20 outubro 2009

(57) 20/10/09


Do editorial de Salomão Moyana no "Magazine Independente" desta semana, p. 7 (clique com o lado esquerdo do rato na segunda imagem do texto abaixo para a ampliar):
Adenda às 16:07: partindo do princípio de que gostam de estudar a gramática das eleições, permitam-me convidar-vos a saber o que se passou e vai passar-se no Afeganistão. Aqui.
Adenda 2 às 18:14: O "Diário da Zambézia" de hoje contém um trabalho com um tema muito delicado (imagem a seguir) e consultável na íntegra aqui (obrigado ao AZ pelo envio do jornal via email) - doravante a história pode tornar-se muito complicada:

14 comentários:

Reflectindo disse...

O que realmente a Nhalety Mondlane quer? Não será uma provocacão para falar-se da história recente para chamarem Daviz Simango de quem poderá se vingar pela execução de seus país? É que a Nhalety não tem prova do que falou e sabe que não há nada que lhe sustenta. Ao contrário, sabemos do que aconteceu M'telela. O melhor para o Daviz é não responder as provocação ainda que ele crê em Daus.

Nelson disse...

Quem alega um facto deve prová-lo. Queria saber porque só agora a Nhelety “revela” essa grande verdade. Mas não custa muito para lhe descobrir as intensões.

Chauque disse...

meu Deus , até que ponto a Frelimo chegou, Meu Deus que golpe baixo nivel, tudo isso por causa da luta pelo poder, hoje usam as filhas do Mondlhane,o Homem so pode estar zangaDO onde esta

FINALIMENTE: A VERDADE VEIO A SUPERFICIE, DEPOIS DE TANTO TEMPO ERA PRECISO SURGIR DAVIZ SIMAMNGO, CANDIDATO A PRESIDENCIA DA REPUBLICA,FUNDAR UM PARTIDO QUE TIRA SONO A FRELIMO PAR SABERMOS QUEM MATOU MONDLHANE

ASSIM ATE AS PROXIMAS ELEICOES(2014) PARA SABERMOS QUEM MATOU SAMORA MACHEL, é melhor eu nao me candidatar

2019-SABEREMOS QUEM MATOU MABOTE
2024-SABEREMOS QUEM MATOU SIBA-SIBA
2029-SABEREMOS QUEM MATOU JOSINA MACHEL
209..........JA SABEMOS TUDO,

Linette Olofsson disse...

Sinceramente!!!
Quanta infantilidade, quanta imaturidade,
Fiquei chocada.
É sem dúvda um tema muito delicado.
Tenho seguido atentamente as suas declaraçoes na minha Provincia,demonstra uma grande falta de conhecimento socio/politico/cultural/antropologico da provincia da Zambézia, mesmo em relaçao a guerra civil aos ataques a figura do Afonso Dlakhama.
Continuo atenta!
Há um ditado que diz:
Filho de Peixe, peixinho é!
Nao é este o caso da Nyelete....
Daviz Mbepo Simango, é o único filho de um entao fundador, guerrilheiro, libertador da Pátria que se notabiliza de uma forma natural, e quase divina na arena política Nacional! Nao conheço nenhum outro filho de um ex combatente, fundador da frente.
Em grandes négocios sim, existe muitos ilustres filhos de ex combatentes!
Vamos valorizar este fenómeno Daviz Simango!
Um jovem carismático que nasce das bases num Moçambique diferente da era de 1975,em pleno exercício da embrionária democracia, necessitamos de muitos mais DAVIZ no País.
Ele aparece num momento preciso!
Acho muito baixo esta actuaçao por parte da filha de Mondlhane....
Poderá ela provar que foi o Reverendo Urias Siamngo que matou o seu Paí?
Valerá apenas levantar fantasmas do passado?
Só porque filho do Reverendo Uria Simango é candidato a Presidencia da Républica?
Nao seria melhor e mais justo falar do seu manifesto eleitoral e políticas de desenvolvimento?

Nipiode disse...

A cidadã Nyelete acabou por dar um tiro no pé.Porque faz uma declaração que contraria ao da sua mãe que até hoje vem dizendo que está a espera do resultado da pericia feita pela policia da Tanzania. Um tiro no pé.Logo na Zambézia....hum
O partido não precisa de destes truques para ganhar. O cidadão Davis Simago tem procurado neste percurso politico que está a fazer evitar falar das circusntancias que o seu pai e mãe morreram. Traidor? E os que assinaram a entrada de Moçambique no BMUndial, FMI pisando nas conquistas da independencia? Isto é muito sensível e pode atiçar o demónio ávido destas querelas por estas bandas de moçambique.Não foi nada feliz, nada mesmo. A ser assim, afinal onde morreu o Dr.Mondlane, no escritorio ou numa casa da praia? Onde foi disparado o primeiro tiro de libertação, em Tete ou em Cabo Delgado?
No final de semana uma caravana longa de viaturas do Partido cruzou a AV. Eduardo Mondlane, na Ronil, fizeram questão de utilizar motas de quatro rodas para interromper o trânsito nos dois sentidos. As pessoas que alí estavam não teceram comentários abonatórios. Mesmo em frente a um grande painel publicitario do candidato. Afinal quem manda no Partido? Onde está a autoridade partidaria? Há mais que uma voz a mandar? Sim porque alguns locais na argumentação diziam que não, não era um atitude da FRELIMO, é uma atitude de aproveitadores.
Uma coisa é certa. A cena deu para alimentar algumas ideias nos indecisos.

