15 agosto 2007

Comércio de ossos humanos no Niassa


"A exumação sistemática de ossadas humanas, na província de Niassa, para posterior comercialização no vizinho Malawi, tende a ganhar contornos alarmantes, facto que leva as autoridades policiais a ponderarem a solicitação de psicólogos, antropólogos, sociólogos e agentes da associação dos médicos tradicionais (curandeiros) para, juntos, estudar as reais motivações do fenómeno."

2 comentários:

Salvador Langa disse...

Ate morte serve para negocio.

Anónimo disse...

Professor,
 Há estatísticas que colocam 10% da população mundial no estádio do "Mágico – Animismo”; onde, segundo Ken Wilber,: “O pensamento é animista; espíritos mágicos, bons e maus, abundam pela Terra, deixando bênção, maldições e feitiços que determinam os acontecimentos. Assume a forma de tribos étnicas. Os espíritos residem nos antepassados e proporcionam coesão à tribo. O parentesco e a linhagem estabelecem alianças políticas. Aparenta ser “holístico”, mas, na realidade, é atomista: “Há um nome para cada curva do rio, mas o próprio rio não tem nome”.
 “Onde se encontra: crença em maldições semelhantes às do vudu, pactos de sangue, rancores antigos, amuletos da sorte, rituais familiares, crenças e superstições étnicas de cariz mágico; muito presente em regiões do terceiro mundo, gangs, equipas desportivas e “tribus” corporativas.”
 O fenómeno está bastante estudado, é relativamente bem conhecido. Importa entender as razões sociais que, nos dias de hoje, levam ao RECRUDESCIMENTO de tais práticas que, com maior ou menor frequência, maior ou menor “tolerância” ou restrição da Autoridade Administrativa, sempre existiram.
 Provavelmente, um progressivo laxismo da Autoridade Administrativa – ao qual, eventualmente, não é alheio o facto de uma expressiva parcela dos seus agentes partilhar deste valores –, associado à degradação das condições de vida, dificuldade de singrar num mundo cada vez mais competitivo, não vislumbrar saídas, esteja a intensificar a “necessidade” de retorno aos antepassados, ao “mágico – animismo”, como tábua de salvação.
 Seguramente somos bem mais de 10% a navegar neste limbo.
Um abraço,
Florêncio.
_____________
 PS: São “DOENÇAS” do subdesenvolvimento, com receitas conhecidas.
 Está na mão dos governantes aplicar os tratamentos adequados á cura, ou deixar evoluir para “doença crónica”.
 Juntar cientistas sociais com agentes da associação de médicos tradicionais (curandeiros) para estudar as reais motivações DESTES fenómenos, tresanda a demagogia. Entender as causas do recrudescimento, para melhor dosear a receita, sim!