17 outubro 2009

A floresta de Samora Machel desapareceu?

Num livro sobre Leonel Brizola, este ter-se-á referido a uma estadia em Moçambique e a um encontro com Samora Machel, no qual este lhe teria falado da floresta onde, na era colonial, viviam os Moçambicanos ignorados e sem cidadania. "A floresta de Samora Machel" serviu para Brizola falar da floresta do Rio de Janeiro, a dos Brasileiros ignorados e sem cidadania.
A minha pergunta é a seguinte: hoje, a floresta de Samora desapareceu? Alguém quer responder?
Adenda às 10:55: segunda-feira, dia 19, passa mais um aniversário da tragédia de Mbuzini.
Adenda 2 às 11:27: o leitor Tsamb sugeriu que víssemos um documentário sobre Samora, e Moçambique (contém diversas facetas históricas) em francês, aqui.

5 comentários:

Anónimo disse...

a rever

http://www.ina.fr/economie-et-societe/vie-sociale/video/CAB86028833/samora-machel.fr.html

tsamb

Mausse disse...

O documentario retrata a ultima viagem do saudoso PR Samora na busca da PAZ,retrata tb o polemico acordo de incomaté que devidiu a frelimo na altura m que qto a mim tera sido a melhor solucao pra Moc , porque estou certo que sem incomate mocambique cairia nas maos do regime do PITER BOTHA, e Samora precisava de ganhar tempo e a estrategia tera sido apenas pra evitar o colapso total e finalmente questiona o doc se o substituto de Samora no caso Chissano consegueria levar Moc ao bom porto e que linha seguiria ele?

O resto todos sabemos o que aconteceu depois da morte de samora.

Sera que nesta segunda feira saberemos em difintivo que o Matou?

Viriato Dias disse...

Enquanto os intervenientes da morte estiverem vivos, jamais saberemos quem matou Samora. Mas também há verdade que devem descansar na sepultura fria para que a paz reine eternamente, pelo menos por enquanto. Repare que não é só Samora que morreu misteriosamente, temos o caso de Mabote, do Magune (que dizia que a precipitação faz perder a cabeça, como caranguejo), são tantos.

Um abraço

Um abraço

Anónimo disse...

...que a paz reine eternamente, por enquanto.

xicoxa disse...

Caro Viriato Dias, concordo consigo qdo diz que samora foi assassinado disso n tenho a m pequena duvida pois ele era uma pedra no sapato do regime do apartheid e de algumas pessoas ca de dentro m discordo consigo qdo diz que Mabote e Magune tb o foram , com que base o viriato insenua isso? Que mania a nossa de inventara coisas que n existem? Mabote morreu afogado e Magune num acidente de viacao por sinal muito embriagado essa é que é a verdade a outra so o viriato conhece e se asim for explique-se.