 anos de colonialismo EFECTIVO em Portugal;

- 1.492 - 711 = 781 anos de colonialismo EFECTIVO na Espanha.

E anteriormente, pouco falado, por Cartago:

- Sec III A.C., 237 A.C. a 206 A.C. - cerca de 31 anos.

Como historiador o que tem a dizer?

É mentira?

Abraço.

umBhalane disse...

President Mugabe is a useful figurehead(testa-de-ferro).

I agree with you, Sir Baba Sharubu.

Entirely, but

Mr. Mugabe é a face do regime. Esse velho caduco é apenas um instrumento de uma ditadura fascista militarizada.

Eu utilizo o termo Mugabe como personificação, como identificação do regime fascista em vigor no Zimbabué.

Seguro apenas pelas AK47, e pelas lanças.

Contra a vontade do Povo do Zimbabué.

Viriato Dias disse...

umBhalane,


É uma história que pode ver a cadeira de Al-Andalus. Conheço muito bem este capítulo da história europeia. Então esta a justificar a razão da neocolonização do Ocidente. Deve saber, meu caro amigo que, os miçulmanos: nem o Tarik, nem o Mussa, nem os Abderamão (figuras ligadas a dita colonização) não matam, nem pilharam na Europa. Ainda que fosse toda a Europa, foi apenas na Penísula Ibérica. Ou me engano?

Abraços

Sir Baba Sharubu disse...

Thank you to Carlos Serra and the honourable participants at this enlightening discussion forum.

In 1979, 30 years ago, Rhodesia invaded Mozambique. The Rhodesian raids caused havoc, including cutting off Tete province for a while.

In the event of a severe deterioration of the political situation in today's Zimbabwe, the ZIM generals may contemplate, among other things, the invasion of one of their neighbouring countries.

Is such an eventuality unlikely ?
I think Mozambique should prepare and plan for the worst eventuality.

Unknown disse...

1-A colonização e a pilhagem mesmo entre africanos aconteceu! Quem gosta de ouvir falar dos Ngonis (NGungunhane) no norte de Moçambique? mas é heroi nacional! antes os Portugueses ajudaram lhe a explorar os africanos só com o desentendimento é começa a ser inimigo comum mas antes era amigo singular do Guerreiro.

2-A dúzia de intelectuais que escrevem mal sobre Mugabe são os únicos Africanos que restão de tantos que perderão o sentido de questionar o poder e a eles mesmo! a maioria são "inracionais" não sabem o que aceitão e o que não. Portanto a sua investigação deve ir ao pormenor porque mesmo aqui em moçambique o que mantém a FRELIMO no poder é a maioria (inocente).

Enfim, Mugabe e Kadafi devia dar exemplo, dos partidos e políticos sem apoio externo deixarem o poder (em ideias e pessoas) para os outros porque Zimbabwe e Líbia não são os únicos patriotas. se o MDC está a vender a pátria o povo Zimbabweano porque legitimou o como seu dirigente (nas últimas eleições).

Para mim mano, um governo pode ser titular de muitas realizações no País mas basta se propalar meu legítimo proprietátio não se difere dos que prestam vassalagem a ocidente.

Da próxima traga factos porque esse de o povo o quer é falso! ele perdeu eleições onde estava esse povo que tanto o quer?

Nota: não tenho nada pessoal com o Mugabe, eu pessoalmente o admiro mas não pode pensar ele substitui deu no Zimbabwe!

Viriato Dias disse...

Joaquim,

Percebi no teu cometário uma atitude de Pilatos. Compreendo. O que mais gostei é o pedido de introspecção que pedes aos detractores de Mugabe. Eu peço mais ainda, uma ecografia, porque o consumismo televisivo generalizado faz com que os inimigos de Mugabe limitem-se a tirar ilações de factos que não correspondem a verdade. Ficaria feliz se houvesse neste momento uma investigação, no terreno sobre a situação real. O que eu digo, defendo, tem haver com uma realidade de há 5 anos atrás e depois deuma perícia aos factos por mim estudados até então.

Um abraço

umBhalane disse...

Caro Viriato

Já uma vez escrevi no Moçambique para Todos, que o Viriato parecia uma bússola que “endoudou”, perdeu o Norte, coisa que por vezes acontecia aos mareantes, meus antepassados.
Aí era um pouco mais complicado, mas havia conhecimentos, experiência e alternativas.
Mas é causa de alguma desorientação…

Como deveria ter intuído, tentava explicar que a humanidade tem os seus processos históricos próprios.
E está comprovado, a dominação da Península Ibérica por Africanos durante 542 anos efectivos, península Ibérica, que é a parte que a mim interessa – sou Ibérico.

Portanto, muitos séculos ANTES dos Europeus, os Portugueses, irem para “África”.

E isso não é para justificar NADA, nem eu tenho nada para justificar – durmo muito bem.

Processos históricos, apenas.

E há sempre essa tendência, muito generalizada, que os brancos são os maus, e os pretos são os bons!

“não matam, nem pilharam na Europa. Ainda que fosse toda a Europa, foi apenas na Península Ibérica.”

Então porquê que os Povos da Ibéria lutaram contra eles, até à sua expulsão definitiva da península, prosseguindo mesmo esse esforço, além-mar, em Marrocos, Mauritânia, e assim por diante.

