25 outubro 2009

Segundo SN: polícia invadiu casa do MDC

De acordo com o SundayNation, a polícia zimbabweana invadiu uma casa pertencente ao MDC, a pretexto de que procurava armas. Confira aqui.

13 comentários:

Abdul Karim disse...

Estao ficar malucos.

'E a Perdicao.

Viriato Dias disse...

É o direito da polícia, havendo motivos para tal, a invasão de qualquer lugar que ponha em perigo a tranquilidade e ordem públicas. É legitima a acção da polícia zimbabweana e desejo que esta medida continue, sempre que se justificar, não só para o MDC, mas para tudo quanto for suspeito.

Um abraço

Linette Olofsson disse...

Democracia Africana!!!
Longo processo...

Anónimo disse...

Professor, acho que está na hora de caracterizar o Homo Viriathus Mugabilis...

Anónimo disse...

As vezes tendemos a defender as acções dos outros a qualquer preço, sem mesmo nos terem contratado para os defender. So que em casos como estes ficamos também cúmplices de crimes que nem sequer temos condições para justificar. É pena que existam pessoas que, sem saber se intrometem em assuntos que não conhecem e dão palpites desta natureza.

Do texto do jornal on line tirei esta passagem:
“They beat up the WIFE and SISTER of the caretaker before they started digging part of the garden ostensibly in search of weapons.”
As maiúsculas são minhas.

Um abraço!

Viriato Dias disse...

Ora, anónimo, só me faltava esta. Outro crucifixo? Devo até imaginar quantos mais estão por vir. É só eles despertarem para me apodarem de nomes. Só porque defendo que a polícia zimbabweana deve agir? Meu Santo Deus, até fui manso em não acusar o Ocidente de estar a atrapalhar o GUN. Há casos de financiamento de grupos para destruir o Governo de Mugabe. Não sou eu quem diz, é o vice-ministro da segurança do Zimbabwe, Sydney Sekeramayi. Confira em: http://www.macua.blogs.com/

Um abraço

Reflectindo disse...

Viriato, meu irmão

Já leste o artigo que refere a invasão da polícia à casa do MDC? Achas que isso e é essa maneira de agir é conforme a Constituicão da República do Zimbabwe? Eu aqui duvido.

Anónimo disse...

Sr Viriato,

Tenho lido atentamente os seus comentarios altamente tendenciosos e com afirmações pouco claras, como "o ocidente é culpado de isto ou daquilo" (nao sei quem é o ocidente, porque felizmente mesmo no ocidente existem tantas opiniões sobre o mesmo assunto devido à liberdade de expressão e todos se expressam como bem entendem) e fico com a impressao de que defende coisas por uma certa teimosia, mesmo vendo que não têm por onde se pegar. Porque, por exemplo o Sr Viriato acredita no Vice Ministro da Seguranca que faz uma afirmacao numa altura critica em que o Tsvangirai saiu do governo (nao o fez antes) e nao acredita nos outros, neste caso no Tavangirai e sua gente? Será que os outros são diabos por decreto? Será que para procurar as tais armas a grande policia zimbabweana precisa de agredir a mulheres? Acha mesmo que isso esta correcto. Ponha a mão na sua consciencia antes de entrar para este jogo, pois pode estar a atacar a gente que não tem nada a ver com os assuntos que tanto movem a sua vontade de defender o Sr Mugabe. E para finalizar, meu nome é Manuel Francisco, vivo em Maputo e escrevi o ultimo comentario. Na verdade tenho comentado aqui e ja nao tenho vontade de comentar os seus comentários. Apenas me aflige o facto de o senhor estar a ser insensivel para questões que esta relacionadas com aspectos basicos da defesa dos direitos das pessoas.
Mas não o estou crucificando, Deus me livre de tal brutalidade!
Ahhhh, finalmente, encontraram as armas???

Viriato Dias disse...

Manuel Francisco,

Mal menor fez ao se identificar. Quanto ao resto, lamento que os meus comentários estejam a criar um mal-estar em si. É mesmo de lamentar, porque não tenho outra opinião. Nem tenciono mudar sem que me apresente provas de que o Governo de Mugabe está a cometer atrocidades. O povo do Zimbabwe está com este homem que o Ocidente procura combater. Já agora, quanto ao termo Ocidente, sem me atrelar ao google, considero todos os países Europeus que sempre tiveram pretensão de fazer da África uma continuidade dos seus territórios (há excepção, naturalmente) e não me venha pedir nomes. A estes países atrela-se os EUA. Repare meu caro Francisco que, esses países conhecem-se pelos rostos são os que dizem que Mugabe não presta, etc. O mais engraçado é que o dizem depois de Mugabe se ter fartado deles. São os mesmos países que hoje, depois de verem harmonia entre os zimbabweanos, querem agora destruir o GUN, para desacreditar em Mugabe. Até há, entre eles, alguns países africanos que não ficam atrás, é o caso da Botswana e mais recentemente o Quénia, pela voz de quem causou mortes naquele país. Disse, em pleno centro de Paris, que Mugabe deve sair. Odinga é mesmo um moleque!

