18 agosto 2009

Afinal houve acordo!

No Mediafax: "Apesar da tensão diplomática que se gerou na última visita, ao país, do Presidente do Malawi, Bingu Wa Mutharika, foi assinado, sábado último, em Maputo, o Memorando de Entendimento para a realização do estudo de impacto ambiental do projecto de navegabilidade Shire – Zambeze, ligando os portos de Nsanje, no Malawi e Chinde, na Zambézia." Obrigado ao FL pelo envio do jornal via email.

1 comentário:

Viriato Dias disse...

Um dos problemas de África, digo, dos nossos lideres ou presidentes é firmarem acordos sem serem do conhecimento do povo, quer através do parlamento, imprensa ou um simples comunicado. Para o nosso caso, Moçambique, o presidente da República poucas vezes intervêm ao publico para explicar ou esclarecer um determinado problema / assunto. O povo só toma conhecimentos através de conversas soltas nos bares, parapeitos, cafés, nas ruas e bairros, isto para as cidades capitais. Nos distritos como Tsangano e Magoé, em Tete; Mogovolas e Ribáuè, em Nampula; Nangade e Macomia, em Cabo Delgado, só para citar alguns exemplos, em que o povo vive ao Deus dará, desconhecem quais os rumos do país, ou seja, se o país está a andar para frente ou para trás, ou simplesmente serem esclarecidos o que mudou durante os 5 anos de governação. Mas, se estamos lembrados, no juramento de posse dos nossos dirigentes, prometem cumprir a lei e trabalhar com todas as massas da sociedade para o bem comum!
Um acordo como este de interesse nacional porquê é que foi escondido da imprensa? Qual é a pretensão do governo? A troco de quê?!!! Neste Diário ouvi que a gripe HN1 já está em Moçambique, porventura, o ministro da saúde deu alguma conferencia de imprensa sobre o assunto? Nada. Porventura o Presidente da República falou sobre o assunto? Nada. Sim, presidente, como a sua voz é feito eco por seus subalternos, assim ajudam a difundir a mensagens e os cuidados a ter em conta.

Um abraço