20 agosto 2007

Sobre as lendas urbanas

Circulam pela cidade informações sobre assaltos a bancos. Umas confirmadas, outras não.
Estamos numa cidade com muitas pessoas preocupadas, ansiosas e, naturalmente, propícias ao rumor, à lenda urbana.
Na definição de Jean-Bruno Renard, lenda urbana é um relato anónimo, breve, com múltiplas variantes, de conteúdo surpreendente, contado como verdadeiro e recente num meio social do qual exprime de maneira simbólica os medos e as aspirações (in Rumeurs et légendes urbaines. Paris: PUF, 2006, 3.e éd., p. 6).
_______________
Cartoon tirado daqui.

2 comentários:

Carolina Marialva disse...

Olá,

Sou estudante de jornalismo da Puc-Campinas e estou fazendo uma reportagem sobre lendas urbanas e a capacidade das pessoas em acreditar nelas para a Tv Pucc. Para isso precisava entrevistar alguns especialistas no assunto e como vi que o senhor escreveu um post sobre lendas urbanas, gostaria de saber se teria disponibilidade,se estiver no Brasil, ou se poderia indicar alguém que saiba do tema para podermos entrevistar.
Ficarei extremamente grata!!

Obrigada,

Carolina Marialva
email: carolmarialva@hotmail.com

Anónimo disse...

Olá,

Sou estudante de jornalismo da Puc-Campinas e estou fazendo uma reportagem sobre lendas urbanas e a capacidade das pessoas em acreditar nelas para a Tv Pucc. Para isso precisava entrevistar alguns especialistas no assunto e como vi que o senhor escreveu um post sobre lendas urbanas, gostaria de saber se teria disponibilidade, ou se poderia indicar alguém que saiba do tema para podermos entrevistar.
Ficarei extremamente grata!!

Obrigada,

Carolina Marialva