17 agosto 2007

Ruth First: assassinada há 25 anos no CEA


“Moçambique no Contexto da África Austral e os Desafios do Presente: repensando as ciências sociais” - eis o tema de um seminário em memória de Ruth First, primeira directora científica do Centro de Estudos Africanos (CEA) da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), assassinada na tarde de 17 de Agosto de 1982 num dos gabinetes do CEA. Faz hoje, portanto, 25 anos. O seminário realiza-se hoje, com início às 8 horas, num dos anfiteatros do novo complexo pedagógico da UEM, no campus universitário principal.
A luta continua, Ruth!

7 comentários:

Anónimo disse...

professor, porque nao anuncia este tipo de eventos atempadamente, para os que estao no exterior, se quiserem, tenham a possibilidade de participar?

Anónimo disse...

Paz à sua alma. A luta continua.e continuara sempre desde que exitam injustiças e desigualdades.
sonhemos com um mundo melhor...

Carlos Serra disse...

Tem razão o primeiro leitor, foi lapso meu, do qual peço imediatas desculpas!

Anónimo disse...

Capturaram e puniram os culpados ?
Ou é mais um numero nas estatísticas da impunidade em Moçambique ?

Carlos Serra disse...

Ruth foi morta por uma carta-bomba, quando abria a sua correspondência. Ainda hoje não se sabe quem a matou, mas suspeita-se dos serviços secretos do apartheid., que havia muito a vigiava.

Anónimo disse...

obrigada por nos reavivar a memoria Prof. hoje vivemos num mundo em que o que é preciso é ser visto. Qto mais tivermos os holofotes sobre nos melhor, qto mais nacionalistas aparentarmos ser melhor ainda, esquecemo-nos que um mundo de "incognitos" e menos "incognitos" (cujo passaporte, nao mais era do que o desejo de liberdade, combate as injustiças e deigualdades) se bateram para que possamos hoje, ter, pelo menos, a possibilidade de pensar Moçambique e nao so, de exprimir, nossas ideias e quiça nossos ideiais...

sempre que possivel, por favor, anuncie eventos como, este, apelos a publicaçoes em revistas cientificas produzidas em Moçambique, etc, etc, ha mta gente com vontade de participar, so nao sabe é como Prof. por minha parte penso que existe ainda mto a fazer...e espaço para todos que queiram, apenas, contribuir modestamente com sua reflexao...

Anónimo disse...

Morta como de resto foi Mondlane. E os suspeitos são, habitualmente insuspeitos: os torcionários! Mondlane, a PIDE!!! Ruth First, A BOSS (Polícia do Apartheid)!!!
Mas, tal como Mondlane, há que pensar que a mente humana é mais maquiavélica do que se pensa...
Assainar um aliado, desvia todas as atenções para o inimigo declarado, óbvio, suspeito, tipo 1+1+1=3... INGENUIDADE. Staline, Hitler, Mao e outros quejandos fizeram do óbvio algo confuso como se pretende, ARMAR A CONFUSÃO NOS SUSPEITOS. Lim Piao, Rudolf Hess, Tostky etc, etc. Para quem acredita em bruxas, vejam o que FRELIMO foi capaz de fazer aos seus em Nachingwea, nos 'Campos de Reeducação (?!?)', na Machava e o ANC em campos semelhantes em Angola. A SWAPO de Nujoma tb prendeu, torturou e eliminou elementos 'moderados' em angola e na Zambia... Em Angola, em 27 de Maio de 1977, MPLA e cubanos perseguiriram e deram caça ao homem entre os próprios militantes (30 mil , mais?), alguns deles guerrilheiros anti-colonialistas e heróis da independencia... SABIAM QUE TABO MBEKI foi prisioneiro do próprio ANC?
Paz à alma de Ruth First e Mondlane! Porque não uma COMISSÃO DE VERDADE E RECONCILIAÇÃO tb em Moçambique? Com sorte poderia saber-se algumas verdades. Aliás, na própria África do sul, Desmondu Tutu já tentou levantar alguns segredos dos eliminados do ANC... Tentou mas não vai avante! Que espanto.
C. Serra