18 outubro 2009

(54) 18/10/09



Do semanário "Savana" desta semana - capa em epígrafe - desta semana organizei um dossier eleitoral, a conferir aqui.
Adenda às 8:25: em primeira página, com grande destaque no lado direito, o semanário "Domingo" desta semana volta a atacar os observadores internacionais das eleições. É um ataque severo, grave, muito emotivo, no qual se diz que eles não são honestos, que não estão preparados, que vivem de chichés que aplicam em qualquer parte do mundo e que não querem saber da nossa terra. Particularmente visado está o jornalista e professor universitário Joseph Hanlon, de quem o jornal diz "ser sobejamente conhecida a sua vertente anti-Frelimo" (recorde a adenda 5 desta postagem aqui; leia também, no dossier acima referido, o texto de Hanlon com o título Domingo ataca observadores por fazerem bom trabalho). Ainda na primeira página está o enorme título "Guebas arrasa Chiveve" (itálico no original) e, no interior, o suplemento Eleições 2009, uma vez mais largamente dedicado à Frelimo, com o peso de oito colunas nas centrais (pp 20-21).
Adenda 2 às 9:48: é claramente o MDM (e não a Renamo) que está a provocar irritação em vários quadrantes. Muito interessante e possante esse fenómeno de rejeição.
Adenda 3 às 10:20: sobre a CNE, leia aqui.
Adenda 4 às 10:21: nunca como agora o papel da CNE foi tão contestado. Alguém discorda?
Adenda 5 às 12:03: eis o editorial do “Domingo”, aqui.

2 comentários:

hermogenes disse...

É muito preocupante esta nova frente de batalha do semanário domimgo. Só serve para aumentar o clima de tensão política em que já estamos mergulhados. Honestamente já não tenho a miníma ideia de onde vamos parar. Nós o cidadão comum sentimo-nos perdidos, porque não sabemos em quem acreditar com tanta campanha de desinformação.

Abdul Karim disse...

Obrigado Professor,

Material excelente do Savana.