21 outubro 2009

(59) 21/10/09

Já está disponível o Boletim sobre o Processo Político em Moçambique (17), de 21 de Outubro de 2009, com imagem abaixo (clique sobre ela com o lado esquerdo do rato para a ampliar). Além dos dois títulos mostrados, tendes ainda estes outros: diário de campanha, PDD não vê alternativa para apoiar, presença frequente da Frelimo, da Renamo e do MDM, incidentes de campanha e uso dos carros do Estado. A conferir na íntegra aqui.
Adenda às 16:45: muito interessante estudar a forma sistemática como jornais favoráveis ao Partido X salientam que certos pequenos partidos sem qualquer implantação nacional não querem o Partido Y porque, afinal, amam o Partido X. Sem dúvida: em períodos eleiorais e por várias razões, o amor é sempre mais quente.

18 comentários:

Abdul Karim disse...

US $ 1.000.000 em helicopetros.

Somos um pais rico e eu nao sabia !

Viriato Dias disse...

27 milhões para hilicópteros, é incrível! Há coisas que só se pode explicar a um extra-terrestre, que um partido que ao longo da legislação passada não consegui contruir uma ponte de madeira para, nesta campanha anunciar um investimento de 27 milhões para o aluguer de heilicópteros, isto é incrível. Cada vez mais me pergunto? Onde esta a bendito Ocidente e o Estado que, duma ou doutra maneira fiscalizam a mola dos partidos, para questionarem estas coisa? Se têm 27 milhões de meticais para helicópteros, então deve ter 54 milhões para acabar com a fome crónica na minha terra?

Isto é uma vergonha!

Um abraço

Anónimo disse...

Este pais e mesmo caricato. Quando se pede aumento do salario minimo vem logo a velha cantiga de que o pais e pobre volta e meia gastam 27 milhoes para passeatas de helicoptero onde pedem votos aqueles a quem eles dizem que o pais e pobre. Este pais anima.....

Anónimo disse...

Ontem tive a chance (rara) de ver o debate na STV e duas coisas me preocuparam:

1. a retirada do sr. Viana do painel. Acho que isto nao dignifica a oposicao e isto leva a um aproveitamento "estrondoso" da posicao que mete toda a oposicao no mesmo "saco". Ja a oposicao tem poucas oportunidades de se fazer conhecer e apresentar a sua visao e projectos dai que nao se justifica que se desperdisse esta oportunidade;

2. Preocupado tambem estou com o nivel de manipulacao e instrumentalizacao. Dos cerca de 15 intervenientes so 2 ou 3 apresentaram ideias diferentes todos os otrous se limitaram a fazer ressonancia do que os seus "chefes" haviam dito: nao ha oposicao,...a oposicao nao se faz sentir,... o pvo merece uma oposicao melhor, bla, bla, bla. Triste. Qualquer que seja o nosso partido o mais importante e que nao percamos a nossa capacidade de analise, critica e de pensamento. Ao instrumentalizarmos a juventude estamos a comprometer o desenvolvimento do pais, estamos a fazer com que nao haja criatividade, inovacoes e vontades proprias, estamos a perpetuar as estrategias de subjugacao e alienacao das mentes proprios de regimes comunistas e ditadores. Alguem diziam que o seu partido tem escolas de formacao. Acho que e optimo e uma iniciativa de encorajar desde que essa escola esteja a dar uma formacao orientada para o desenvolvimento e nao uma lavagem cerebral transformando os jovens em caixas de ressonancia sem ideias proprias nem criatividade, puxa-sacos de profissao.

Abdul Karim disse...

Viriato,

O bendito Ocidente ja esta a tornar o "fund" dificil.

Mas, depois nao 'e pra reclamar porque eles (o bendito Ocidente ) "tornaram de dificil acesso o fund".

Vai ficar mal para ti, reclamar quando eles ( o bendito Ocidente ) dao dinheiro e reclamar tambem quando nao dao.

