08 junho 2008

Perdemos

Perdemos hoje, aqui em Maputo, por 2/1 perante o Botswana, na tentativa de qualificação para o Mundial de Futebol 2010. É a segunda derrota consecutiva depois da ocorrida com a Costa do Marfim por 1/0.

10 comentários:

Sensualidades disse...

estranhamente nao gosto de futebol acho-o um desporto aborrecido lol

jokas

Paula

Nelson disse...

Estão se gorando as esperanças de qualificação. Foi fácil "engolir" a primeira derrota(jogamos fora e com uma grande selecção a favorita do nosso grupo) mas agora contra o Botswana(selecao do nosso "tamanho"), jogando em casa, não sei não como ficamos.

Carlos Serra disse...

Ja estamos no ultimo lugar da nossa serie.

Anónimo disse...

Qualificação comprometida, muito comprometida, quase impossivel dar a volta.

Maxango

Anónimo disse...

Pois e, como diz o professor sempre que disserem que o espirito mau da seleccao e Semedo, desconfie e investigue. Para alem de vestir a seleccao, parece que o presidente da FMF esta a fazer muito pouco relativamente ao prometido

Anónimo disse...

Se os dirigentes gostassem deste "belo moçambique" não gastavam as centenas de milhões que desbaratam com a bola.
Gastavam (na formação)no atletismo, no básquete e na formação, também, de jovens futebolistas.
Não se gastariam tantos milhões e a nossa auto-estima de que tanto falam estava lá em cima.

Carlos Serra disse...

O "Notícias"de hoje usou mesmo a palavra "vergonhoso".

Anónimo disse...

A derrota dos mambas(?) não pode ser vista de animo leve e fora do contexto da nossa realidade.
Quanto a mim é uma crise global a nível do desporto, desde o futebol, basquete, atletismo, andebol etc, etc. Desde a independencia nacional o unico fenomeno de relevo que tivemos foi a Lourdes Mutola, fruto do destino, não da produção de talentos.
Vamos ser sinceros: O A.Semedo quendo afirma quer o nosso futebol é de baixo nível, está falando a verdade. Tnho visto os jogos da selecção, tirando um e outro jogador, particularmente os defesas que actuam fora do país, o resto dos jogadores são de nível mediocre a suficiente. No Moçambola0 o que se faz de melhor é maltratar a bola. Nosso campeonato é mediócre, a qualidade dos jogadores, embora tecnicamente dotados, deixa muito a desejar, as selecções sub 17, sub 21, sub 23 são elminadas nos torneios logo no primeiro jogo. é caso para dizer: Nosso futebol não terá futuro nos próximos anos. No atletismo IDEM: os recordes nacionais batidos no tempo colonial e nos anos imediatamente a seguir a independencia perduram até hoje, 33 anos depois! Os tempos e as marcas que se fazem estão abaixo das de 1972/73. Entretanto o país nunca esteve tão bem servido de bachareis, licenciados e doutorados em educação fisica e desportos! o que que andam a fazer ? O estado gasta tanto a forma-los mas não trazem nenhuma mais valia. Serão lixo?
Então nos perguntemos: o que está mal? Como saír desta situação vergonhosa? Como é que nos tempos o país produziu talentos como o matateu,eusébio, coluna, hilário, vicente, campeões do então espaço portugues em basqute, hoquei em patins, atletismo, etc. Para onde foi a matéria prima? o que mudou desde então?Díficil de reponder. É matéria de estudo para os inúmeros doutores que temos, entretanto adianto algumas reflexões:
O argumento de que os campos de futebol,viraram dumba nengues é válido mas não explica tudo. Em muitos paises, devido ao crescimento urbano verificou-se o mesmo fenómeno, só que para contrapor, nasceram academias nos clubes que pegam miudos de 10 a 12 anos e a par de uma educação escolar e moral rigorosa começam a ser " limados " por técnicos super competentes. Nas escolas existem professores de educação fisica que de facto dão aulas, ensinam aos alunos os rudimentos dos principais desportos, desde como chutar e dominar uma bola de futebol, como jogar basquete, volei,
andebol, rudimentos de sprint, meio fundo, fundo, lanaçamentos de peso, dardo e saltos. O que sucede hoje é que o professor atira uma bola para o campo( quando existe) e desaparece! esta é a realidade, creiam e pasmem! A disciplina de Educação Fisica é a parente pobre dos programas do Ministerio da Educação, ninguem lhe dá o real valor e depois reclamamos.
A Federação pode contratar o Carlos queiros, o Alex FERGUSON E ETC. NENHUM DELES TERÁ SUCESSO. OCASIONALMENTE GANHAREMOS UM E OUTRO JOGO POR SORTE E NÃO POR ENGENHO E EMPENHO. COMEÇEMOS DESDE JÁ A MUDAR AS COISAS A NÍVEL DOS PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO FISICA NAS ESCOLAS, OBRIGANDO OS CLUBES A TEREM ESCOLAS DE JOGADORES COM TÉCNICOS CREDENCIADOS E SE POSSÍVEL PAGOS PELO ESTADO( AO INVES DE GASTAR 15.000 DOLARES PARA UM UNICO TREINADOR COM JOGADORES DE POUCA VALIA).ACREDITO QUE DENTRO DE 10 A 15 ANOS PODEREMOS SER UMA POTENCIA EM AFRICA. TEMOS QUE SER PACIENTES E PREPARAR O FUTURO, NADA DE IMEDIATISMOS.

Anónimo disse...

Valiosa contribuição.

Carlos Serra disse...

Espero que o leiam...Entretanto, escrevi sobre o treinador. Com ironia, claro.