26 outubro 2009

Humilhações políticas (2)

Disse que esta é uma série curtíssima. E é mesmo.
A humilhação política tem dois níveis: por um lado, a influência que um dado actor (individual ou colectivo) exerce, numa relação desigual, sobre um outro actor; por outro lado, o sofrimento que a humilhação provoca, desvalorizando outrem. Estes dois níveis pertencem à reflexão do historiador francês Pierre Ansart.
Ora, creio que teremos de fazer um dia a história das humilhações políticas no país, a história em seus diferentes níveis, do físico ao simbólico, do visível ao invisível, a história dos impactos, a história das consequências, a história dos ressentimentos, dos aguilhões que ficaram e ficam.
(fim)

1 comentário:

Abdul Karim disse...

as humilhacoes no nosso caso, poderao ser derivadas da fraca educacao dos nossos politicos, acentuadas pelo facto que termos chefes com fraca e ate sem capacidade analitica, tambem a ausencia de exemplos vivos e positivos na sociedade ( aqui a Media tem estado a cometer erros gravissimos ).

a questao dos exemplos vivos ou idolos, 'e importantissima, pois, quando se pretende que macuacua seja um idolo politico, nao se pode esperar bons resultados no futuro.

ter um presidente que nao foi a universidade, e impoe uma auto-estima baseada em atitudes arrogantes, tambem nao ajuda.