20 outubro 2009

(56) 20/10/09

Mais um cenário, o quarto, pequena variação do anterior: taxa de abstenção de 50 % e 7% de votos brancos e nulos, segunda volta presidencial em perspectiva. Ei-lo:
- Candidato presidencial mais votado: Afonso Dhlakama, com 40% dos votos. Em segundo lugar, Armando Guebuza com 35% e, em terceiro, Deviz Simango, com 25%.
- Candidato legislativo mais votado: Partido Frelimo, com 45% dos votos, seguindo-se a Renamo com 35%, o MDM com 15% e "restantes" com 5%.
Adenda às 6:28: claro que podemos multiplicar as variações para cada cenário, coisa que não farei. Vamos ao cenário 5: taxa de abstenção de 60 % e 7% de votos brancos e nulos, segunda volta presidencial em perspectiva. Resultados:
- Candidato presidencial mais votado: Deviz Simango, com 45% dos votos. Em segundo lugar, Armando Guebuza com 35% e, em terceiro, Afonso Dhlakama, com 20%.
- Candidato legislativo mais votado: Partido Frelimo, com 50% dos votos, seguindo-se a Renamo com 30%, o MDM com 15% e "restantes" com 5%.
Adenda 2 às 9:25: consulte o que o "Diário da Zambézia" de hoje tem sobre a campanha eleitoral, aqui.

2 comentários:

Abdul Karim disse...

Acho que devemos seguir o concelho/decisao do Parlamento Juvenil.

Devemos ir todos VOTAR para Daviz Simango.

Nao so os Jovens, mas TODOS.

ainda temos hipoteses de alterar os cenarios.

As Mulheres tambem, para acabar com essas Violacoes como as da Policia na ZAMBEZIA.

VAMOS TODOS VOTAR.

Viriato Dias disse...

O mais engraçado, segundo ouvi e li, os candidatos todos estão preocupados em pedir votos, nenhum é contra a abstenção. Pouco se diz em relação a este fenómeno, tirando, naturalmente, os mortos ou emigrantes, como eu, que ainda são contados nos cadernos eleitorais. Vale a pena observar este ponto.

O STAE também nada faz na propaganda cívica. Olha, eu penso que deve introduzir-se em nossas escolas aulas de educação cívica, isto faz falta, não só para casos destes, mas também em outros que nada tem a ver com às elições, até para "CIVILIZAR" certos académicos ou não que se comportam como porcos, parafraseando Samora Machel.