Eles ( o bendito Ocidente ) sabem que a frelimo esta fazer esta festa com a "grana" deles que era suposto acabar com a fome na tua terra ( Tete ) tambem, e para ajudar a gente da tua terra tambem ( Mocambique ), por isso que vao "apertar" aos chefes.

Depois nao reclama, por favor.

Vao fazer o que estas a pedir.

esta ver as criticas que voce esta receber ? a viver no Ocidente e a falar mal deles ? fica mal.

Anónimo disse...

Tambem assiste ao debate da STV onde um dos painelistas representando o partido no poder insistentemente dizia: "o povo merece uma oposicao melhor daquela que temos e nos estamos a trabalhar para ter uma oposicao mais credivel,etc, etc. Isto faz-me lembrar que o partido no poder e oposicao na Beira onde se tem portado igualzinho a oposicao no parlamento, entao de que oposicao credivel e melhor da que tem hoje o representante do partido na "posicao" se estava a referir?

Por outro lado, se diz que o povo merece uma oposicao melhor porque e que o partido no poder tudo faz para se manter no poder ao invez de ir formar uma oposicao mais credivel?

Viriato Dias disse...

Karim,

Eu sou cidadão do mundo. Acho que o Karim não estudou muito bem a caracteristica de um manhungue, nada neste mundo me impede de dizer o que sinto, ainda que tenha que pagar um preço elevado. É o que aprendi dos meus progenitores e dos meus vários mestres, entre eles Dr. David Aloni, com quem privei muito diálogo, quer em Maputo, quer em Nampula. Era um amigo sempre útil.

O Ocidente não dá nada em troca. O Karim sabe bem disso. Cá também a gente a morrer de fome, de gripe, desemprego, ingnorância por falta de escolas, enfim, tem as mesma dificuldades que lá, e a pergunta que lhe coloco é: porque é que esse bendito Ocidente não apoia os seus irmãos cá para apoiar os meus lá?

É preciso ver as ajudas com um sentido crítico. Por um lado o Ocidente enriquece, por outro a troca de favores entre os nossos líderes e eles, dái que mais tarde vemos que figura x ou y venceu prémio a ou b. Nada é de graça, aliás, o Dr. Mataruca, meu docente na UP-Nampula dizia-me sempre estas palavras "não há almoço grátis".

Repito, só paraconcluir, sou cidadão do mundo.

Um abraço

umBhalane disse...

Caríssimo Abdul Karim

Permita-me uma clarificação.

No Ocidente há direito ao contraditório, há tolerância, liberdade de expressão de pensamento e discussão, debate e rebate de ideias, …ainda!

E estou ciente que o Karim de tudo isso sabe, está seguro, atendendo ao perfil do que pensa e escreve, passe o elogio.

Posso assegurar-lhe com toda a minha boa fé, que uma crítica, um reparo certeiro, um abalo por mais leve que seja nas minhas convicções, só me servem de estímulo para ir indagar, confrontar, melhorar, e alicerçar o que penso “saber”.

As bibliotecas, o seu pó, fungos, e outros desconfortos me são familiares.
Cruzo fontes, e autores.

Fosse eu “académico” como muitos que povoam a blogosfera, tivesse eu a preparação intelectual, o seu lastro de conhecimentos, o saber estudar, interpretar, avaliar, …
tiraria muito mais proveito das minhas tentativas de melhoramento constante, de refinamento de juízos e valores, …que faço e transcrevo de modo amador, como curioso apenas.

E tudo isto, para preparar o terreno, e lhe dizer que o Ocidente não tem quaisquer problemas com quem dentro de nós habita e diz:

- Esse não é o caminho, tem pedras, escolhos, é um falso caminho…

Essas pessoas são benquistas, ajudam-nos a progredir, porque nos obrigam a questionarmo-nos, a fazer introspecção do que julgamos saber, e temos como dados adquiridos.

São um valor acrescentado, uma soma àquilo que temos de bom.
Que venham e fiquem, quem vier por bem.

