Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
10 comentários:
estranhamente nao gosto de futebol acho-o um desporto aborrecido lol
jokas
Paula
Estão se gorando as esperanças de qualificação. Foi fácil "engolir" a primeira derrota(jogamos fora e com uma grande selecção a favorita do nosso grupo) mas agora contra o Botswana(selecao do nosso "tamanho"), jogando em casa, não sei não como ficamos.
Ja estamos no ultimo lugar da nossa serie.
Qualificação comprometida, muito comprometida, quase impossivel dar a volta.
Maxango
Pois e, como diz o professor sempre que disserem que o espirito mau da seleccao e Semedo, desconfie e investigue. Para alem de vestir a seleccao, parece que o presidente da FMF esta a fazer muito pouco relativamente ao prometido
Se os dirigentes gostassem deste "belo moçambique" não gastavam as centenas de milhões que desbaratam com a bola.
Gastavam (na formação)no atletismo, no básquete e na formação, também, de jovens futebolistas.
Não se gastariam tantos milhões e a nossa auto-estima de que tanto falam estava lá em cima.
O "Notícias"de hoje usou mesmo a palavra "vergonhoso".
A derrota dos mambas(?) não pode ser vista de animo leve e fora do contexto da nossa realidade.
Quanto a mim é uma crise global a nível do desporto, desde o futebol, basquete, atletismo, andebol etc, etc. Desde a independencia nacional o unico fenomeno de relevo que tivemos foi a Lourdes Mutola, fruto do destino, não da produção de talentos.
Vamos ser sinceros: O A.Semedo quendo afirma quer o nosso futebol é de baixo nível, está falando a verdade. Tnho visto os jogos da selecção, tirando um e outro jogador, particularmente os defesas que actuam fora do país, o resto dos jogadores são de nível mediocre a suficiente. No Moçambola0 o que se faz de melhor é maltratar a bola. Nosso campeonato é mediócre, a qualidade dos jogadores, embora tecnicamente dotados, deixa muito a desejar, as selecções sub 17, sub 21, sub 23 são elminadas nos torneios logo no primeiro jogo. é caso para dizer: Nosso futebol não terá futuro nos próximos anos. No atletismo IDEM: os recordes nacionais batidos no tempo colonial e nos anos imediatamente a seguir a independencia perduram até hoje, 33 anos depois! Os tempos e as marcas que se fazem estão abaixo das de 1972/73. Entretanto o país nunca esteve tão bem servido de bachareis, licenciados e doutorados em educação fisica e desportos! o que que andam a fazer ? O estado gasta tanto a forma-los mas não trazem nenhuma mais valia. Serão lixo?
Então nos perguntemos: o que está mal? Como saír desta situação vergonhosa? Como é que nos tempos o país produziu talentos como o matateu,eusébio, coluna, hilário, vicente, campeões do então espaço portugues em basqute, hoquei em patins, atletismo, etc. Para onde foi a matéria prima? o que mudou desde então?Díficil de reponder. É matéria de estudo para os inúmeros doutores que temos, entretanto adianto algumas reflexões:
O argumento de que os campos de futebol,viraram dumba nengues é válido mas não explica tudo. Em muitos paises, devido ao crescimento urbano verificou-se o mesmo fenómeno, só que para contrapor, nasceram academias nos clubes que pegam miudos de 10 a 12 anos e a par de uma educação escolar e moral rigorosa começam a ser " limados " por técnicos super competentes. Nas escolas existem professores de educação fisica que de facto dão aulas, ensinam aos alunos os rudimentos dos principais desportos, desde como chutar e dominar uma bola de futebol, como jogar basquete, volei,
andebol, rudimentos de sprint, meio fundo, fundo, lanaçamentos de peso, dardo e saltos. O que sucede hoje é que o professor atira uma bola para o campo( quando existe) e desaparece! esta é a realidade, creiam e pasmem! A disciplina de Educação Fisica é a parente pobre dos programas do Ministerio da Educação, ninguem lhe dá o real valor e depois reclamamos.
A Federação pode contratar o Carlos queiros, o Alex FERGUSON E ETC. NENHUM DELES TERÁ SUCESSO. OCASIONALMENTE GANHAREMOS UM E OUTRO JOGO POR SORTE E NÃO POR ENGENHO E EMPENHO. COMEÇEMOS DESDE JÁ A MUDAR AS COISAS A NÍVEL DOS PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO FISICA NAS ESCOLAS, OBRIGANDO OS CLUBES A TEREM ESCOLAS DE JOGADORES COM TÉCNICOS CREDENCIADOS E SE POSSÍVEL PAGOS PELO ESTADO( AO INVES DE GASTAR 15.000 DOLARES PARA UM UNICO TREINADOR COM JOGADORES DE POUCA VALIA).ACREDITO QUE DENTRO DE 10 A 15 ANOS PODEREMOS SER UMA POTENCIA EM AFRICA. TEMOS QUE SER PACIENTES E PREPARAR O FUTURO, NADA DE IMEDIATISMOS.
Valiosa contribuição.
Espero que o leiam...Entretanto, escrevi sobre o treinador. Com ironia, claro.
Enviar um comentário