15 outubro 2009

Guiné-Conacri: petição


Apadrinhada por uma organização feminina, está na internet uma petição endereçada a vários presidentes africanos a propósito do massacre (reportado neste diário) e do bárbaro tratamento infligido a centenas de mulheres e raparigas no dia 28 de Setembro na Guiné-Conacri. A conferir aqui (inscrevi o meu nome lá). Foto reproduzida daqui.

10 comentários:

Viriato Dias disse...

Não vão fazer nada. Nem a Europa nem a América, nem a UA nem coisa nenhuma. Eu, felizmente, tenho uma idade de escola que me permite concluir que nada disso vai acontecer. É um sonho quimérico. Veja as actrocidades que forma cometidas pelo sr. Bush, contra o aval das ONU, está ele impune. O Barroso, que também assinou a declaração da base das lajes, nos Açores, continua sem ser ouvido. É bosso em Bruxelas. Agora percebe-se porque é que a crise apareceu!!!Dixaram de liderar no campo do gatilho para liderar no campo económico. A Frelimo só pode seguir o exemplo.

Um abraço

Abdul Karim disse...

so que infelizmente a frelimo nao lidera em campo economico algum.

a frelimo vive de esmolas.

basta pararem as esmolas, que o Viriato vai poder analizar o campo economico, na optica economica.

ainda concordo com o Viriato relativamente "deixaram de liderar no campo do gatilho para liderar no campo ecomico".

isso pode chama-se inteligencia, concluiram que "no campo do gatilho" nao obtiveram grandes resultados, e o "campo economico" 'e viavel.

agora, quando 'e que a frelimo chega a essa conclusao? que tem que largar as armas e sentar ?

serao necessarios recursos alternativos para frelimo entender isso ?

micas disse...

Porque participar/ denunciar é importante....o meu também já lá está

umBhalane disse...

"Não vão fazer nada. Nem a Europa nem a América"

Esta parte não entendo!!!

"Não vão fazer nada. ..., nem a UA nem coisa nenhuma."

Esta já entendo muito bem.

Quer dizer, a minha cabeça Euro não entende, desconsegue mesmo, entender a parte de cima, a 1ª;

a minha cabeça Afro entende muito bem a parte de baixo, a 2ª parte -"Não vão fazer nada. ..., nem a UA nem coisa nenhuma."

Seria bom debater-se porquê?

Por causa?

Anónimo disse...

Na verdade é mesmo dificil que se faça algo. Sobretudo se quisermos seguir à risca a Carta da Nações Unidas. Muitos paises entre os quais muitos africanos não querem mudar a carta no que respeita à questão de violação do direitos humanos.
O que acontece é que em minha opiniao, a carta das NU foi criada numa altura em que os povos europeus e americanos estavam com um medo atroz de eclosao de novos conflictos. nessa altura o principal era prevenir que conflictos mundiais ocorressem.
Agora as condições mudaram. Para alem dos conflictos internacionais de grande destruição há a preocupação com os direitos humanos.
Por isso, é preciso que haja medidas claras para evitar que ditadores amarrem os seus povos, tendo como base os elementos de nao ingerencia e de nao agressao entre os paises que estão presentes na carta das NU. Eu acho que é preciso alterar esta situação e dar mais poder às NU para que possam intervir em casos de violação clara dos direitos humanos no caso em que estas violações impliquem a morte de cidadãos indefesos.
Embora isto possa nao alterar muito a situação mundial, porque entram em jogo outros interesses,pode contribuir para prevenir situações do genero, pois os governantes terão mais dificuldades de assegurar apoios para realizar este tipo de acções.

Agora qualquer intervenção, a não ser militar será inutil, no caso da Guine Conakri, um pais que já vive quase totalmente isolado.

umBhalane disse...

Ora aqui está uma opinião, um contributo, uma posição do Sr. Anónimo 16/10/09 8:01 AM que apraz registar.

Sai então uma pitada de sal.

Para quê que servem então a UA (União Africana), a CEDEAO(Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental) e outras organizações africanas, líderes e consciências cívicas, etc, etc, etc,...

Viriato Dias disse...

O que eu quis dizer na prática é que nem a Europa, nem a UA, nem a Europa pode fazer algo. Há interesses por detrás do gatilho, desde o fornecedor das armas, alimentação, medicamentos, etc até o essencial: a riqueza. umBhalane já devia perceber que o Ocidente não é nenhum santo, o caso de Mugabe é bem elucidativo, antes tinham-no como herói, depois que este decidiu avançar com a reforma agrária foi e tem estado a ser vítima das piores cabalas do mundo. O mais engraçado é que não registam as coisas boas, os avanços que o Governo está a dar. Para o Ocidente Mugabe é um diabo.

