18 outubro 2009

As razões de Ephraim Masaw

Mostrei-vos aqui, anteontem, um exercício de racismo a cargo de um juíz da paz norte-americano, o Sr. Keith Bardwell. Hoje, mostro-vos outro exercício de racismo, desta vez a cargo de um porta-voz da ZANU-PF do Zimbabwe, o Sr. Ephraim Masaw, que, segundo a Rádio VOP, terá afirmado que a decisão do MDC de se desengajar do Estado era unicamente para agradar a um "homem branco" (=Roy Bennett, CS). Confira aqui.
Adenda às 18:36: desconfiai de todo aquele que, dizendo-se contra o racismo, ama afirmar coisas do género "até tenho amigos negros" ou "até tenho amigos brancos".
Adenda 2 às 21:13 de 19/10/09: se o GUN fracassa no Zimbabwe, o Botswana não irá reconhecer Mugabe. Confira aqui.

11 comentários:

Anónimo disse...

O nome correcto é Roy Bennett e não Norman Bennett

Anónimo disse...

Parece que o professor quis escrever MDC e nao MDM. Perdoe se estiver errado.

Carlos Serra disse...

Não, não está errado, é a segunda vez que isso me acontece. Lapsus freudianus...Obrigado tb a quem corrigiu o nome de Bennett, já emendei.

Reflectindo disse...

Tenho dito que racismo não tem cor de pele e que da maneira como ele é usado entre nós em África é perigosa. O racismo reduz-nos a pessoas que não pensam sozinhas.

Anónimo disse...

Aguardemos por um comentário do nosso estimado e incontornável Viriato Silva...

Viriato Dias disse...

Veja que há quem me chama de Viriato Silva, nome ligado a RM. No lugar de Silva, coloque Dias, porque este sim, é o meu apelido. Quanto ao comentário. Mais do que uma vez disse aqui neste Diário que sou contra o racismo. Tenho feito a minha parte no que concerne ao combate ao racismo, denunciando, repudiando...

É preciso compreender que a incompetência não têm etnia. Pode ser manifestada nos EUA, no Zimbabwe, em Moçambique, o que tem que ser feito é combatido. É para isso que cá estamos. Não pode encontrar o meu conforto quem, seja lá quem for e onde estiver, defenda actos raciais.

Um abraço

Anónimo disse...

Viriato Dias, o meu sincero pedido de desculpas por ter trocado o seu apelido.

Respeitosos cumprimentos.

Anónimo disse...

Viriato Dias e o "racismo":
Como é que o Viriato pode ser levado a sério?? nos comentátario ao texto sobre o Juíz americano, o Viriato Dias contribuiu negativamente ao "dividir" os Homens entre favoráveis/ñ favoráveis, em ocidentais/orientais (ou ñ ocidentais) etc, etc. Como é que pode surgir hoje com um ar agélico? como é que pode afirmar que combate o racismo em todas as suas formas?? Viariato, és inconsequente nas tuas palavras e actos!

AAS

Viriato Dias disse...

AAS

Só me faltava essa, do anónimo, apodar-me de inconsequente. Gostava de saber quantos dedos estão contra ele. São fui inconsequente coisa nenhuma. Eu apenas chamei atenção pelo facto de os "favoráveis ocidentais" visse esta situação, uma situação que está a criar repulsa mesmo cá. É um facto. Se um membro do Governo de Mugabe cometeu tal acto, eu tenho a dizer a mesma coisa que disse ontem, devo condenar com o mesmo tom que condenei ao juiz e aos favoraveis.

Ser consequente para si é, estar a favor do seu raciocinio. Pois sinto muito, isso não poderá acontecer NUNCA.

um abraço

micas disse...

O problema está mesmo no "até"...

enquanto não mudarmos o discurso a coisa está feia

Anónimo disse...

Estas são palavras tuas, Viriato; ou não???"O professor a postar esta notícia acho-o relevante e ainda bem. Mas aqueles que são ant-Mugabe, por exemplo, têm aqui uma prova de que os direitos humanos são são só cadeia, é isso que vemos nos EUA.

Quanto a ajuda, a África não precisa de nenhuma ajuda dos Ocidentais. O que tem de ser feito é uma recompensa que estes devem à África e mais nada. A minha visão sobre a vida não me permite ver as coisas assim, que somos lacaios do Ocidente, não há ajudas como tal, há cooperação, pode é haver uma ou outra ajuda, é normal".

O ser ou não consequente, é dizeres estas coisas num dia e fazer outra diferente do que dizes no dia seguinte. Não significa e nem quero que estejas a favor das minhas opiniões, Viriato Dias.

leia de novo as tuas postagens nos dois artigos e tires as conclusões que quizeres.

Aceite um abraco, Viriato Dias.

AAS