Quanto a invasão da polícia. Não vejo nem encontro nenhuma anormalidade nisto. Se a polícia, em Moçambique, invadiu a casa da mãe de Marcelino dos Santos à procura de Anibalzinho, porquê é que a do Zimbabwe não pode invadir à casa de um dos militantes do MDC. Se houver resistência, é claro, a polícia deve agir. Isto é normal, absolutamente normal. O problema é ver as coisas com olhos críticos e de esquecer que no Zimbabwe a polícia age. Não vejo nele – Mugabe - mal algum. Também não vejo mal que a policia vá revistar à casa de qualquer pessoas / partido sob suspeita. Antes de fazerem juízos errados sobre o Zimbabwe, por favor, visitem o Zimbabwe. E se o Morgan pretende abandonar o GUN, eu já disse, que vá, não acaba o Zimbabwe por isso. Mugabe nem que tenha que encarnar, enquanto o Ocidente colocar em perigo a situação do país ele, eu e mais outros estaremos aqui para denunciar. E está de parabéns a Frelimo e Joaquim Chissano (a África toda) e acreditar nele, porque está a ser injustamente crucificado, como eu!

Um abraço e bom fim-de-semana a todos

Maquiti disse...

@Viriato Dias

Lamento muito as suas afirmações...são todas elas tristes e sem fundamentos...

Lí o outro post seu no Macua...todo ele sem interesse nenhum...!!!!

O SEU TEXTO REVELA A PURA FALTA DE CIENCIA DA SUA PARTE.
NAO SABE PROCURAR FONTES CREDIVEIS PARA SUSTENTAR SUAS BASES.

(quando escrevo a maiusculas estou a gritar contigo)


Os teus comentarios são absurdos...

Não é insultando aos outros que uma pessoa é reconhecida..

O senhor esta a insultar milhões de Zimbabweanos mortos pelo regime do Mugabe (minha avó, tio, primos), aranja assuntos que entenda para falar..."caixoes de soldados Zimbabweanos que vinham de Congo e que eram abertos...enterravamos sem saber se realmente era nosso familiar porque o regime não permitia-nos abrir"...enfim

Se o sr. queria chamar a atenção para alguma coisa, felicitações no post! Consegui-o. Infelizmente da pior maneira e abordando um assunto tão sensível e que requere tanto cuidado e leitura.

Dou lhe um conselho vá se informar, não insulte, não escreva sobre aquilo que não sabe, porqué a maioria de Zimbabweanos estariam a favor do Morgan?

O senhor já esteve no Zimbabwe nesses ultimos anos da desgraça?


Tenho acompanhado os teus comentarios, e os admiro mas este foi o comentario mas offff que fizeste...pior o post que esta no Macua...


Enfim cada um com a sua paulada...


M

Maquiti disse...

*Queria dizer caixões que não eram abertos

M

Viriato Dias disse...

Miquiti,
Vou responder-lhe mais tarde.

Abraços

Edilson Janeque disse...

Depois do escrito do Viriato eu tenho as minhas dúvidas quanto aos fundamentos que utiliza para defender o Mugabe e criticar o Guebuza e a frelimo, para mim há um paradoxo nos seus comentarios alias eu e muitos já fizemos menção a isto, porque de certeza que se fosse cá em mocambique criticaria com toda sua forca viriato, mas como é no zimbabwe aplaude, sinceramente gostaria que diferenciasse o regime mugabista do guebuziano, porque olhando para este ultimo ainda que não seja melhor não é pior que o primeiro, eu continuo a descordar com viariato pois, ainda que o mugabe afirme que faz tudo em nome do povo por aquilo que se tem acompanhado a sua politica é violência por violência, tudo em nome do povo zimbabweano, não me admira que mesmo que haja genocidio no zimbabwe o sr Viriato vai defender mugabe afirmando que não há história sem sacrificio e que tudo foi em nome do povo zimbabweano, sinceramente.