Não admiro, detesto mesmo, pessoas submissas e cobardes, pessoas que se auto-apagam, …adoro despiques leais, lógicos, racionais…

Admiro pessoas com convicções, coerentes, humanas, e que sobretudo respeitem os outros, e queiram para os outros aquilo que para si mesmas desejam.

Em paz, em liberdade total, e em progresso.

Mas com convicções fortes, não rígidas, flexíveis como as grandes e fortes árvores que se dobram ao ímpeto dos ventos, para resistirem, e ficarem cada vez mais fortes,

Como disse certa vez, Bertrand Russel, quando lhe perguntaram se era capaz de morrer pelas suas ideias, que defendia e divulgava/ensinava:

- Morrer. Não. Eu até nem sei se elas estão certas. ( terá sido mais ou menos assim)

Um abraço

umBhalane

Anónimo disse...

Tanta inveja! A Frelimo, como qualquer outro Partido usa como bem entende os seus recursos. Se são ilegais, provem-no!

Rildo Rafael disse...

Meus caros

Viriatos e demais

Em relacao ao Debate da Nacao (cancao) tenho adizer o seguinte:

Porque da existencia deste espaco (Debate da Nacao?) O que debatem? poreque se debate estes temas nas vesperas das eleicoes? Porque se debate em torno da oposicao? Penso que as vezes se faz campanha politica ao inves de se (de)bater a (Ca(N)acao. A pergunta ja e tendeciosa "Existe oposicao em Mocambique?" Falsa pergunta meus caros

A genese dos partidos da oposicao?
Perfil dos lideres da oposicao?
O que a oposicao faz?
Como faz?
onde faz?
Que recursos(humanos, financeiros) dispoem?
Impacto geografico (abrangencia), politico, economico, social dos partidos da oposicao?
Pressao sobre o governo?
Condicoes para conquista e manutencao do poder politico?
Suas bases da apoio?


O Viana foi contratado para fazer aquela encenacao.

O Arsenio Henriques confunde moderacao (com falta de respeito) falsa habilidade para moderar (ausencia de modos polidos. Nao e o tempo que deve levar perdermos o bom senso jornalistico sobretudo para moderadores.

Alice Mabota (ofereceu uma aula-magna ao rapaz proeminente) Pela primeira vez pude ver Fernando Mazanga a brilhar. Pena que o Debate da Cansao tinha apenas passageiros e nao participantes.

Gratos

Viriato Dias disse...

1. Talvez deva anunciar a minha vulnerabilidade intelectual para ser poupado de tanta ironia e adjectivos marginais. A ironia, disse a líder do PSD, Dra. Manuela Ferreira Leite, tem os seus perigos. Que eu saiba, este "Diário de um Sociólogo" não é propriedade do Ocidente, nem está ao serviço dele, também não é e nem pode ser, claro, propriedade de nenhum partido político nacional ou estrangeiro. Nem é de nenhuma ceita religiosa. É, como toda a gente sabe, do professor Serra e cabe a ele, somente ele, as regras do jogo. Regras essas que eu procuro cumprir a íntegra, reconhecendo que sou pecador. E quem não é?

2. Se encontrar concordância é falar mal da Frelimo ou dizer bem do MDM então, se assim for, creio que não vale a pena debitar os meus pontos de vista. Felizmente ainda não recebi do professor Serra um pedido formal para abandonar à sala. Ele tem poderes para tal. É ele quem paga os impostos e não nós, digo, eu.

3. Infelizmente, sou um indivíduo polémico, sempre fui, porque sempre defendi uma independência mental. Há quem me conheça e sabe que jamais me vergaria à submissão. O governo moçambicano sabe bem disso, porque provei que não sou terreno fácil, onde se planta batatas. Sou um indivíduo que se bate por valores e princípios. Se dentro de algum juízo meu alguém se sentir ofendido há juízes que podem julgar essa causa, começando mso com o proprietário do Diário, o professor Serra.