Talvez por eles serem demasiado bonzinhos, e os que se libertaram, na altura, demasiado mauzinhos!!!

Depois veio a cabana do pai Tomás, e a coisa foi ficando mais ou menos assim.

Os bons em África, e os maus na Europa.

Isto tenho, como o Viriato diz, aprendido na TV, ah, nos intervalos das telenovelas.

Por isso mesmo, é que aqui já escrevi,

NÃO SOU ACADÉMICO.

Conto com a Vossa condescendência.

Obrigado.

umBhalane disse...

Chacate Joaquim

O Sr. introduziu algum rigor histórico.

Porém, permita-me lembrar que os Portugueses também eram era amigos singulares dos que se opunham aos Ngonis, estrangeiros invasores dos territórios a sul do futuro Moçambique (construção Portuguesa), que depredavam, devastavam, assolavam, nas suas bélicas deambulações.

Estrangeiros invasores, oriundos da actual RSA, derrotados que foram por Shaka Zulu – fugiram a 7 pés.

Perante indefesas populações de agricultores e criadores de gado – povos pacíficos – criaram fama e proveito de guerreiros impiedosos e sanguinários,

e apenas fama de invencíveis!

Apareceram Mouzinho, e a Renamo.

Cansamos de saber que não são invencíveis.

Mas eles estão convencidos que sim.

ESQUECERAM (depressa)!!!

umBhalane disse...

Sir Baba Sharubu coloca uma questão pertinente.

Uma hipótese a ter em conta.

Ou a inversa.

Para segurar regimes.

Para acertar fronteiras, afinal mal delineadas pelos poderes coloniais, os mais fortes.

Onde está escrito que as "conquistas" acabaram!!!

Sahara, Darfur, ...

Viriato Dias disse...

umBhalane,

Esta a comparar o incomparável para tentar tapar o sol com a peneira. Esta habilidade há muito descobri em si. Para se ser um verdadeiro analista - imparcial - é necessário saber fazer e tem que ser, além de mais, imparcial. Força, umBhalane, a si só lhe falta as duas qualidades.

Quanto a invasão muçulmana na região de Andaluz, que compreende a actual Espanha e Portugal, meu caro amigo, recomendo-lhe a ler o meu amigo, José Hermano Saraiva, José Mattoso, Oliveira Marques, só para citar, para lhe esclarecer melhor as suas dúvidas. A invasão muçulmana, para os autores acima referenciados, não se compara nem de perto nem de longe com o processo de dominação colonial. Felizmente eu concordo com eles, porque tenho os factos sobre os meus olhos, leio, investigo e opino.

Os árabes (incluindo os berberes, do Norte de África) aquando do processo de ocupação não causou nenhuma chacina na P.I, nem um tiro sequer foi dado, muito menos pilhou nada sobre nada. Pelo contrário, fizeram dessa região aquilo que resta dos dois países que a gente chama de "civilizados". Quando Tarik, por um lado, Mussa, por outro ocuparam a P.I, esta região está sem leme, ou seja, para alguns historiadores espanhóis nem sequer podia falar-se de Estados, porque não havia, contrário de África.

Houve um processo de "reconquista" que os historiadores divergem, porque na verdade estes territórios eram vagos, na prática não pertenciam a ninguém (é uma história longa que se, umBhalane quiser, predisponho-me a narrar, dependendo do meu tempo vago). Mesmo a retirada dos árabes na P.I não foi violenta, houve um e outro foco mas nada que se compare com as colonizações.

Quero que me ajuda a mostrar o que é que uma coisa tem a ver com a outra.

NB: Os berberes eram árabes convertidos ao islamismo, não tinham nenhum poder de decisão, razão pela qual diz-se a conquista dos árabes e não africanos como tal.

Um abraço

umBhalane disse...

Viriato

Não é de hoje, e há testemunhos escritos em diversos blogues, que sobre Portugal, evito citar fontes portuguesas - por razões óbvias.

Creio que é dado adquirido que a INVASÃO da P.I. em 711, foi enquadrada por Árabes, com tropas, e mercenários, berberes e bantos (negros), maioria escravos.

Os berberes nunca foram Árabes, foram arabizados, resistindo muitos deles à arabização, ainda hoje.

Atalhando, e sobre a forma “pacífica” como foi efectuada a INVASÃO

• Muhammad ibn Abi-Ami, al-Mansur, saqueia e toma várias cidades – Barcelona, Burgos, Leão, Zamora, Santiago de Compostela, que ficaram todas em chamas e ruínas;
• Devastação de pequenos reinos da bacia do Guadalquivir: Huelva 1052, Niebla 1054, Algeciras 1060, Arcos, Moran, Ronda em 1066, Carmona 1067, Mértola 1044, Silves 1063;

Monopólio dos postos governativos, extorsão de grande parte das terras aráveis, arrendamentos vantajosos, impostos directos, e outras receitas tributárias sobre mercadorias;

Imposto especial, símbolo de submissão ao Islão, para poder manter alguma liberdade religiosa;


Bernard Reilly
Cristãos e Muçulmanos
A luta pela Península Ibérica

E seja mais humilde, caro Viriato…