Viriato Dias disse...

A maior parte dos políticos em tempo de campanha tornam-se ingénuos. Isto dá para uma novela. A filha de Mondlane e, provavelmente outros perecidos misteriosamente na guerra de libertação, não sabem ou se esqueceram de que o ambicioso nunca muda. O piolho que te suga (estou a citar o velho Viegas, em Nampula) está em tuas próprias vestes. A filha de Mondlane precisa de um GPS mental, perdeu o NORTE.

Um abraço

Anónimo disse...

Diziam ontem no debate da STV os membros do partido no poder que nao podemos escamotear a nossa historia e que e preciso valoriza-la. Ate ai tudo bem, concordo plenamente que como qualquer povo nos temos a nossa historia e temos que assumi-la mesmo que tenha havido coisas pouco abonatrias. Agora o que o partido no poder nao pode, de forma nenhuma, trazer versoes convenientes da nossa historia e tentar fazer-nos engolir sem questionar,isso nao...

Joaqum Macanguisse disse...

1-Aonde morreu mondlane?

2-porque a familia foi conivente numa mentira que durou quase 35 anos?

3- porque a suposta carta foi a casa de uma amiga ,quando os documentos ofiicais ( ou oficialmente entregues ) deveria ser no seu escritorio

4- porque que entre os primeiros detidos nao estava incluso o Nome de Simango ?

Porque que a tanzania ja independente nao moveu processo crime contra Urias simango.

Anónimo disse...

Nyelete deu mesmo o tiro no propio pé e logo na zambezia!!!
baixo nivel, deveria ir para uma faculdade estudar ciencias politica.
depois do se fracasso na organizaçao do combate ao SIDA, a frelio lhe encaixou no parlamento.

Mesmo muito patetico meus senhores!
Sem nexo

Lay disse...

nao da para acreditar nessas eleicoes. cada vez que leio uma noticia sobre as manobras politicas de cada partido, fico com o coracao partido...
as vezes acho que o povo esqueceu-se que unidos, ninguem os segura. eh o povo que tem que dar um basta, mostrar a sua verdadeira forca. ate quando continuaremos a dormir?! ou a fingir que vemos as coisas, com medo de criar novas revolucoes ou novas formas de pensar?! este meu país amado merece muito mais do que esses politicos prometem a cada 4anos...

Anónimo disse...

Amigos!
Camaradas e nao camaradas!
Compatriotas!
Chega!
Vamos todos votar!
vamos dar uma liçao ao jogadores de baixo nível.
O País inteiro esta unido e ancioso em depositar o seu voto no Eng. DAVIZ MBEPO SIMANGO!
Vamos dar opurtunidade a nova geraçao!
Maquival

Anónimo disse...

Vamos exigir a filha do Mondlane que nos prove que Reverendo Uria Siamngo, matou o seu Paí.
é uma brincadeira de mau gosto.
Infantilidade como dizem
Qual é a verecidade dessa informaçao diabolica?

Anónimo disse...

Refrescando as ideias: Nyelete ter-seá, alguma vez, perguntado, porque é que no fatídico dia 3 de Fevereiro de 1969, o seu “papá”, na ausência da sua “mamã”, que estava na Suiça, há já alguns dias, foi para a casa da “Titia” Betty King e não ficou no serviço?

Já se perguntou também, porque é que os “titios” Joaquim Chissano, Marcelino dos Santos, e as “titias” Pamela e a Betty foram detidos por algumas horas, por causa da morte do seu “papá”? Já se terá interrogado por que razão a policia tanzaniana nunca suspeitou de Urias Simango e por isso nunca o deteve?


Luís Nhachote, in CanalMoz de 22-10-2009

Anónimo disse...

Nao me adimira que oportunisticamente alguem venha acusar a oposicao de ter morto Samora, Mabote, Siba Siba, Carlos Cardoso e outros. Espero que a moda nao pegue porque com esta do Mondlane fomos fundo de mais. Essa oposicao que se diz nao existir e nao se fazer sentir. Parece que existe quando convem. SEM VERGONHICE