3. Tenho estado a perder amigos, neste Diário, por pensar de maneira diferente. Nem obrigo a ninguém que comungue comigo aquilo que defendo. Cada um deve, acho eu, dizer o que pensa em função do que avalia / analisa. Não deve ter medo de dizer algo que seja de contrário da maioria. A história tem me provado muita das vezes que a maioria nem sempre tem razão. É a maioria que defendeu leis péssimas no nosso parlamento para acomodar interesses pessoais. É a maioria que esclhe um ditador, ou um mau dirigente.

4. A minha família é multi-racial e sempre foi. Tem tradição em matéria de coabitação com pessoas de outras raças. Pelo contrário, encaramos isso como uma benção, algo natural. À partida não sou racista. Tenho é defendido que o Ocidente (há excepção) tem estado por detrás de muita dor no mundo. É o Ocidente que procura inventar armas nucleares para matar o próximo. É o Ocidente que promove a guerra entre as nações. Isto tudo são factos. A própria Nações Unidas reconheceu a sua inoperacionalidade porque meia dúzia de países ocidentais não querem cumprir com uma determinada resolução. Não é Moçambique!

5. Sou contra as ideias de certos líderes / países ocidentais. E sou livre de dizer isso, porque sou cidadão do mundo. Digo isso na Holanda, na Bélgica, na Espanha, em Portugal. Onde quer que eu vá, digo sem rodeios que o Ocidente tem uma cota parte de culpa. Não estou a incitar à violência, mas chamar atenção para equilibrar os pratos da balança.

Bem, quanto aos saudosistas ou rejeitados filhos de África, não tenho nada a dizer. Lamento muito.

Um abraço

xicoxa disse...

Caro Viriato Dias


li a sua defesa, e confesso que concordo plenamente consigo, este espaco é e deve ser para debate de ideias e n pra ataques pessoas afinal n somos todos mocambicanos? independetimente dos pontos de vista e da posicao politica de cada interviniente?


As vezes acho que ha gente neste espaco que ao inves de debater ideias quer usar este espaco para criar intrigas e mal dizer dos outros.


Forca um abraco

Xicoxa

Abdul Karim disse...

Viriato , umBhalane e Todos Outros,

Eu acredito que estamos todos aqui para aprender, cada um com suas conviccoes.

A ideia 'e unirmos e nao desurnirmos.

Temos todos o direito de expressar o que nos vai na alma, mas acredito que devemos conter-nos quando nos expressamos de forma que a maioria saia prejudicada, acredito que isso se chama etica, a defesa da maioria.

E se considerarmos a mesma etica veremos que muitas vezes falta a lucidez de conciderarmos a fome, a miseria, a doenca que esta sendo imposta ao Mocambicano.

Essa 'e a minha luta, a minha religiao, nao concordo que se roube dos pobres para fazer de conta que se 'e rico.

Honestamente, nao me preocupa o Ocidente ou Oriente, nao me preocupa o Zimbabwe ou a Guine, neste momento estou preocupado com Mocambique.

Estou preocupado por termos 16% de HIV.

Quero as solucoes para HIV, quero solucoes para a fome, quero solucoes para miseria, quero que ninguem morra pobre, com fome, 'e so isso que quero.

Quando critico o governo, estou a defender os direitos dos mais necessitados, nao quero idosos que deveriam receber reforma estejam nas ruas a pedir esmola porque o INSS foi arrombado, nao quero jovens a prostituirem-se porque nao tem emprego, nao quero criancas orfans por que nao pudemos dar tratamento de HIV aos seus pais, nao quero mortes por malaria.

O governo de mocambique tem que entender isso, o guebuza tem que entender que estamos atentar criar solucoes para Mocambique e para Mocambicanos.

O guebuza, a frelimo ou quem quer que seja, nao nos pode tirar essa chance de Viver.

E nessa base, sao todos bem vindos.

