19 agosto 2007

"O massacre da polícia" - postagem n.º 2000 do "Diário de um sociólogo"

A propósito do assassinato na cidade de Maputo de três agentes da Polícia de Investigação Criminal, o semanário "domingo" publicou hoje o editorial que se segue (pormenor: esta é a chapa 2000, hoje atinjo a postagem 2000 neste diário desde que foi criado a 18 de Abril de 2006, dia da primeira postagem):

2 comentários:

mozinovador disse...

Talvez seja das poucas vezes que Domingo nao realiza a sua tarefa principal..ser porta-voz do poder.

Mas ate pode ser porque a situacao ja deixou de ser simples criminalidade. Ja deixou ser uma questao de estar no lugar errado, no sitio errado e ser assaltado, ou mesmo assassinado. Passou a ser um problema de todos nos. E subscrevo na totalidade as palavras do Domingo.

Desde que soube da morte tragica dos policias, das circunstancias em que ela ocorreu, como ser humano, como Mocambicano, ainda estou a lutar comigo mesmo para encontrar respostas, explicacoes, motivacoes, etc.

Por vezes tento pensar que se trata de uma sabotagem politica,mas depois penso que eh consequencia do elevado nivel do desemprego, mas tambem tem a situacao dos ricos mais ricos e pobres mais pobres. Sei la, cada vez que penso fico mais confuso, porque no meio de tudo isto temos uma sociedade em que os pais cada vez menos tempo, vontade, moral tem para educar os seus filhos. Temos familias que ao invez de denunciar, deliciam-se com os frutos do crime, porque outra alternativa de sobrevivencia nao se avista, e a honestidade eh esquecida no meio de tanta pobreza.

Isto deixa-me revoltado. Revoltado porque comeco a pensar que nos, os que labutamos dia a dia, honestamente para sobreviver estamos encurralados pelos criminosos de cima e pelos criminosos de baixo. E dai que cada um vai roubando como pode.

Os criminosos de cima sao chamados corruptos, usurpam bens publicos, participam em jogos de influencias. Sem que ninguem perceba como e donde vem tanto luxo, dinheiro para ser dono e senhor das maiores empresas nacionais, vao ostentando riqueza. O ladroes de baixo,muitas vez de descendencia pobre e educacao turbulenta, vao querendo ser como esses senhores de riqueza. Tambem querem ostentar, querem viver a grande e a francesa. So que estes ja passaram a categoria de bandidos armados. Mas ate que existe uma semelhanca entre eles..ESTAO TODOS INPUNES.

E assim vai o pais que temos.

Carlos Serra disse...

Em certas circunstâncias - como esta -, o "domingo" costuma ser bem mais acutilante e crítico do que outros jornais. Fenómeno interessante.