UM ABRAÇO

umBhalane disse...

O Viriato é que não está a ser didáctico.

Comece a alavancar, enumerar, apontar, registar as “coisas boas”, os “avanços” que os governos de Mugabe concretizaram.

Pode ser que até mudemos de opinião, e formemos uma orquestra, um coro a favor de Mugabe.

Pode até ser!!!

Quanto aos Santos, conheço muitos, creio que até há mais do que 1 por dia.

Santo Ocidente, realmente não conheço, não há, nem vai haver, infelizmente.

Sendo práticos, entre 2 males devemos escolher o menor, não?

E depois não vejo ninguém a matar-se para emigrar, viver, trabalhar no mundo anti-Ocidente.

Ou não será?

Há quaisquer coisas que não jogam!!!

Viriato Dias disse...

umBhalane,

Se for para enumerar, talvez levaria dias e dias. Precisaria de 34 anos para dizer os efeitos do governo de Mugabe. Olha que estou a escutar uma música do Zimbabwe, do "maestro" John Chibadura, embora diga-se por alto que ele nasceu em Tete-Moçambique.

No Zimbabwe não se morre como no Iraque, na Palestina ou na América. Arrepia-me os cabelos quando alguém tenta tapar o sol com a peneira, pode não ser o seu caso. No Zimbabwe respira-se ar de paz, estive lá e vi. Não vamos tentar escamotear esta verdade. Acontece tudo o que se faz do melhor em Moçambique. Não é um exemplo mau do Mundo. Há-de ler o meu artigo, onde falo destas questões e doutras, desde os acordos de lancaster house até às eleições. Para tudo Mugabe é inocente.

Fez-me rir em cheio quando diz que milhares de cidadãos estão a sair do Zimbabwe! Olha, meu caro amigo, refugiados NUNCA acabam. Não é de hoje. Os grandes castelos monarquicos / muralhas, palácios, etc que o meu amigo umBhalane vê um pouco por toda a Europa é fruto do sangue de escravos, alguns porventura seja dos seus e meus caros. Angola que é um país rico não pára de subir o número de refugiados, porquê?

Eu nem a minha família veu para a Europa porque a Frelimo não prestava. Sei que não presta, nunca prestou, mas porque situações diversas o obrigaram. Não sou vegetativo de resto para permanencer num sítio. Eis a razão que conheço meio mundo, não europeu, mas rural, lá da minha terra, em Tete.

Não vai zangar-se comigo, umBhlane, mas não lhe peço para estar contra Mugabe, peço-lhe que me dê as suas fontes sobre Mugabe e deixe de confiar nas câmaras da televisão. Mugabe é o herói da África, o Fidel Castro do Zimbabwe e o herói da África.

Um abraço

umBhalane disse...

Viriato

Antes de mais nada clarifiquemos uma coisa.

Eu não fulanizo as questões, não as individualizo, ou particularizo.

Eu não discuto Viriato, discuto, rebato as ideias, e de um modo genérico, as traves mestras.

Portanto, Viriato, vamos acabar com referências particulares e Familiares, que eu nem sequer insinuei, ou referi.

Também não escrevi que milhares estão a sair do Zimbabué para a Europa – é possível que sim, mas sei que cerca de 3,5 a 4 milhões estão na RSA, seguramente.

O que eu referi é que o Ocidente, maugrado tudo que lhe apontam de mau, e sendo um mal menor, tem um poder de atracção sobre gente de todo o mundo, que não vejo passar-se com o mundo anti-Ocidente.
E seria normal, que aqueles que estão constantemente a denegrir o Ocidente, emigrassem para a China, Rússia, Irão e similares,…
Mas, não! Preferem o Ocidente!!!
Que é uma atitude inteligente, embora incoerente.

Sou dos que penso que há lugar para TODOS, desde que se insiram na sociedade, façam uma vida normal, como os demais cidadãos – os mesmos deveres, os mesmos direitos.

Que tenham os MESMOS direitos, e não vivam anos e anos a fio à custa da Segurança Social – as listas do SEF contêm milhares largos de beneficiários não contributivos, coisa a que os cidadãos nacionais não têm acesso, não têm direito!!!

Agora sobre o seu “ídolo” Mugabe, o que me dá “pica” é que o Viriato não gosta, não quer o “Mugabe” de Moçambique. E também gosta do “Mugabe” de Cuba.

Quer dizer, servem para os outros apenas…

É isso que estou a desconseguir.

Um abraço, e bom fim-de-semana.
Cumprimentos aos meus compatriotas Alentejanos.