O umBhalane com o seu conhecimento, o Viriato com o seu ponto de vista, o Xicoxa com a defesa do governo, o Anonimo com sua opiniao e outros tantos que todos os dias aqui contribuem.

'e ai onde reside a solucao, 'e ai onde acredito que se busca o amanha de sonho, em todos nos , juntos, para uma causa.

A frelimo tem que sair do poder.

E assim tem que ser, se amanha o MDM falhar, estando no governo, vao me apanhar aqui a pedir que o MDM saia do poder.

Tem que ser assim, nao temos hipoteses, devemos concentrar os esforcos e pouco tempo que temos, para solucoes, nao buscarmos mais complicacoes, mais justificacoes, mais impedimentos para piorar a situacao dos mais desfavorecidos e melhorar a situacao dos curruptos.

ja nao 'e mais possivel, 'e insustentavel.

Vamos mudar Mocambique, vamos fazer a mudanca calmamente, a frelimo tem que perceber isso, tem que ajudar.

Todos tem que participar nessa Mudanca.

E a Mudanca 'e enorme, precisamos da Experiencia dos Mais Velhos, da Determinacao dos Jovens,da Ajuda dos Generosos, da Imaginacao dos Genios, da Criatividade Divina, E ainda assim de Muita SORTE.

Por Favor Colaborem.

Abdul Karim disse...

Caro umBhalane,

Obrigado pelo elogio,

Tento apenas apresentar alternativas para o nosso Pais, Mocambique, que passa por uma fase dificil, onde os que deveriam ter lucidez, e governar, estao na parodia.

Fazer o que ?

Chauque disse...

engraçado , e o Pedro Taímo, disse na STV debate da nação. que o MDM tinha mais meios dok o Partido Frelimo,em ouco tempo a tem 4x4s, e que o Presidente do MDM, foi a Portugal para hipotecar a nação como moeda de troca,

que Parvice Dele, afirmação apaixonada,mais meios do que a Frelimo?
quem gasta 1Milhao de Dolores, é porque tem muito mais na manga, Malandro

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o sr. Chauque, acho que o sr. Taimo perdeu a oportunidade de ficar calado. E que temos que aprender a respeitar o povo que nos elege. Ja nao estamos nos tempos em que tudo que o "chefe" dizia era a verdade pura e inquestionavel. E preciso perceber que pronunciamentos deste tipo (do Taimo) nao abonam o partido antes pelo contrario vem reforcar a ideia de que o partido frelimo sempre andou a enganar as pessoas aproveitando-se da sua ignorancia. So que estamos no seculo 21 e as pessoas ja nao usam oculos de madeira, tem acesso a outras fontes de informacao. Se o MDM tivesse mais meios que a Frelimo o seu lider nao andaria de carro de uma ponta a outra do pais, faria o mesmo que o candidato da frelimo faz: andar com 6 helicopteros. Ou o sr. Taimo quer nos dizer que quem paga os helicopteros nao e a frelimo? quem deve estar a pagar? e dinheiro dos nossos impostos? Facam politica tendo em conta que ja estamos no seculo 21......

Anónimo disse...

o chauque tem razao, aquela do Taimo foi uma autentica aberracao. Deve estar a tentar puxar saco para os camaradas se esquecerem do que andou a fazer aos magermanes. Teria prestado um melhor servico ao partido se tivesse ficado calado ao invez de ter tentado, respoder o Muchanga. Foi realmente muito feio pese embora estivesse acompanhado de uma clac instrumentalizada que por tudo e por nada, desde que dito pelos seus "chefes" batiam palmas.

Anónimo disse...

O jornal noticias de hoje vem confirmar e reforcar a ideia da alianca FRENAMO. Na sua pagina politica dedicou 5 artigos a campanha da Frelimo e 2 a coitadinha Renamo ( elo mais fraco da alianca) e nada aos outros partidos. Para o noticias os outros estao em casa a dormir por isso nao vale a pena fazer referencia.....o lambebotismo esta cada vez mais institucionalizado como nos tempos do socialismo proletario.