31 agosto 2007

Bizarra decisão

"O ministro da Administração Estatal, Lucas Chomera, garantiu, esta semana, em Namaacha, que todas as cidades e vilas municipais terão representantes do Estado até ao final do ano. Anotou que, a julgar pela experiência das sete cidades onde tais figuras já foram nomeadas, não haverá conflitos de qualquer espécie com os órgãos municipais."
Aqui está uma notícia no mínimo bizarra. Bizarra primeiro porque mostra quão frágil é a defesa da descentralização; segundo, porque é claramente mostrado que não se confia nos municípios; terceiro, porque se tem já a presciência iluminada de que não haverá conflito decisional.
Nem sequer quero falar sobre os encargos financeiros com mais funcionários a remunerar.

4 comentários:

Reflectindo disse...

É sim uma bizarra decisão, embora me admire bastante que o debate sobre esta decisão e a manifestacão contra não seja muito aberta. Esta decisão tão inútil é muitissimo cara ao cidadão comum e é ele que deve manifestar contra.

Foi estranho que a Joana Macie preferiu escrever só comentários pro-Chomera. Ou ela entrevistou só a eles? Porquê?

Salvador Langa disse...

Xamuali Carlos vc nao esta ver que tem muita gente de diploma que precisa emprego na comissao politica? Se vc da pao, voce tem apoio.

Anónimo disse...

Mais uma prova, o governo de Maputo so aumenta despesas aos moçambicanos. Eu nao vejo a necessidade de nomear representante do governo para os municipios, porque nao existe nenho distrito que nao tem poder publico, tem os tribunais, policia, saude, educaçao, etc. Eu acho que o governo da Frelimo esta muito desconfiado por tantas injustiças sociais que sempre assistimos com os corruptos governantes.
Se na verdade queremos desenvolvimento devemos dar liberdade os prefeitos dos municipios e confiar neles

Anónimo disse...

Representante do governo nos municipios?!!! Paraqu^e? infelizmente a descentralizacao vai-se centralizando....Talves servira para diluir o poder exercido pelos presidentes dos municipios ganhos e que serao ganhos, seguramente, pela RENAMO. Tristeza!!!!