19 outubro 2009

19 de Outubro de 1986

19 de Outubro de 1986: o avião presidencial moçambicano despenha-se em Mbuzini, território sul-africano. Morrem o presidente Samora Machel e 33 membros da sua comitiva. Hoje é, portanto, o 23º aniversário da tragédia.

14 comentários:

Pipas Forjaz disse...

um dos dias mais tristes para mim, lembro-me como se fosse ontem.

Anónimo disse...

... ditto!
a luta continua!
gp

Anónimo disse...

Foi-se um ser humano, é sempre de lamentar. Mas não tenho saudades do ditador. O sofrimento que espalhou foi muito.

Viriato Dias disse...

Já viu como esta questão de ditador é um conceito errático e polissémico? Eu acho que Samora foi um ditador bom, necessário para a época. Um ditador maus seria, por exemplo, um Pinoche, no Chile. Mugabe está na lista de um ditador bom, ou seja, um corrector de uma política Ocidental que Kadafi, por exmplo, se recusa a seguir.

Viva Samora, Viva Mugabe

micas disse...

Essa do ditador bom...

Ditador é ditador!

xicoxa disse...

Que Saudades do Samora,
Samora comandante em chefe,
Samora o lider
Samora O Homen do Povo


Descanse em Paz meu Marechal


Como dizias

A LUTA CONTUNUA, independencia ou morte?


xicoxa

Anónimo disse...

Só a morte separa os amigos do Viriato do poder...

Viriato Dias disse...

Mais uma vez a inteligência está a ser inimiga do diálogo. É o que está a fazer o anónimo. Há dois dias que não cessa de me atacar, a menos que se identificasse. Está a ser injusto comigo. Não faz mal, não demora encontar um mentiroso, caluniador ou anónimos que um coxo, logo será identificado.

Sobre Mugabe tenho a dizer uma coisa, para finalizar, pode dizer o que quiser, mil e uma palavras contra este homem, eu o tenho como meu ídolo. Penso que a África toda também. Quando se interessar pelas história ou por questões sociais, não tenho a menor dúvida que vai perceber que este homem é inocente. Lembro-me que Jesus Xristo foi morto assim, uma maioria (absoluta) esteve contra ele. Por isso detesto democracias, embora tolere um pouco, porque as democracias são uma lástima. O que pensa é a maioria, muita das vezes é lá onde mora a burrice, é a minha maneira de ver. O melhor sistema político está ainda por vir, tal como me referi no meu artigo sobre, MUGABE, O MEU ESCOLHIDO!

Abraços

Anónimo disse...

Não deixem também de ler os pensamentos de Mohamed Embaló...

Anónimo disse...

Com relação a Mugabe apoio e subscrevo a opinião de Viriato, o único erro de Mugabe foi de ter feito as reformas numa altura em que o continente está sufocado por instituições como o FMI, Banco Mundial, etc onde as armas de pressão podem ser fatais,

Machel já havia feito o mesmo em 74 mas nessa altura apenas deviamos aos Russos e Chineses He He He

Machel Foi um Ditador Bom, necessário para a época, com pouca experiencia e que já começava a abrir o olho

Uma pergunta permanece em mim há já muito tempo " PORQUÊ QUE NENHUM MEMBRO DO BUREAU POLÍTICO DA FRELIMO ESTAVA NA COMITIVA MESMO SABENDO QUE MACHEL IA A UMA REUNIÃO DE GRANDE IMPORTANCIA?"

Ficaram todos com diarreia na véspera da partida ou o curandeiro disse p não ir?

MozFree

Anónimo disse...

Estou com a Micas

Anónimo disse...

samora representava e implementava a ditadura do proletariado!
Nao tenho saudades desse tempo que vivemos,
viva a democracia em construçao!
somos liveres de pensar e expressar, ninguem deve ser preso ou morto por isso!

Anónimo disse...

Todos os anos alguem do governo vem dizer que estao a espera de uma resposta ou resultados do inquerito. Afinal quem deve fazer o inquerito ou produzir o relatorio? o Botha? deixem de deitar area para os nossos olhos. E melhor ficarem calados

Anónimo disse...

Fiquei indignado com as afirmacoes do sr. Sergio Vieira na TV. Afinal o nosso saudoso presidente morreu porque teimosamente quis vir participar a uma festa de aniversario? e como e que os supostos "matadores" Sul Africanos sabiam que ele infalivelmente viria participar da festa de aniversario e lhe montaram a emboscada?